Buscas relacionadas:

Bastão Magnético

O bastão magnético é utilizado para remover pequenas peças metálicas que caíram ou se soltaram acidentalmente dentro de equipamentos, como moedas, parafusos, pregos e porcas. Essa capacidade de recuperação de componentes é ótima para agilizar o dia a dia dos trabalhadores de indústrias e oficinas mecânicas. Saiba mais sobre a ferramenta nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o bastão magnético?
  • Aplicabilidade do bastão magnético
  • Vantagens de uso do bastão magnético

O que é e para que serve o bastão magnético? 

O bastão magnético é uma ferramenta utilizada para recuperar peças soltas ou remover objetos indesejados dentro de máquinas.

Sua estrutura consiste em um ímã suportado por um cabo retrátil, combinação que permite atrair os componentes a serem eliminados sem que as mãos do operador entrem em contato direto com estes, como um acoplamento magnético.

Na prática, o bastão é capaz de remover moedas, parafusos, pregos e itens de dimensões similares que caem frequentemente em áreas de difícil acesso nos equipamentos. 

Embora pareçam insignificantes, esses componentes podem facilmente impedir a movimentação adequada de engrenagens e outros elementos rotativos.

Cuidados com os bastões magnéticos

Como toda ferramenta industrial, o bastão magnético precisa ser operado com o devido conhecimento técnico.

Já a conservação deve seguir à risca as orientações do fabricante, seja em relação à limpeza ou armazenagem, de forma tão concisa como um o uso de um anel magnético

Muitas vezes, ações diárias simples e que não levam mais de alguns minutos são o suficiente para ampliar a vida útil de um equipamento.

Cuidados adicionais ainda incluem evitar quedas e impactos, pois danos físicos podem comprometer a eficácia do bastão magnético. 

Aplicabilidade do bastão magnético 

O bastão magnético é aplicado em diferentes atividades no meio industrial, como em serviços de usinagem.

Equipamentos de usinagem precisam apresentar alta precisão e, portanto, não podem ter qualquer obstáculo que atrapalhe suas operações.

O bastão é útil assim que o reparo ou aperfeiçoamento de peças é concluído, quando alguma lasca metálica entra acidentalmente em máquinas de torneamento, fresamento ou retificação.

Outra aplicação importante do bastão magnético é nas indústrias de fundição, onde a ferramenta coleta restos sólidos de metais das formas.

Isso é feito antes da inserção do metal líquido e aquecido que se deseja moldar para produzir uma peça, como para uma Base Magnética

Ainda que o bastão magnético seja majoritariamente utilizado em indústrias de fabricação de peças, nada impede que gestores de outros estabelecimentos adquiram a ferramenta.

Inclusive, os bastões são muito úteis também em oficinas mecânicas, pois um pequeno componente de metal pode se perder facilmente ao escorregar das mãos dos profissionais que trabalham nesses locais. 

Vantagens de uso do bastão magnético 

O uso do bastão magnético é capaz de simplificar diversas atividades que envolvem a recuperação de peças e partículas metálicas em diferentes contextos. Além disso, o componente é popular por apresentar:

Durabilidade

Assim como uma fita magnética, os bastões em questão mantêm o desempenho original de fábrica por longos períodos. 

Isso se deve principalmente à robustez do bastão magnético, normalmente fabricado com aço inoxidável. 

Capacidade de operar em altas temperaturas

Os bastões magnéticos são geralmente projetados para suportar calor de até 80°C dentro das máquinas .

Embora a temperatura pareça exagerada, é bastante comum que equipamentos industriais operem sob aquecimento intenso, como um bloco magnético.

Economia de tempo

Em indústrias que lidam com altas demandas, cada segundo na jornada de trabalho faz diferença. 

Remover pequenas peças de áreas estreitas é muito mais rápido quando se tem uma ferramenta magnética à disposição.

Segurança 

Objetos como pregos e parafusos podem causar ferimentos nas mãos dos trabalhadores, por isso, o bastão magnético também é uma ferramenta de segurança.

Ao evitar o contato direto com itens cortantes e perfurantes, é possível proteger a pele do usuário. 

Preço acessível

Mesmo os bastões magnéticos mais avançados possuem um preço bastante acessível em lojas e fábricas especializadas.

A ferramenta pode ser adquirida em pequenas ou grandes quantidades sem impactar negativamente no orçamento das indústrias. 

Para garantir todas essas vantagens, é interessante considerar algumas especificações técnicas antes de realizar a compra do produto, mesmo que seja uma simples pinça magnética.

É o caso das dimensões, alcance máximo, tipo de ímã e força do campo dos bastões magnéticos. 

E se existirem dúvidas no momento da aquisição, o ideal é buscar auxílio de profissionais especializados, como o prestado pelos parceiros do Soluções Industriais.

Solicite um orçamento em nossa plataforma para entrar em contato com os melhores fornecedores de bastões magnéticos do mercado nacional! 

E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Bastão Magnético

O bastão magnético é um componente essencial para trabalhadores de indústrias, oficinas mecânicas e muitos outros ambientes que lidam com maquinários diversos. 

Sua função é “capturar” pequenas peças metálicas, como moedas, pregos e parafusos, que caem acidentalmente dentro de equipamentos.

Assim como uma fita magnética, os bastões trazem inúmeros benefícios aos seus compradores, sejam relacionados à segurança dos funcionários ou à economia de recursos financeiros dos gestores.

Agora que você já sabe tudo sobre o bastão magnético, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens que apenas a maior plataforma B2B da América Latina pode oferecer! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação