Buscas relacionadas:

Bucha De Borracha

A bucha de borracha serve para amortecer vibrações, absorver choques, reduzir o atrito e evitar o contato entre peças metálicas, isolar componentes de altas temperaturas, entre outras funções. Por isso, ela é muito utilizada em sistemas mecânicos, veículos, máquinas industriais e equipamentos agrícolas. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre o item!

  • O que é e para que serve uma bucha de borracha?
  • Composição e aplicação da bucha de borracha
  • Vantagens e características da bucha de borracha

O que é e para que serve uma bucha de borracha?

A bucha de borracha é uma peça técnica que apresenta propriedades que ajudam a reduzir a transmissão de impactos e ruídos entre as partes do sistema. 

Ao serem inseridos em um furo ou orifício, esses acessórios proporcionam uma conexão estável entre as peças, pois absorvem as forças de tração, compressão e torção, como em uma proteção sanfonada para cilindros .

As funções da bucha borracha também incluem: 

  • Isolamento de vibração: As buchas de borracha são projetadas com propriedades elastoméricas específicas, que permitem a dissipação eficiente de energia vibratória;
  • Amortecimento de choque: Em aplicações sujeitas a impactos e cargas súbitas, as buchas de borracha atuam como amortecedores, pois absorvem a energia do impacto e protegem as peças envolvidas;
  • Flexibilidade: A bucha borracha é usada como elemento de conexão flexível entre diferentes componentes. Isso porque ela permite uma movimentação relativa controlada, da mesma forma que peça de silicone, compensando pequenos desalinhamentos e variações dimensionais;
  • Isolamento elétrico: Em alguns casos, a bucha borracha pode ser utilizada para isolar eletricamente diferentes partes de um sistema, a fim de evitar a passagem de corrente elétrica indesejada.

Além disso, as buchas de borracha podem fornecer vedação contra vazamentos, resistência a produtos químicos e atenuação de ondas sonoras, dependendo do tipo de material utilizado.

Dessa forma, elas ajudam a evitar folgas excessivas, vibrações indesejadas e o desgaste prematuro dos componentes do sistema.

Composição e aplicação da bucha de borracha

A bucha de borracha é geralmente fabricada com borracha sintética ou natural, combinada com aditivos específicos para aprimorar suas propriedades mecânicas.

Dessa forma, a composição exata pode variar de acordo com a aplicação e os requisitos específicos de desempenho do sistema.

Apesar disso, existem algumas borrachas mais comumente usadas, como o neoprene, o silicone, a nitrílica, o estireno butadieno (SBR) e a EPDM, materiais que também são utilizados na fabricação do coxim de borracha e outros vedantes.

No que se refere às aplicações da bucha borracha, é possível citar diversos segmentos que fazem uso dessa peça, como a indústria automotiva e a de máquinas industriais.

Isso porque é comum ter buchas em suspensões de veículos, sistemas de escapamento, acoplamentos de motores, amortecedores e suportes de motor. 

Além disso, a bucha de borracha pode ser utilizada na construção civil, para fixar elementos estruturais, como vigas, trilhos e dutos, e no uso doméstico, especialmente em eletrodomésticos e móveis.

Vantagens e características da bucha de borracha

A bucha de borracha oferece uma série de vantagens relacionadas às propriedades do material utilizado em sua fabricação.

Quando confeccionada com borrachas naturais, por exemplo, a bucha é capaz de resistir a temperaturas que variam entre -30ºC e 80ºC, sem comprometer sua integridade física.

Já a bucha borracha SBR, que é o modelo de borracha sintética mais utilizado no mercado, é capaz de suportar temperaturas de até 100ºC.

Além disso, existem opções conhecidas por apresentarem resistência a combustíveis, óleos e líquidos em geral, características essenciais em sistemas hidráulicos junto como para uma bucha de borracha para eletroduto
De modo geral, as vantagens proporcionadas pela bucha borracha são:

  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Resistência contra ácidos, óleos, graxa, solventes, combustíveis, enxofre e aditivos e produtos abrasivos;
  • Resistência a ozônio e oxigênio;
  • Facilidade de instalação e substituição;
  • Resistência mecânica;
  • Baixa tendência a inflamar.
Além de suas propriedades técnicas, as buchas de borracha são geralmente mais econômicas em comparação com outros materiais de isolamento e absorção de vibração. 

Isso torna os acessórios uma escolha popular para empresas que buscam uma solução eficiente e acessível para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil de seus equipamentos como uma ventosa de borracha.

Cabe ressaltar que, dependendo do material utilizado, a bucha borracha  pode apresentar diferentes características físicas, que costumam ser mais vantajosas do que outras para determinadas aplicações.

Por isso, é importante adquirir um modelo de bucha compatível com a aplicação para aproveitar ao máximo as propriedades do componente.

Quer saber mais informações sobre a bucha borracha? Confira o conteúdo disponibilizado no final da página!

Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais! Solicite um orçamento rápido e gratuito e aproveite as ofertas a seguir

Ver maisVer menos

Bucha De Borracha

A bucha de borracha é utilizada por diversos setores industriais para amortecer vibrações, reduzir atritos e vedar equipamentos, sistemas e instalações. 

Ela é confeccionada em diversos tipos de borracha, sendo os mais comuns a borracha natural, como um calço de borracha, o neoprene, a nitrílica e o silicone, materiais que também são utilizados na fabricação do coxim de borracha e da gaxeta.

Para obter a melhor solução em buchas de borracha para sua empresa, entre em contato com um parceiro do Soluções Industriais!

Especializados no segmento, eles estão prontos para fornecer orientações técnicas, auxiliar na seleção do produto mais adequado às suas necessidades e oferecer cotações competitivas


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação