Buscas relacionadas:

Calço Para Caminhão

O calço para caminhão contribui para a estabilização do veículo durante a carga e descarga de mercadorias, acoplamento de guindastes, paradas em terrenos desnivelados e trocas de pneus. Esse acessório ainda é crucial para a prevenção de acidentes e o aumento da segurança em operações logísticas. Conheça mais vantagens do item conferindo os tópicos abaixo!

  • Qual a função de um calço para caminhão?
  • Vantagens e características do calço para caminhão
  • Outras aplicações do calço para caminhão
CALÇO PARA CAMINHÃO

Qual a função de um calço para caminhão?

O calço para caminhão é um acessório de segurança essencial, que ajuda a estabilizar esses veículos de grande porte quando estacionados em terrenos acidentados, como ladeiras. 

Esse item é normalmente fabricado com borrachas flexíveis, mas também é possível encontrar opções de calço de madeira para caminhão e de plástico no mercado. 

Quanto às dimensões, é comum que o componente tenha um comprimento que varia entre 20 e 30 centímetros, e que a altura e a largura não ultrapassem 15 cm.

Apesar de ser uma estrutura bastante simples, o calço pode ser utilizado para auxiliar no suporte do peso de um caminhão poliguindaste ou de qualquer outro modelo com a capacidade máxima. 

No entanto, é importante ter em mente que o calço de caminhão não dispensa outras medidas de segurança, como o acionamento do freio de estacionamento (popularmente conhecido como freio de mão).

Alguns condutores ainda optam por engatar a primeira marcha quando estacionam em subidas ou viram o pneu do caminhão em direção à guia da calçada.

Essas ações adicionais não são tão eficazes para evitar acidentes quanto o freio de estacionamento e o calço para pneu de caminhão. Porém, não existe qualquer contraindicação para tais escolhas.  

O que diz a NBR 9735 sobre o calço de caminhão?

A NBR 9735 é uma norma brasileira emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata sobre os equipamentos necessários para situações de emergência no transporte terrestre.

De acordo com a regulamentação, caminhões que transportam produtos perigosos devem contar com um kit de emergência, com itens como calços, jogo de ferramentas, cones de sinalização, etc. 

Essa norma nacional indica a aquisição de dois calços para caminhonetes, semireboques e veículos mistos.

Já para bitrens de todos os tamanhos, rodotrens e caminhões com reboque, o ideal é utilizar quatro calços. Por fim, a aplicação de seis calços para caminhão é sugerida em automóveis tritrens. 

A regra ainda menciona mais equipamentos de proteção fundamentais em situações específicas.

É o caso do colete de sinalização, que deve ser usado por motoristas que transportam produtos explosivos, e óculos de segurança. 

Vantagens e características do calço para caminhão

O calço para caminhão proporciona uma base sólida e segura para o veículo, minimizando o risco de deslizamentos ou rolamentos em situações de inclinação ou irregularidade do terreno. Além disso, o acessório apresenta as seguintes vantagens e características: 

  • Durabilidade: Um calço de caminhão de qualidade pode ser usado por um longo período sem perder sua capacidade protetiva de fábrica. Isso significa que, ao adquirir o item junto a fornecedores de confiança, gastos com substituições frequentes não serão um problema; 
  • Proteção ao sistema de freio: Os benefícios do calço para caminhão se estendem ao sistema de freio, que sofre muito menos desgastes com o passar do tempo quando se opta pela utilização do produto; 
  • Leveza: O calço de caminhão é muito leve, o que facilita seu transporte e armazenagem; 
  • Facilidade de uso: O design simples do acessório torna sua aplicação rápida e fácil, permitindo que motoristas e operadores o utilizem sem a necessidade de treinamento especializado;
  • Preço acessível: Ainda que adquiridos em grande quantidade, o preço do calço é normalmente bem reduzido, principalmente se comparado a outros componentes automotivos;
  • Fácil higienização: Manter um calço de caminhão limpo não exige grande esforço ou a utilização de produtos químicos específicos.

Essas vantagens do calço de caminhão ficam ainda mais evidentes quando se tomam alguns cuidados básicos com o armazenamento do item, como, por exemplo, um calço de borracha para caminhão.

Enquanto não precisa ser usado, é recomendado que o produto seja mantido em sua embalagem original e longe de elementos que possam danificar sua superfície. 

Outras aplicações do calço para caminhão

Além de aprimorar a segurança durante a parada em terrenos irregulares, o calço para caminhão auxilia em outras atividades.

Também é comum que os motoristas coloquem o item para estabilizar os pneus durante ações de carga e descarga de mercadorias.

Outro ponto interessante é que o calço de caminhão pode ser utilizado enquanto os pneus são trocados e, consequentemente, se tem a necessidade de desnivelar o veículo. 

O acessório também é muito útil em situações de estacionamento prolongado, onde o veículo pode ficar sujeito a movimentações indesejadas devido a condições climáticas adversas. 

Para concluir, um calço não é limitado a caminhões, pois pode ser usado nos pneus de trailers, reboques, vans e ônibus. 

Estacione veículos de grande porte com segurança e diminua os riscos de acidentes! Solicite agora mesmo um orçamento de calço para caminhão com os parceiros do Soluções Industriais e adquira componentes de alta qualidade!

E caso deseje mais informações sobre este importante produto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Calço Para Caminhão

O calço para caminhão é um produto muito versátil, que faz toda a diferença quando se trata de garantir a segurança em estacionamentos, trocas de pneus, atividades de carga e descarga, entre outras ações. 

O material é perfeito para garantir a estabilidade de um caminhão poliguindaste, reboque, bitrem e até mesmo vans e ônibus. 

Normalmente, o calço de caminhão é feito de borracha, mas nada impede que se encontrem modelos de madeira e outros materiais no mercado.

Ficou interessado? Compare preços de calço para caminhão com praticidade fazendo sua cotação no Soluções Industriais!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação