Buscas relacionadas:

Caminhão Poliguindaste

O caminhão poliguindaste é um veículo utilizado em diversas atividades que envolvem o levantamento e transporte de cargas pesadas, inclusive aquelas que podem atingir toneladas. Ele é equipado com um sistema de gancho ou garras hidráulicas que permitem a carga e descarga eficiente de contêineres. Entenda melhor as funções e vantagens do item nos tópicos abaixo!

  • Qual a função de um caminhão poliguindaste?
  • Setores em que o caminhão poliguindaste é utilizado
  • Como funciona um caminhão poliguindaste? 
  • Benefícios do caminhão poliguindaste
  • Acessórios utilizados no caminhão poliguindaste
CAMINHÃO POLIGUINDASTE

Qual a função de um caminhão poliguindaste?

O caminhão poliguindaste é um tipo de veículo utilizado para transportar e manusear contêineres de diferentes tipos, pesos e tamanhos. 

Sua principal função é facilitar o carregamento e descarregamento de materiais a granel ou objetos volumosos, como entulho de construção, resíduos industriais, recipientes de carga em portos, etc. 

Para isso, ele é equipado com um sistema de guindaste para agarrar e movimentar as caçambas de forma eficiente e segura. 

Além disso, esse tipo de caminhão vem geralmente com acessórios e equipamentos que podem ser trocados, como ganchos e garfos, para lidar com diferentes tipos de cargas e situações.

Vale mencionar que a seleção do componente adequado requer conhecimento técnico sobre movimentação de cargas. Por esse motivo, apenas profissionais podem defini-los e operá-los.

A operação do caminhão com poliguindaste também só pode ser realizada por pessoas habilitadas, geralmente na categoria C ou D, algo que também é comum para mover um caminhão varredeira ou um trailer de cavalo. 

Alugar ou comprar um poliguindaste: o que é melhor?

No mercado, é comum encontrar empresas que vendem e alugam diversos modelos de caminhão com poliguindaste.

Cada modalidade de negócio traz vantagens próprias e se adequa melhor a necessidades específicas de trabalho.

A compra de um caminhão poliguindaste é indicada para indústrias, construtoras, setores públicos e demais segmentos que costumam gerar uma grande quantidade de entulhos frequentemente. 

Com a compra, a empresa tem total controle sobre o equipamento, podendo customizá-lo conforme suas necessidades específicas e até utilizá-lo como estratégia de marketing. 

Já o aluguel do caminhão com poliguindaste é recomendado para quem lida com grandes cargas eventualmente.

Normalmente, a organização que disponibiliza o veículo para locação fica responsável pela manutenção e reparos. 

Setores em que o caminhão poliguindaste é utilizado

Diversos ramos e locais precisam dos serviços de um caminhão poliguindaste, como a construção civil, centros logísticos, áreas agrícolas e até órgãos públicos. 

Em canteiros de obras, por exemplo, o veículo é muito solicitado para a remoção de materiais como areia, brita, tijolos e estruturas metálicas.

Enquanto isso, centros de logística podem utilizar um caminhão com poliguindaste para mover cargas específicas entre seus armazéns e os respectivos destinos.

Por sua vez, agricultores podem empregar o veículo na movimentação de insumos agrícolas, como adubos e fertilizantes, além de facilitar a remoção de resíduos provenientes da colheita.

Vale destacar que essas movimentações costumam ser feitas até o armazém da fazenda ou da área de descarte. Para trabalhos diretos na área agrícola, o ideal é utilizar implementos compatíveis com a área, como a carreta de plataforma. 

Já os governos municipais e estaduais necessitam de um bom caminhão com poliguindaste para tirar os entulhos resultantes das reformas e construções de prédios públicos. 

O caminhão poliguindaste também é utilizado para otimizar o transporte de materiais recicláveis, uma vez que permite a coleta e movimentação eficaz de contêineres de reciclagem.

Além dos segmentos citados, diversas indústrias transportam matérias-primas para suas produções em caminhões poliguindaste.

No entanto, por ser uma estrutura aberta, esse equipamento não pode ser carregado com substâncias quimicamente agressivas.

Como funciona um caminhão poliguindaste? 

O principal componente de um caminhão com poliguindaste é um braço articulado que pode ser estendido e retraído, além de possuir uma lança que pode ser levantada e abaixada. 

Esse mecanismo é montado na parte traseira do veículo e é controlado por um eficiente sistema hidráulico. 

Quando é necessário carregar ou descarregar um recipiente, o motorista manobra o caminhão de modo que o braço articulado fique posicionado sobre o local de carga/descarga.

O operador então liga o sistema hidráulico do veículo para gerar a pressão necessária para levantar, abaixar, estender ou retrair os componentes do poliguindaste para pegar as cargas.

Essas funções são definidas com o apoio de um conjunto de controles e devem ser monitoradas por um profissional experiente. 

Durante o processo de carga e descarga, é crucial ainda que o motorista e qualquer pessoa ao redor do caminhão estejam cientes das operações em curso para evitar acidentes. 

Sistemas de segurança, como alarmes e limitadores de carga, são comumente implementados para garantir mais proteção para o processo.

Além disso, é muito comum que esses veículos sejam equipados com um inclinômetro digital, que mede o ângulo de inclinação em relação a uma linha de referência. 

Esse dispositivo é essencial para garantir que o processo está sendo realizado de maneira adequada, a fim de impedir que o caminhão tombe por falta de estabilidade ou distribuição incorreta de peso. 

Benefícios do caminhão poliguindaste

Além de garantir uma manipulação segura de caçambas de carga, o caminhão poliguindaste apresenta as seguintes características e vantagens: 

  • Resistência: O caminhão com poliguindaste é constituído de materiais robustos, como o aço, que o protegem de diversos danos e permite o transporte de cargas que chegam a pesar toneladas; 
  • Tamanho compacto: Embora seja projetado para trabalhos pesados, o caminhão poliguindaste tem um tamanho reduzido em comparação com outros veículos de carga, tornando mais simples sua entrada em áreas estreitas e irregulares;
  • Operação simplificada: Com os devidos conhecimentos, operar o guindaste dos veículos em questão é uma atividade bastante prática; 
  • Conformidade com a legislação: Quando obtido junto a bons fornecedores, como os parceiros do Soluções Industriais, o caminhão com poliguindaste atende a rigorosos padrões de segurança estabelecidos pelas leis brasileiras;
  • Ótimo custo-benefício: Seja em aquisições definitivas ou aluguéis, o custo-benefício de um caminhão poliguindaste é sempre vantajoso, graças a facilidade que oferece na movimentação de materiais.

É importante ressaltar que os benefícios específicos podem variar dependendo da aplicação e do setor em que o caminhão com poliguindaste está sendo utilizado. 

Portanto, ao considerar a aquisição ou o uso desse tipo de veículo, é essencial avaliar as necessidades e exigências específicas da operação em questão.

Quer encontrar os melhores fornecedores de caminhão poliguindaste do mercado? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais!

Você também pode conhecer mais detalhes sobre os acessórios desse veículo no conteúdo disponibilizado no final da página! 


Ver maisVer menos

Caminhão Poliguindaste

Acessórios utilizados no caminhão poliguindaste 

Alguns acessórios muito importantes costumam acompanhar o caminhão poliguindaste, bem como outros veículos de transporte de carga. 

O primeiro que merece destaque é a escada para acesso ao compartimento de carga, que garante a segurança dos profissionais responsáveis pelo transporte dos materiais. 

Com o item, os trabalhadores não precisam se pendurar na caçamba ou ocupar áreas estreitas no veículo, correndo riscos de queda.

Assim como qualquer outro automóvel, o caminhão com poliguindaste também precisa ser equipado com um estepe (pneu reserva) em boas condições, um macaco e um triângulo de sinalização.

Outro item que costuma ser encontrado é o calço para caminhão, que evita que o veículo se mova involuntariamente, especialmente quando estacionado em terrenos inclinados ou irregulares.

Também vale mencionar o braço com regulagem de altura, que não é uma ferramenta obrigatória, mas certamente facilita muito a colocação das cargas na caçamba. Um acessório muito semelhante costuma ser utilizado para movimentar um cesto aéreo. 

Alguns caminhões poliguindastes ainda podem ser equipados com um gancho para içamento de cargas, o que facilita ainda mais o processo de carregamento e descarregamento.

Para concluir, embora não sejam acessórios do caminhão, é importante que os operadores contem com luvas, capacetes e óculos se o serviço a ser realizado envolva qualquer perigo às mãos, cabeça e olhos. 

Agora que você já sabe tudo sobre o caminhão com poliguindaste, faça sua cotação no Soluções Industriais e compare preços de compra e aluguel do veículo com praticidade e segurança!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação