Buscas relacionadas:

Capota Marítima

A capota marítima protege os passageiros de embarcações contra raios solares, chuvas, ventanias e demais intempéries climáticas. A cobertura ainda cumpre uma relevante função quando o assunto é a decoração de lanchas, veleiros, iates, navios e demais barcos de passeio. Conheça melhor suas principais vantagens e características nos tópicos listados abaixo! 

  • O que é e para que serve a capota marítima?
  • Vantagens da capota marítima em embarcações
  • Como escolher a capota marítima?
  • Cuidados com a capota marítima

O que é e para que serve a capota marítima?

A capota marítima, também conhecida como capota náutica, é uma cobertura muito utilizada em áreas abertas de lanchas, veleiros, iates, navios e outras embarcações semelhantes.

Sua principal função é garantir a segurança dos passageiros, evitando que uma grande quantidade de água entre nos espaços internos dos barcos.

Além disso, as capotas marítimas oferecem proteção contra fortes ventanias, raios solares intensos e outras condições climáticas adversas. 

A instalação também contribui para a preservação da embarcação, prolongando sua vida útil ao proteger contra a corrosão e os efeitos do ambiente marinho.

No entanto, para ter um desempenho satisfatório, a capota marítima deve ser produzida com materiais resistentes, como a lona acrílica náutica, ou a capota maritima saveiro.

Esse material destaca-se por apresentar alta resistência contra raios UVA/UVB, penetração de água, deformação, tração e rasgos. 

Já a estrutura da capota é feita com tubos de alumínio ou inox, materiais que também são usados na fabricação do tanque de combustível por evitar corrosão.

Outros acessórios de proteção para embarcações

Além da capota marítima, existem vários acessórios utilizados para proteger embarcações de pequeno, médio e grande porte. 

Um excelente exemplo disso é a capa para barcos, que pode ser desenvolvida com materiais como o nylon e o rip stop. 

A primeira é mais leve e barata, apresentando boa proteção contra poeira e chuva leve. Esse modelo de lona para barco é ideal para embarcações que ficam em áreas cobertas quando não estão em uso. 

Já o rip stop é um tecido mais robusto e resistente, que pode ficar exposto às intempéries por mais tempo. Por isso, ele é muito usado para embarcações que ficam ancoradas em portos, por exemplo. 

Outro artigo de proteção muito popular é a lona náutica. Ela tem as mesmas funções das capotas marítimas, diferenciando-se apenas pelo modo de instalação, uma vez que a lona fica geralmente pendurada e não em suportes. 

Poucas pessoas sabem, mas a carreta para barco também é um item essencial para prolongar a vida útil de lanchas e veleiros. 

Essa estrutura possibilita transportar embarcações por ruas, avenidas e rodovias com total segurança, absorvendo impactos e vibrações que poderiam comprometer a carcaça com auxílio de uma lona maritima

Para concluir, é importante não confundir acessórios de proteção para embarcações com equipamentos e componentes usados para trabalhos marítimos. 

Por exemplo, o lift bag é utilizado para erguer objetos submersos, bem como para salvamentos em águas profundas, já o flutuador para mangote mantém tubos de transporte de fluidos acima do nível do mar. 

Vantagens da capota marítima em embarcações

A capota marítima desempenha um papel fundamental na proteção e preservação da embarcação, bem como de seus ocupantes e carga. Entre suas outras vantagens estão: 

  • Durabilidade: Quando bem conservadas, as capotas marítimas não demandam substituições e reparos precoces. Essas estruturas resistem não apenas a intempéries climáticas, como também a fortes impactos e danos como rasgos e perfurações; 
  • Conforto térmico: A capota marítima é uma grande aliada em dias frios, já que são capazes de reter o calor e, assim, tornar a experiência de navegação muito mais positiva;
  • Redução de ruídos: O material em questão também é conhecido por reduzir o ruído de conversas, algo essencial durante festas nas embarcações; 
  • Estilo: A proteção confere um visual elegante e moderno à embarcação, contribuindo para sua estética e valorização;
  • Fácil manuseio: A colocação e remoção das capotas são atividades rápidas e que não requerem experiência prévia ou o uso de ferramentas incomuns;
  • Leveza: A estrutura é construída com materiais leves, o que não adiciona peso excessivo à embarcação e garante um equilíbrio adequado;
  • Limpeza prática: A limpeza das capotas marítimas pode ser feita sem grande esforço físico e produtos químicos agressivos;
  • Custo-benefício: O preço das capotas marítimas é bastante acessível, principalmente ao considerar os inúmeros benefícios oferecidos. 

Essas são apenas algumas das vantagens que a capota marítima oferece para embarcações, tornando-a um investimento valioso para proprietários preocupados com a proteção e o conforto da embarcação.

Como escolher a capota marítima?

Os fatores mais importantes na escolha de uma capota marítima são o tamanho da estrutura, o modelo da embarcação e as condições climáticas mais comuns na zona que se deseja navegar.

Embora todas as capotas marítimas de qualidade sejam resistentes, a instalação do modelo ideal a partir dos critérios mencionados ajuda a otimizar ainda mais a capacidade protetora das coberturas.

Para exemplificar, alguns materiais usados na fabricação de uma capota são mais indicados em determinadas situações.

Regiões nas quais a exposição aos raios solares é mais frequente exigem estruturas construídas com elementos mais “refrescantes”, que não retenham tanto o calor. 

Já em áreas chuvosas, a impermeabilidade da capota marítima precisa ser tratada com maior prioridade. 

Outro ponto que muitos compradores levam em conta é a cor da capota marítima, que basicamente interfere no aspecto visual da embarcação. 

As opções de personalização são diversas. Há quem prefira uma decoração uniforme, combinando as tonalidades da capota e do barco, enquanto existem pessoas que gostam mais do contraste entre tons claros e escuros. 

Independentemente de qualquer fator, é indispensável que as estruturas sejam adquiridas em fornecedores especializados, como os parceiros do Soluções Industriais! 

Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma e adquira capotas marítimas de alto desempenho para a sua embarcação!

Aqui você também encontrará dicas sobre como cuidar da capota marítima e prolongar sua vida útil. Basta rolar até o final desta página e conferir um conteúdo sobre o assunto! 

Ver maisVer menos
  • Não há produtos cadastradas para a busca inserida. Limpar filtros
  • Capota Marítima

    Cuidados com a capota marítima

    Os principais cuidados com a capota marítima estão ligados à limpeza, transporte e uso em dias muito quentes. 

    A higienização regular das capotas marítimas precisa seguir as orientações do fabricante, inclusive na escolha dos produtos.

    Existem substâncias próprias para os tecidos das capotas, que não causam manchas, desbotamento e outros tipos de danos à estrutura. 

    Após a lavagem, é indispensável que as capotas sequem naturalmente à sombra e sejam armazenadas em um local limpo, que não favoreça o acúmulo de microorganismos causadores de bolor.  

    Em relação ao transporte, é importante saber que a capota deve estar desmontada durante o percurso entre o local onde o barco é guardado e a zona náutica. 

    A medida evita acidentes nas estradas, áreas rurais ou qualquer outro ambiente por onde os barcos possam ser locomovidos. 

    Para concluir, é recomendável que a capota marítima não permaneça aberta por longos períodos em dias excessivamente calorosos, pois isso pode causar desgastes no tecido e encurtar a vida útil do produto. 

    Não deixe o clima atrapalhar a sua jornada! Solicite um orçamento de capotas marítimas no Soluções Industriais e encontre a proteção perfeita para a sua embarcação!

    close

    Envie um orçamento para

    É GRATIS, rápido e sem compromisso!

    Navegação