demolição com explosivos

A demolição com explosivos utiliza detonadores para destruir com agilidade, precisão e eficiência diferentes tipos de estruturas, especialmente as de grande porte, como arranhas-céus. Quer saber mais informações sobre o serviço e todas as vantagens advindas da sua contratação? Navegue pelos tópicos abaixo e selecione as dúvidas mais comuns sobre o processo. 

  • O que é a demolição com explosivos e como é feita?
  • Vantagens da demolição com explosivos
  • Em quais casos a demolição com explosivos é necessária?
  • Cuidados prévios para uma demolição com explosivos segura
Demolição com explosivos Demolição por implosão Demolição de concreto

O que é a demolição com explosivos e como é feita?

Como o próprio nome sugere, a demolição com explosivos é um método que utiliza detonadores para destruir as bases de apoio de uma estrutura. 

Diferente do que muitas pessoas pensam, o processo não é desenvolvido de forma totalmente “descontrolada”.

Isso porque é utilizada uma técnica de demolição por implosão, que consiste em uma série de explosões controladas. 

Existem diversos tipos de explosivos que podem ser utilizados. Entre os principais, destacam-se: 

  • Dinamite: composta por nitroglicerina misturada com um agente absorvente, como argila ou serragem; 
  • Anfo: desenvolvida com nitrato de amônio misturado com hidrocarbonetos líquidos, como o óleo diesel; 
  • Emulsão explosiva: fabricadas a partir da mistura de oxidantes, combustíveis e emulsificante. 

Além desses, a demolição com explosivos pode ser feita com o uso de cargas explosivas lineares e especiais, bem como materiais semi gelatinosos e gelatinosos. 

É importante destacar que o produto ideal irá variar de acordo com o material que deverá ser destruído, podendo estar relacionado com a demolição de concreto, cimento, madeira, aço, entre outros. 

O serviço de demolição por implosão também pode incluir o uso de temporizadores não elétricos e espoletas eletrônicas. 

A aplicação desses dispositivos ajuda tanto no domínio das detonações quanto na minimização das vibrações e pressões acústicas.

Vantagens da demolição com explosivos

Embora a demolição com explosivos seja uma das técnicas mais antigas do mercado, ela ainda é muito utilizada nos dias atuais por conta de suas vantagens. 

A primeira é o fato dele ser feito de forma extremamente rápida, pois é possível demolir em poucos segundos ou minutos as estruturas, inclusive os mais altos e complexos edifícios.

A demolição por implosão também pode oferecer como benefício o controle de danos, visto que os detonadores são posicionados de maneira estratégica para não causar muitos impactos. 

Um outro ponto interessante é o fato do risco para os funcionários ser muito baixo, afinal, trata-se de uma demolição remota

Este tipo de demolição faz a disposição dos explosivos dentro da estrutura e o acionamento dos detonadores acontece do lado de fora, ou seja, em um local distante. 

Isso evita que as estruturas caiam em cima dos funcionários, ocasionando acidentes graves ou fatais. 

Por último, esse é um dos métodos de demolição em larga escala mais econômicos, já que não requer investimento em muitas máquinas. 

Em quais casos a demolição com explosivos é necessária?

A demolição com explosivos é necessária em muitas circunstâncias, como em casos que técnicas mecânicas ou manuais não são adequadas para desmoronar a estrutura. 

Além dessa aplicação, a demolição por implosão é muito comum para derrubar estruturas muito altas, como arranhas-céus. 

Construções urbanas como residências, prédios, galpões e fábricas também podem dispor dos benefícios do serviço, principalmente pelo controle de danos. 

A demolição com explosivos ainda é muito solicitada para a remoção de estruturas em concreto armado, que costumam apresentar uma resistência muito elevada. 

Uma outra contratação da demolição por implosão é para destruir contenções, barragens, rochas, pontes e viadutos. 

O serviço também é ideal para construções que estão em colapso, ou seja, que podem cair a qualquer momento e, consequentemente, não é possível fazer trabalhos internos. 

Cuidados prévios para uma demolição com explosivos segura

A demolição com explosivos requer alguns cuidados prévios para ser realizada com segurança. 

Inicialmente, é essencial desenvolver um estudo detalhado sobre a construção, identificando os pontos de sustentação da estrutura, bem como as instalações elétricas, hidráulicas e de gases. 

Isso ajudará a entender o tipo de material e as condições do edifício, o que possibilita a escolha mais adequada do dispositivo e do tempo entre as detonações. 

A demolição por implosão também requer o isolamento completo da construção e de suas proximidades, que devem estar devidamente cercadas e sinalizadas. 

Estas barreiras impedirão que pessoas que circulam pelo local transitem nas áreas de risco, como em regiões que caem escombros. 

Um outro cuidado prévio é o desenvolvimento de um plano de fogo, que deverá conter todas as informações do serviço para situações de anormalidade, como incêndios. 

É bom lembrar que a demolição com explosivos não permite o reaproveitamento de materiais na mesma proporção que a demolição controlada ou a manual. 

Apesar disso, ter um plano de gerenciamento de resíduos da construção civil ainda é obrigatório, a fim de garantir a destinação correta dos entulhos e a proteção do meio ambiente. 

Para concluir, a demolição com explosivos só pode ser realizada com alvará, que será solicitado nas prefeituras ou em outros órgãos responsáveis. 

Quer saber mais informações sobre a demolição por implosão e como contratá-la com segurança? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e encontre os melhores representantes do setor. 

Mas caso queira ter mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

demolição com explosivos

A demolição com explosivos é um processo para realizar a destruição rápida de estruturas, como edifícios, viadutos, rochas, entre outros. 

O procedimento é um dos mais populares do mercado, mas não o único, visto que também é possível contratar atividades como a demolição controlada, a mecânica e a manual. 

Quer solicitar um serviço de demolição de elevada eficiência por um preço justo e acessível? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no segmento!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação