Buscas relacionadas:

demolição de rocha

A demolição de rocha, também conhecida como desmonte de rocha, é o processo de remoção parcial ou total da estrutura, geralmente para projetos de construção ou mineração. O procedimento é feito a partir de diversas técnicas, como a frio ou com explosivos. Quer saber mais sobre os tipos e os cuidados prévios para o serviço? Confira os tópicos abaixo! 

  • Para que serve a demolição de rocha?
  • Tipos de demolição de rocha
  • Cuidados prévios para a demolição de rocha
 demolição de rocha demolição de rocha a frio demolição de rocha com argamassa expansiva

Para que serve a demolição de rocha?

A demolição de rocha é um processo destinado para quebrar, perfurar, fragmentar ou remover por completo o rochedo. 

Esta variedade de técnicas faz com que o serviço seja desenvolvido não apenas por empresas da construção civil, como também de mineração, exploração de pedreiras, entre outras.

O desmonte de rocha é utilizado na prática para diversas funções, como preparar terrenos, abrir caminhos e extrair materiais. 

Explicando cada um, o primeiro refere-se ao desenvolvimento do processo para deixar o espaço adequado para a construção de estradas, pontes e até mesmo edifícios. 

O segundo, que atua como uma “extensão” do anterior, faz com que a demolição de rocha possa atuar na abertura de túneis ou para alargar rodovias, estradas, ferrovias, dentre outras áreas. 

Por sua vez, o terceiro é a aplicação do desmonte de rocha para extrair matérias-primas fundamentais para o desenvolvimento de muitos produtos, como minérios e pedras para construção.

Esta atividade também permite a coleta de várias pedras preciosas e semi-preciosas, que serão utilizadas para o desenvolvimento de joias, por exemplo. 

O serviço também pode ser solicitado para realizar o controle de deslizamentos, a fim de estabilizar encostas e, consequentemente, evitar acidentes. 

Tipos de demolição de rocha

O desmonte de rocha é desenvolvido a partir de uma série de procedimentos, que podem envolver técnicas de demolição controlada ou não. 

Nos subtópicos a seguir, serão destacadas algumas das principais formas de demolição de rocha!

Demolição a frio

A demolição de rocha a frio, popularmente conhecida como demolição de rocha com argamassa expansiva, é desenvolvida a partir de uma reação química, que permite o desmonte da estrutura com total segurança.

O primeiro passo para realizar o processo é realizar furos horizontais, verticais ou inclinados no conjunto rochoso com o apoio de ferramentas especiais, como a perfuratriz.

É necessário realizar a limpeza do espaço depois que as aberturas forem finalizadas, a fim de eliminar toda a poeira ou fragmentos da primeira atividade. 

Em seguida, a aplicação da argamassa expandida é feita. Essa matéria-prima, ao ser misturada com a quantidade certa de água, faz o produto dilatar e fazer pressão na rocha. 

Esta expansão faz com que o conjunto rochoso comece a se quebrar em pedaços relativamente grandes, que podem ser diminuídos com a ajuda de outras ferramentas, como martelos. 

É válido destacar que o desmonte de rocha com argamassa expansiva é um processo lento, que pode levar de 20 a 24 horas para começar a causar fissuras. 

No entanto, a demora é compensada pela série de vantagens asseguradas pelo uso da técnica, que envolve a não emissão de ruídos, vibrações, poeiras e abalos estruturais, bem como um maior controle dos fragmentos. 

Demolição com explosivos

A demolição de rocha com explosivos é desenvolvida a partir de uma técnica conhecida como “implosão”, que refere-se a uma série de detonações controladas. 

O desmonte de rocha com o processo requer alguns estudos detalhados sobre o espaço, como o tipo de pedra que será demolida, bem como as características da estrutura e de suas proximidades. 

Isso ajudará a definir o melhor explosivo, além de minimizar os riscos de deslizamentos e danos ​​às áreas circundantes. 

Demolição hidráulica

A demolição hidráulica costuma ser dividida em duas categorias: a mecanizada e a hidrodemolição. 

Em resumo, a demolição de rocha do tipo mecânica é feita com o apoio de muitos equipamentos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. 

Por exemplo, é possível encontrar desde uma simples tesoura ou cunha hidráulica até uma escavadeira, todos sendo muito eficientes nas atividades de destruição. 

Já o processo de hidrodemolição refere-se ao método que utiliza jatos de água de alta pressão e em alta velocidade para o desmonte de rocha

A realização deste tipo de demolição também requer a criação de um buraco ou fenda na rocha, que será por onde o líquido irá entrar e forçar a quebra da estrutura. 

É importante citar que o insumo usado pode ser tanto puro quanto misturado com produtos químicos, variando de acordo com a necessidade da aplicação.

Demolição manual

A demolição de rocha manual alia ferramentas de mão, como cinzéis, marteletes, picaretas, entre outros, com a força humana, a fim de realizar destruições específicas. 

Este tipo de desmonte de rocha não é voltado para trabalhos grandes, apenas para atividades simples e espaços que precisam de cuidados especiais. 

Cuidados prévios para a demolição de rocha

A demolição de rocha precisa seguir alguns cuidados prévios para garantir a segurança da operação, minimizar os danos ambientais e maximizar a eficiência do processo.

Inicialmente, é necessário realizar uma avaliação do local, checando fatores como o tipo de rocha, bem como a extensão e a profundidade da parede rochosa. 

As características geológicas estruturais também devem ser analisadas, a fim de identificar fraturas ou estabilidades que possam causar desmoronamentos. 

O plano de destruição é feito logo após essa coleta de dados, devendo conter a definição de qual técnica é a mais adequada, além do local exato para desenvolver o processo. 

Todos os métodos de demolição precisam seguir regras de segurança, o que inclui a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs). 

A autorização dos órgãos vigentes para o desmonte de rocha e a contratação de mão de obra qualificada também são obrigatórias. 

Um último cuidado prévio para o serviço é prever e prevenir possíveis impactos ambientais, como a degradação do solo e a contaminação de águas. 

Esta atividade ainda pode incluir a movimentação e remoção dos resíduos gerados, que podem ser feitas com o apoio de uma minicarregadeira

Agora que você já sabe mais sobre o processo de demolição destinado para rochas, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e saiba como contratar com segurança! 

Mas caso queira ter mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

demolição de rocha

A demolição de rocha é desenvolvida tanto por empresas da construção quanto por mineradoras, a fim de abrir caminhos, preparar áreas ou extrair materiais. 

O processo pode ser desenvolvido de várias maneiras, o que inclui técnicas de demolição controlada, mecânica e manual. 

No Soluções Industriais, você encontrará o que existe de melhor no mercado de desmonte de rocha. Solicite um orçamento e aproveite! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação