Demolição mecânica
A demolição mecânica é um processo de destruição muito popular, que utiliza equipamentos e ferramentas mecanizadas para realizar os processos de quebra, perfuração e corte de estruturas. Quer saber mais informações sobre o que é, as vantagens, como é feita e os cuidados para desenvolver esse serviço de destruição? Então, confira os tópicos abaixo!
- O que é demolição mecânica?
- Como é feita a demolição mecânica?
- Vantagens da demolição mecânica
- Cuidados para realizar uma demolição mecânica
O que é demolição mecânica?
A demolição mecânica, também conhecida como demolição mecanizada, é um dos métodos mais tradicionais de destruição de estruturas.
O processo costuma ser destinado para projetos de médio ou grande porte e pode utilizar diferentes equipamentos e ferramentas para as atividades.
Esse serviço pode ser empregado não apenas para demolir concreto em prédios, mas também para atividades relacionadas a materiais como rochas, madeiras e metais.
Como é feita a demolição mecânica?
Como citado, a demolição mecânica é feita a partir do uso de ferramentas, equipamentos e máquinas para demolição.
Basicamente, os maquinários são usados para quebrar, perfurar ou cortar as estruturas, realizando com agilidade e eficiência a remoção dos materiais.
Não só isso, é comum que a demolição mecanizada também conte com opções para a adequação e limpeza dos terrenos, como a demolição manual de concreto simples, que podem ocorrer antes ou depois das destruições.
Máquinas comuns nos processos
Para adequar-se às necessidades da construção civil, a demolição mecânica utiliza uma ampla variedade de equipamentos.
Sendo assim, é muito comum encontrar canteiros de obras com maquinários pesados, como tratores, escavadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores e guindastes.
Além desses, a demolição mecanizada poderá ser feita com ferramentas como o martelo pneumático, a tesoura hidráulica, a perfuratriz hidráulica, entre outras.
Vantagens da demolição mecânica
A demolição mecânica possui algumas características muito atrativas, que faz com que seja possível conquistar uma excelente relação custo-benefício.
Por exemplo, a demolição mecanizada permite a destruição total de grandes edifícios de maneira extremamente rápida, o que diminui o tempo de trabalho.
Não só isso, os equipamentos podem ser controlados facilmente e, em alguns casos, de maneira remota, gerando mais proteção para os funcionários.
A mão de obra também poderá ser melhor aproveitada nos processos, já que não será preciso ter muitos profissionais trabalhando simultaneamente na destruição.
Uma outra vantagem significativa é que o serviço é extremamente flexível e pode ser empregado para a demolição de concreto, de metal, de plástico, de cerâmica, entre outros.
Quando acompanhado de um plano de gerenciamento de resíduos eficiente, a destruição pode inclusive ajudar na economia de recursos naturais e no reaproveitamento de alguns materiais.
É importante citar que esse planejamento é obrigatório e deve estar compatível com o que é exigido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e por outros órgãos reguladores.
Cuidados para realizar uma demolição mecânica
Antes de realizar a demolição mecânica ou qualquer outro processo de demolição construção civil, é fundamental seguir algumas instruções de segurança.
Em primeiro lugar, a pessoa que deseja demolir de forma total ou parcial uma estrutura precisa de um alvará, que deve ser solicitado na prefeitura ou em algum outro órgão responsável.
Com a permissão para a demolição mecanizada em mãos, é o momento de começar a realizar o planejamento detalhado do serviço.
Essa etapa deverá analisar as características da estrutura e do terreno, bem como as informações sobre a rede elétrica, hidráulica e colunas de sustentação.
Outros pontos que também devem ser considerados são as normas de segurança, que vão desde o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) até os cuidados com o meio ambiente.
Sendo assim, é indispensável que os profissionais utilizem capacetes, luvas e outros acessórios de segurança, que o local seja isolado e sinalizado, e que haja um plano de gerenciamento de resíduos.
Um outro cuidado fundamental é a observação do estado de conservação das máquinas e ferramentas que serão utilizadas no serviço.
Equipamentos muito velhos ou que não passam por manutenções periódicas tendem a apresentar falhas de operação, colocando em risco a eficiência e a segurança das destruições.
Não só isso, os maquinários só podem ser manuseados por profissionais treinados, especializados e autorizados.
É importante destacar ainda que a demolição mecânica requer um cuidado extra para diminuir os impactos das vibrações emitidas, que podem gerar danos como rachaduras e fissuras em estruturas vizinhas.
Por último, mas não menos importante, é fundamental fazer o monitoramento antes, durante e após os procedimentos, a fim de identificar se não houve nenhum problema.
Quer saber mais informações sobre a demolição mecanizada e onde contratá-la com segurança? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e encontre o que existe de melhor no segmento!
Mas caso queira ter mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!