Anacom Eletrônica Ltda

APRESENTAÇÃO

Desde 1989, a Anacom oferece ao mercado brasileiro produtos para desenvolvimento de projetos tecnológicos. Ao longo de sua história, firmou-se oferecendo soluções inovadoras que acompanham as tendências mundiais e tecnológicas, como simuladores, impressoras e scanner 3D e entre outras. Com forte atuação em empresas de diversos setores, a Anacom também se destaca com um portfólio composto por grandes fabricantes mundiais, líderes em suas respectivas áreas de atuação não apenas pelas suas participações no mercado, mas principalmente por prover novas tecnologias.

ANACOM TRADUZ O AMOR POR MEIO DE TECNOLOGIA 3D DA STRATASYS

A Anacom Eletrônica - uma das principais distribuidoras de produtos para desenvolvimento eletrônico do país, usando da alta tecnologia das impressoras 3D Stratasys, a Objet260 Connex, amplia os limites do conhecimento e oferece por meio de impressoras 3D um olhar para o futuro, em que designers buscaram concretizar por meio da tecnologia demonstrar emoções. A ideia partiu do designer Guto Requena em parceria com o D3 Studio. Eles traduziram histórias íntimas, carregadas de sentimento pessoal em objetos palpáveis.
Para isso, alguns voluntários foram submetidos cada um a três sensores: de leitura da atividade cerebral, de batimento cardíaco e de voz enquanto narram suas maiores histórias de amor. Estes sensores coletam os dados das alterações e por meio de uma interface criada pela D3, os dados são transformados em uma única linguagem, permitindo a visualização em tempo real da emoção dos convidados.
Após este processo, os dados foram enviados ao Software Paramétrico Grasshoper, que modela os objetos em 3D por meio de um sistema de partículas. Por exemplo, o sensor de voz é responsável pela velocidade das partículas, o batimento cardíaco responde pela alteração de espessura e as ondas cerebrais fazem as partículas se atraírem ou se repelirem entre si. Para guiar essas partículas foi criado um grid de forças para definir o caminho a ser seguido durante o percurso, podendo resultar em três objetos diferentes: um vaso, uma luminária e uma fruteira. O objeto final é visualizado no computador e enviado para uma impressora 3D Stratasys, a Objet260 Connex, que utiliza a tecnologia Polyjet (manufatura aditiva através de resina líquida) e é capaz de simular a aparência, sensação e o funcionamento preciso dos objetos. Pode imprimir em até 14 diferentes propriedades de materiais (rígido e opaco, transparente, emborrachado e simulação de polipropileno) em uma única peça.
"Projetos como esse evidenciam que o futuro está ao nosso alcance e que a tecnologia é uma grande aliada no sentido de converter sonhos em realidade. Ter o nome da Anacom relacionado com o conhecimento científico a serviço também da arte e da beleza é uma grande honra para nós", avalia Carlos Gonzalez, Diretor de Unidade de Negócios da Anacom.

ENTRE EM CONTATO COM ANACOM ELETRÔNICA LTDA