Buscas relacionadas:

Equilibrador De Carga

O equilibrador de carga é utilizado em diversos setores industriais para facilitar o manuseio e a movimentação de objetos pesados. Esse dispositivo é encontrado nas versões “mola” e “tambor de cabo cônico” e serve para distribuir o peso de uma carga entre um operador humano e a máquina utilizada para levantá-la. Entenda melhor nos tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve um equilibrador de carga?
  • Principais aplicações dos equilibradores de carga
  • Como funciona um equilibrador de carga?
  • Vantagens de uso do equilibrador de carga

O que é e para que serve um equilibrador de carga?

O equilibrador de carga é um equipamento utilizado em ambientes industriais para facilitar o manuseio de cargas pesadas. 

Ele é projetado para contrabalançar o peso de uma carga, tornando mais fácil e seguro levantar, abaixar ou mover objetos, máquinas ou automóveis. 

Basicamente, a estrutura do equilibrador de carga consiste em um cabo muito resistente preso a um gancho metálico.   

Acima de ambos os componentes, encontra-se um medidor (analógico ou digital) capaz de indicar de forma rápida e precisa o peso da carga.

Esse medidor é tão eficaz no papel que cumpre quanto um sensor de rotação, que quantifica as Rotações Por Minuto (RPM) de motores movidos a diesel. 

Principais aplicações dos equilibradores de carga

A capacidade de equilibrar cargas com segurança e eficiência faz com que esses dispositivos de elevação sejam úteis em várias aplicações industriais, como:

  • Linhas de montagem e produção: levantam e posicionam componentes, ferramentas ou peças pesadas;
  • Oficinas mecânicas: suspendem veículos, motores, transmissões e outras peças automotivas pesadas para facilitar o manuseio; 
  • Indústria de alimentos e medicamentos: levantam recipientes cheios de ingredientes, embalagens ou produtos acabados;
  • Setor de logística e armazenagem: movimentam caixas, paletes e outros objetos pesados;
  • Construção civil: movem materiais de construção, como blocos de concreto, vergalhões e painéis de madeira; 
  • Hospitais e estabelecimentos de saúde: levantam e posicionam equipamentos médicos pesados em salas de atendimento e cirurgias;
  • Manutenção e reparos gerais: facilitam a manutenção e os reparos em equipamentos e estruturas pesadas.

Devido à versatilidade de aplicações, a escolha do melhor equilibrador de carga irá depender de alguns critérios-chave. 

O primeiro é a capacidade máxima de carga suportada pelo equilibrador desejado. Respeitar o limite de cada modelo evita acidentes e graves prejuízos financeiros. 

Também é muito importante verificar o tamanho do cabo dos equilibradores de carga, especialmente quando o trabalho envolver o deslocamento constante de ferramentas ou elevações variadas.   

Uma boa maneira de escolher o comprimento correto do cabo é analisar as movimentações aplicadas com a ferramenta e o espaço disponível para essas ações. 

Como funciona um equilibrador de carga?

O funcionamento de um equilibrador de carga é facilmente compreendido, independentemente do objeto que é erguido e suportado. 

Basicamente, a operação básica do dispositivo envolve o uso de um mecanismo de mola ou de um tambor de cabo cônico. 

O primeiro modelo funciona por meio de um princípio de armazenamento de energia elástica, que consiste no tensionamento da mola à medida que o objeto é elevado. 

Quando a carga é liberada, a mola se contrai, fornecendo assim uma força oposta à gravidade, o que ajuda a equilibrar e manter a carga suspensa.

Por sua vez, o equilibrador com tambor cônico enrola ou desenrola um cabo para levantar ou abaixar uma carga. Além disso, ele ajusta a tensão da corrente à medida que o objeto é movido. 

Essa ação proporciona um equilíbrio eficiente, o que facilita o manuseio e assegura a estabilização da carga com menos esforço físico.

Em resumo, quando o operador levanta a carga, o dispositivo ajusta automaticamente a tensão na mola ou no cabo para manter um equilíbrio, tornando a carga praticamente “neutra” em termos de peso sentido pelo operador. 

Vantagens de uso do equilibrador de carga

O uso do equilibrador de cargas traz benefícios tanto para o operador dos objetos quanto para os donos das indústrias. Isso porque o dispositivo assegura: 

  • Redução da fadiga dos trabalhadores: Ao equilibrar o peso da carga, o trabalhador não precisa suportar o peso total, o que reduz a fadiga muscular e minimiza o risco de lesões por esforço repetitivo;
  • Melhoria da segurança: Ao minimizar a necessidade de levantamento manual de cargas pesadas, os equilibradores ajudam a prevenir lesões e acidentes no local de trabalho, proporcionando um ambiente mais seguro;
  • Maior produtividade: O conforto proporcionado pelo equilibrador de carga resulta em menos reclamações e pausas durante o expediente, o que assegura um aumento considerável na produtividade;
  • Redução de danos aos produtos: Ao manusear cargas de forma mais controlada e suave, os equilibradores ajudam a evitar danos aos produtos durante o processo de transporte e movimentação; 
  • Economia de tempo e custos: Ao acelerar o processo de movimentação de cargas e reduzir o risco de danos, os equilibradores de carga podem economizar tempo e reduzir os custos associados a reparos ou substituição de produtos danificados;
  • Preço acessível: O valor de mercado dos equilibradores costuma ser bem reduzido quando comparado às vantagens proporcionadas; 
  • Prolongamento da vida útil: Quando usados de maneira segura, os dispositivos não se desgastam excessivamente. Portanto, os gastos com reparos e substituições também são minimizados.    

Além disso, o uso de equilibradores de carga pode ajudar as empresas a cumprir os regulamentos de segurança no local de trabalho, o que pode resultar em menos penalidades e multas por não conformidade.

Quer ser atendido por quem mais entende de equilibrador de carga do mercado? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!

E caso deseje mais informações sobre esse importante acessório, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página! 


Ver maisVer menos

Equilibrador De Carga

O equilibrador de carga auxilia na elevação e movimentação segura de objetos pesados, evitando que os próprios operadores tenham que realizar essas atividades de maneira totalmente manual. 

Por esse motivo, o acessório é muito utilizado em linhas de montagem e produção, oficinas mecânicas, empresas logísticas, entre várias outras áreas. 

Para evitar acidentes, o equilibrador ainda conta com um medidor de peso tão eficaz quanto o sensor de rotação dos automóveis. 

Agora que você já sabe tudo sobre o equilibrador de carga, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens oferecidas pela maior plataforma B2B da América Latina! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação