Buscas relacionadas:

Fresagem de asfalto

A fresagem de asfalto é um processo de remoção controlada de camadas de pavimento asfáltico, cujo objetivo é restaurar, reparar ou modificar a superfície da estrada. Esse serviço pode ser realizado a frio ou a quente e é essencial para a qualidade e segurança da pavimentação. Quer saber mais sobre como a fresagem é feita? Confira os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a fresagem de asfalto?
  • Tipos de fresagem de asfalto
  • Equipamentos utilizados para executar a fresagem de asfalto
  • Como é feita a fresagem de asfalto?

O que é e para que serve a fresagem de asfalto?

A fresagem de asfalto, também conhecida como fresagem a frio ou a quente de pavimentos, é um procedimento mecânico utilizado para remover a camada superficial de pavimentações asfálticas deterioradas. 

Essa camada, frequentemente desgastada pelo tráfego intenso, exposição a condições climáticas adversas e envelhecimento natural, pode apresentar rachaduras, buracos e irregularidades que comprometem a segurança da área, sendo fundamental utilizar com  blocos de qualidade, como o bloco de asfalto.

O objetivo principal da fresagem é restaurar a superfície, proporcionando uma base sólida e uniforme para a aplicação subsequente de novas camadas de asfalto.

Tipos de fresagem de asfalto

Existem diferentes tipos de fresagem asfáltica, que são processos distintos voltados para necessidades específicas de pavimentação. Entre os principais, destacam-se:

Fresagem Padrão

Neste método, é usada uma ferramenta com espaçamento entre os dentes de corte de cerca de 15 mm. 

Essa técnica é comum em recapeamentos, pois cria uma ligação sólida entre a superfície existente e o novo asfalto.

Fresagem Fina

Utilizando um cilindro com espaçamento de aproximadamente 8 mm entre os dentes, a fresagem fina é aplicada para nivelar o perfil das pistas e preparar para a aplicação de microrrevestimento. É eficaz em melhorias de superfície, como a tinta para asfalto.

Microfresagem

Com espaçamento entre dentes de no máximo 6 mm, a microfresagem é empregada para corrigir o perfil das pistas, tratar defeitos superficiais e aumentar a aderência pneu-pavimento. Em alguns casos, ela dispensa a necessidade de revestimento posterior.

Em relação à espessura de corte, a fresagem asfáltica pode ser classificada como:

  • Fresagem superficial: também conhecida como fresagem de regularização, é usada para corrigir defeitos superficiais sem exigir um recapeamento subsequente;
  • Fresagem rasa: atinge as camadas superiores do pavimento, podendo alcançar até a camada de ligação. É utilizada para corrigir problemas funcionais e para recapeamentos, seja eles próximo a tanques de asfalto, ou não;
  • Fresagem profunda: o corte é mais extenso, chegando às camadas de revestimento, ligação, base e até sub-base. É empregada em intervenções estruturais, seja para recompor a estrutura original da estrada ou para a reciclagem do pavimento.

Essa variedade de técnicas de fresagem asfáltica, ou fresagem de pavimento permitem abordar diferentes problemas de pavimentação, desde pequenos defeitos superficiais até questões estruturais mais complexas. 

Isso contribui diretamente para a qualidade e segurança das estradas, rodovias, ruas e pavimentações gerais.

Equipamentos utilizados para executar a fresagem de asfalto

A fresagem de asfalto é realizada por equipamentos específicos, como usar uma bica corrida, projetados para remover de maneira precisa e eficiente as camadas de pavimento asfáltico. Alguns dos maquinários mais comuns para executar o serviço incluem:

Fresadoras de asfalto

São as principais máquinas utilizadas na fresagem de asfalto. Existem diferentes tipos de fresadoras, como as de tambor único e tambor duplo. 

Elas são equipadas com cilindros giratórios com dentes de corte dispostos em espaçamentos específicos, que variam conforme os tipos de fresagem mencionados anteriormente.

Também são usados caminhões fresadores no serviço, que carregam a fresadora asfáltica na parte traseira e podem ser ajustados para diferentes larguras de corte. 

Tratores de esteira com fresadora

São tratores equipados com fresadoras de asfalto montadas em esteiras. Eles são capazes de executar a fresagem enquanto se movimentam pela estrada. 

Por esse motivo, esses equipamentos são frequentemente utilizados em projetos de grande escala.

Equipamentos de transporte

Depois que o material é fresado, ele precisa ser removido da área de trabalho. Para isso, utilizam-se caminhões basculantes, responsáveis por transportar o material fresado para a destinação adequada.

Além dos equipamentos de transporte, podem ser usados equipamentos auxiliares, como sopradores de ar para remover detritos e material fresado, e sistemas de vácuo para coletar o material fresado e transportá-lo para caminhões.

Esses são alguns dos equipamentos mais comuns usados para executar a fresagem de asfalto. A escolha do maquinário adequado dependerá das características do projeto, do tamanho da estrada e das necessidades específicas de fresagem.

Como é feita a fresagem de asfalto?

Como citado, o processo de fresagem asfáltica envolve o uso de equipamentos especializados, como as fresadoras de asfalto. 

Essas máquinas são equipadas com tambores rotativos, que possuem ferramentas de corte e trituração (picadores) de metal duro em suas superfícies.

Já com relação ao procedimento, ele é realizado da seguinte forma:

  • Preparação: antes da fresagem, a área deve ser preparada, garantindo que não haja obstáculos que possam interferir no processo;
  • Fresagem: a fresadora é guiada ao longo da superfície asfáltica e os picadores removem a camada desgastada. A profundidade da fresagem pode variar com base nas necessidades do projeto;
  • Coleta de material: o material fresado, composto pelo asfalto removido e partículas resultantes da fresagem, é coletado e pode ser reciclado para ser reutilizado em novas misturas asfálticas.

Após a fresagem asfáltica, é feita novamente a limpeza da área para remover resíduos soltos, preparando-a para a aplicação da nova camada da raspa de asfalto ou do produto pronto.

Está em busca de empresas especializadas em fresagem de asfalto? O Soluções Industriais pode te ajudar a encontrá-las! 

Solicite um orçamento em nossa plataforma para conhecer prestadores de serviços, além de encontrar máquinas e materiais fundamentais em processos de pavimentação! 

E se precisar saber mais detalhes sobre a fresagem asfáltica, confira o conteúdo que disponibilizamos no final da página! 


Ver maisVer menos

Fresagem de asfalto

A fresagem de asfalto é uma técnica essencial na construção e manutenção de vias asfaltadas, como rodovias e estradas.

Ela permite a remoção seletiva do revestimento danificado, melhora a aderência entre o pavimento e os pneus dos veículos e prepara a superfície para a aplicação de uma nova camada de raspa de asfalto

Além disso, o material removido durante o serviço pode ser reciclado, tornando o processo mais sustentável. 

Se você se interessou pela fresagem asfáltica, solicite um orçamento no Soluções Industriais para cotar seu projeto com empresas especializadas! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação