Gaxetas

As gaxetas são uma ótima forma de conseguir a vedação dos canos e tubulações, seja em sistemas industriais ou em lares particulares. Além da vedação, elas também possuem outras utilidades, como reduzir vibração e ruídos produzidos pelos canos. Dessa forma, para saber o que são, aplicações e tipos, confira todas essas informações nos tópicos abaixo!

  • O que são gaxetas e onde são aplicadas

  • Tipos de gaxetas

O que são gaxetas e onde são aplicadas

As gaxetas são um tipo de elemento de vedação, componente mecânico usado para a selagem de sistemas herméticos, geralmente usados para vedar partes móveis.

O seu principal objetivo é limitar ou evitar a fuga de fluidos, líquidos e gases, sendo usados na maioria dos mecanismos com juntas, como por exemplo motores, bombas, válvulas, vazamentos, entre outros.

Elas são extremamente importantes para o funcionamento de muitos equipamentos, como autopeças, compressores, turbinas, etc.

A escolha da gaxeta mais adequada para o seu projeto é uma decisão importante, pois ela deve ser capaz de atender as necessidades do projeto e evitar a perda de vácuo ou estanqueidade.

Quando se trata de vedação, sempre é importante verificar se as gaxetas são totalmente compatíveis com o líquido ou gás que está sendo utilizado.

Assim, elas são usadas também como peças de vedação em muitos equipamentos, como os equipamentos de produção, máquinas, automóveis, navios, entre outros.

Elas são extremamente úteis pois ajudam a evitar vazamentos e fugas, e também podem ajudar a garantir uma melhor eficiência de projeto graças à sua variedade de materiais, formas e tamanhos.

Portanto, as gaxetas são essenciais para a eficiência de projetos e a qualidade do produto final.

Tipos de gaxetas

Existem vários tipos de gaxetas para selecionar a partir de diferentes materiais para qualquer aplicação desejada.

As gaxetas são comumente usadas para vedar e preencher as lacunas entre duas superfícies, a fim de evitar vazamentos, manter um selo adequado e, às vezes, oferecer uma superfície plana.

Os tipos principais de gaxetas são de borracha, teflon, EPDM, silicone e fibra, todos tendo suas próprias características e se adaptando melhor a certas aplicações.

As gaxetas de borracha são as mais comuns e têm a maior variedade de medidas e propriedades de resistência à abrasão, temperatura e pressão.

Enquanto que as gaxetas de teflon são resistentes a intempéries, raios UV e grandes temperaturas e são ótimas para uso em meios químicos.

Já o EPDM são resistentes a líquidos e vapores, suportam temperaturas variáveis e são ideais para água potável e esgoto.

As gaxetas de silicone são as mais resistentes à temperatura, produzidas para temperaturas de até +250ºC, e são resistentes a grande parte dos produtos químicos.

Por fim, as gaxetas de fibra são ideais para vedação geral e suportam altíssimas pressões, sendo resistentes às intempéries e oxidantes.

Dessa forma, as gaxetas são produtos seguros e eficientes para selar qualquer tipo de vazamento no seu sistema de abastecimento de água, por isso é importante se certificar de que você tem a gaxeta certa para o seu projeto.

Portanto, é importante contar com gaxetas de qualidade na hora de fazer vedações, como a escova de vedação. Isso garantirá que os elementos fiquem unidos de forma segura e com baixa chance de vazamento.

Então, se você se interessou pelo produto, cote agora pelo Soluções Industriais e solicite o seu orçamento gratuito com os melhores fornecedores do mercado!

Ver mais Ver menos

Gaxetas

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação