Buscas relacionadas:

indústria de usinagem

A indústria de usinagem atua com serviços capazes de transformar uma matéria-prima bruta em uma peça personalizada, com precisão, qualidade e preço justo. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que antes da contratação o cliente saiba quais os processos, vantagens e quem pode solicitar o serviço de usinagem de peças. Quer conhecer mais? Então, navegue pelos tópicos abaixo!

  • Como funciona a indústria de usinagem?
  • Quais os processos de usinagem?
  • Quem pode solicitar o serviço da indústria de usinagem?
  • Quais as vantagens da usinagem?
  • Como ocorre o planejamento de usinagem?
  • Matéria-prima da usinagem
  • O que é e os benefícios da usinagem CNC

Como funciona a indústria de usinagem?

A usinagem consiste em uma técnica muito antiga, que permite realizar a moldagem de peças a partir de diferentes matérias-primas. 

Para que isso seja possível, uma indústria de usinagem costuma atuar com diferentes processos, a fim de se ajustar a diversas demandas. 

Por se tratar de uma atividade voltada para o desenvolvimento de peças de precisão, a qualidade mecânica, química e térmica costumam ser um grande foco para essas empresas. 

Além dos processos tradicionais de usinagem de peças, ou seja, aqueles que criam peças novas de alto padrão, a empresa também pode atuar com serviços em campo. 

Quando uma indústria de usinagem funciona nessa modalidade, ela costuma desenvolver serviços de reconstrução, reparo e consertos de máquinas no próprio local de instalação. 

Apesar de não ser tão popular no território nacional, o procedimento pode ser solicitado quando a logística é complicada ou de alto custo.

Ao tratar do funcionamento de uma empresa de usinagem de peças, é impossível não destacar o fato que ela pode desenvolver processos seriados e não seriados.

Quais os processos de usinagem?

Antes de entender quais são os principais processos relacionados com a fabricação de peças, é importante que o cliente saiba que uma indústria de usinagem atua com atividades leves e pesadas. 

Em suma, a processo leve é destinado para a fabricação de peças simples, enquanto a usinagem pesada dá forma a projetos mais complexos. 

Nos subtópicos a seguir, serão destacadas as maneiras que os serviços podem ser desenvolvidos: 

Torneamento

Resumidamente, o processo de torneamento acontece por meio da combinação da rotação da peça com o movimento de avanço da máquina-ferramenta. 

Em explicação, a técnica leva em consideração o movimento da peça em torno do próprio eixo.

Aplainamento

Uma indústria de usinagem que desenvolve processos de aplainamento trabalha com ferramentas com apenas uma aresta cortante. 

No geral, o serviço permite retirar o sobremetal com um movimento linear, garantindo a criação de superfícies planas, ou seja, sem curvas, em posição horizontal, vertical ou inclinada.

Fresamento

Também chamado de serviço de fresa ou fresagem, o procedimento se destaca por permitir que a ferramenta faça um movimento de giro enquanto é empurrada contra as peças. 

Retificação

A usinagem de peças por meio do processo de retificação se destaca por possibilitar um melhor acabamento, corrigindo irregularidades e promovendo maior precisão dimensional. 

Além de todos esses processos, uma indústria de usinagem também pode trabalhar com os seguintes serviços:

  • Furação: processo que serve para abrir, alargar ou fazer acabamento nos furos de peças;
  • Mandrilamento: processo em que a usinagem acontece de maneira angulada; 
  • Brochamento: processo que remove pedaços de material da superfície de uma peça;
  • Serramento: processo no qual são realizados rasgos, cortes e aberturas de fendas com o apoio de uma serra;
  • Eletroerosão: processo especial no qual a usinagem é realizada por meio da ação de descargas de capacitores elétricos.

Quem pode solicitar o serviço da indústria de usinagem?

Como citado, a indústria de usinagem pode atuar com diversos processos de fabricação, o que torna o serviço muito versátil. 

Não só isso, ela é capaz de dar diferentes formatos, encaixes e funcionalidades para vários tipos de matérias-primas. 

Por essa razão, a usinagem de peças costuma ser feita a partir de projetos personalizados, sendo contratada por vários segmentos, como: 

  • Agroindústria; 
  • Indústria naval;
  • Indústria eletrônica;
  • Indústria de moldes;
  • Indústria automotiva;
  • Indústria aeroespacial; 
  • Indústria de eletrodomésticos;
  • Setores médico hospitalar;
  • Entre outros segmentos que precisam de peças de precisão. 

Quais as vantagens da usinagem?

No passado, os processos feitos pela indústria de usinagem eram bem complexos, demorados e perigosos, visto que tudo precisava ser feito de maneira manual. 

Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, o desenvolvimento se tornou muito mais simples e automatizado, gerando vantagens de ponta a ponta. 

Atualmente, a moldagem de peças se destaca por assegurar alta qualidade na fabricação de peças voltadas para diferentes segmentos. 

Isso porque os processos de usinagem industrial são desenvolvidos com o apoio de máquinas e ferramentas, que podem atuar com diferentes tipos de cortes e materiais. 

Vale ressaltar que as também chamadas máquinas operatrizes são muito precisas, o que permite um excelente acabamento para as peças. 

Sem perder o foco sobre o assunto, a utilização desses equipamentos pela indústria de usinagem é responsável por agilizar a confecção de peças, inclusive em grandes quantidades. 

Levando em consideração a alta precisão e agilidade dos processos, a usinagem de peças ainda promove uma redução significativa dos gastos.

Isso porque, quando é realizada por uma indústria de usinagem especializada, possibilita um melhor aproveitamento da matéria-prima ao mesmo tempo que diminui os custos operacionais. 

Desse modo, o serviço de usinagem se torna um negócio com excelente custo-benefício, garantindo peças de alta eficiência por um preço justo. 

Quer saber mais sobre a usinagem de peças? Confira os prestadores de serviços que o Soluções Industriais separou para você solicitar um projeto com os melhores preços!

Ver mais Ver menos

indústria de usinagem

Como ocorre o planejamento de usinagem?

Os serviços de usinagem tornearia e solda devem ser desenvolvidos a partir de um planejamento detalhado. 

Nele, diversos fatores precisam ser levados em consideração, desde a definição do projeto até a pós-produção. 

Independentemente do processo que será realizado, o primeiro passo é saber que todas as técnicas que forem realizadas devem cumprir os requisitos básicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

No geral, isso ajuda a garantir que a usinagem de peças será feita com alta qualidade, bem como que não ocorrerão acidentes durante o desenvolvimento. 

Além dessa definição, uma indústria de usinagem deve sistematizar o trabalho por meio de uma lista básica de etapas. São elas: 

  • Modelo da peça e suas especificações; 
  • Definição das máquinas, ferramentas e dispositivos de fixação; 
  • Definição da sequência de operações; 
  • Definição das condições de corte e operações auxiliares; 
  • Tratamentos químicos e térmicos; 
  • Transformação da matéria-prima.

Com relação as máquinas de usinagem utilizadas, elas podem ser: centro de usinagem, retifica, fresadora, torno mecânico, mandrilhadora CNC, dentre diversas outras. 

É fundamental citar que, tanto para um serviço de torno mecânico quanto de qualquer outra natureza, é indispensável que a mão de obra seja especializada. 

Em adicional, as máquinas e ferramentas utilizadas no serviço de torneiro, fresador, retificador, dentre outros devem passar por vistorias periódicas para garantir sua funcionalidade. 

Matéria-prima da usinagem

Como já deu para notar, a usinagem de peças é um serviço muito versátil, que possibilita dar forma para diversas matérias-primas. 

No Brasil, o processo costuma ser muito solicitado para a moldagem de metais, especialmente aço, ferro, bronze, cobre, latão e alumínio. 

Porém, os serviços com esses materiais não são os únicos que podem ser solicitados para uma indústria de usinagem

Algumas empresas do segmento também atuam com procedimentos em plástico, madeira, MDF, acrílico, entre outros materiais mais delicados. 

Normalmente, a usinagem de peças desses produtos são encomendadas quando os meios tradicionais para moldagem não são suficientes para conseguir o desempenho necessário. 

O que é e os benefícios da usinagem CNC

Não dá para falar de usinagem de peças e não destacar os serviços desenvolvidos com o apoio de máquinas-ferramentas CNC. 

Basicamente, esse procedimento de moldagem de peças é feito a partir de um Comando Numérico Computadorizado, que promove serviços práticos, rápidos e precisos. 

Normalmente, uma indústria de usinagem CNC é capaz de assegurar para os clientes a criação de peças em larga escala 100% idênticas. 

Explicando brevemente o sistema, ele consiste em um projeto desenvolvido com o apoio de um programa de computador, que será responsável por especificar a peça que deverá ser moldada. 

Por se tratar de um desenvolvimento sob medida muito específico, ele costuma ser solicitado para criações que não são possíveis encontrar no mercado por meio de processos convencionais. 

Uma outra curiosidade sobre esse modelo de usinagem de peças é o fato que é possível  realizar um amplo número de operações, bastando apenas mudar o comando definido. 

Como se isso não bastasse, a indústria de usinagem que atua com serviços CNC apresenta diversos benefícios. Entre eles: 

  • Aumento de produtividade das máquinas;
  • Diminuição do tempo total de produção;
  • Flexibilidade e alta precisão para as criações;
  • Diferentes operações com a mesma fixação da peça.

Quer saber mais sobre a indústria de usinagem? Referência no segmento B2B, o Soluções Industriais conta com parceiros experientes e comprometidos com o desenvolvimento de peças personalizadas. Solicite um orçamento! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação