Buscas relacionadas:

Mandrilhadora cnc

A mandrilhadora CNC garante a perfuração de peças com rapidez, precisão e flexibilidade. O equipamento funciona por meio de controles computadorizados, que direcionam os movimentos da ferramenta de usinagem acoplada à sua estrutura e garantem alta produtividade. Para conhecer melhor as principais vantagens e modelos da máquina, confira os tópicos abaixo! 

  • O que é e para que serve a mandrilhadora CNC?
  • Como funciona a mandrilhadora CNC?
  • Benefícios de utilizar uma mandrilhadora CNC
  • Principais tipos de mandrilhadoras CNC

O que é e para que serve a mandrilhadora CNC?

A mandrilhadora CNC, ou mandriladora CNC, é uma máquina de usinagem que perfura ou aperfeiçoa o tamanho e a profundidade de orifícios em peças fabricadas em diferentes materiais. 

Para isso, ela utiliza um avançado controle de movimentos realizado por um computador, que permite uma produção em larga escala durante um curto espaço de tempo. 

Devido à sua alta precisão nas operações, esse tipo de equipamento está presente em indústrias de diferentes segmentos, como o automotivo, aeroespacial, energia, petróleo e gás, entre outros. 

No entanto, vale ressaltar que a perfuração e o aperfeiçoamento não são as únicas ações que acontecem com frequência em processos de fabricação e readequação de componentes. 

Isso porque, algumas vezes, é necessário complementar o serviço proporcionando um aspecto mais rugoso ao produto trabalhado, o que é feito com o auxílio de uma recartilha para torno, por exemplo.


Como funciona a mandrilhadora CNC?

Para entender o funcionamento de uma mandrilhadora CNC, é interessante primeiro saber o significado da sigla CNC.

Em resumo, CNC é a sigla para “Controle Numérico Computadorizado”, o modo de operação aplicado às mandrilhadoras e demais máquinas de usinagem mais modernas do mercado. 

Com relação ao funcionamento do equipamento em si, o primeiro passo é criar um protótipo em 2D ou 3D da peça a ser trabalhada por meio de um software e, em seguida, transferi-lo para um programa de computador. 

É esse programa que vai comandar a mandrilhadora, fazendo com que a máquina execute os movimentos necessários para o procedimento de perfuração ou ajuste de um orifício.

Quando esses passos pré-estabelecidos são realizados, a peça pode ser introduzida no equipamento, sempre seguindo as recomendações do fabricante. 

Enquanto a ferramenta de usinagem acoplada à mandrilhadora CNC opera em alta velocidade, com precisão milimétrica e de maneira automatizada, um operador monitora cada movimento a partir de um painel de controle. 

Embora a mandriladora CNC faça praticamente tudo automaticamente, é indispensável que o profissional que acompanha a usinagem das peças seja capacitado para lidar com a máquina.

Isso porque a mandrilhadora CNC supervisionada por alguém sem o devido conhecimento técnico pode sofrer graves danos ou causar acidentes que colocam em risco a integridade física das pessoas que estão por perto.

Benefícios de utilizar uma mandrilhadora CNC

A mandrilhadora CNC oferece muitos benefícios às indústrias que a utilizam, a começar por uma economia considerável de recursos financeiros. 

Isso acontece porque a mandriladora CNC é extremamente precisa, o que reduz o desperdício de matéria-prima na usinagem de peças. 

Além disso, a máquina consegue garantir uma produtividade muito maior em comparação aos processos manuais ou com equipamentos menos tecnológicos, algo que potencializa os lucros da indústria que a utiliza. 

No que diz respeito ao processo de usinagem, uma mandrilhadora CNC consegue alcançar até mesmo os menores ângulos de uma peça, permitindo a produção de geometrias complexas.

Essa característica é essencial para algumas indústrias, como as automotivas e aeroespaciais, em que componentes com o diâmetro incorreto podem se soltar, comprometer o desempenho do veículo e, em casos mais graves, até provocar graves incidentes.

Vale ressaltar que a exatidão com que uma mandriladora CNC usina também está relacionada à sua flexibilidade.

Isso porque muitos modelos permitem substituir a ferramenta de perfuração conforme a demanda, ou seja, pode-se optar por uma broca escalonada ou canhão, que conferem acabamentos muito diferentes aos orifícios. 

Principais tipos de mandrilhadoras CNC

Os principais modelos de mandrilhadoras CNC encontrados no mercado estão destacados na listagem a seguir: 

  • Mandrilhadora CNC Vertical: Este modelo possui um porte maior quando comparado aos demais e, por isso, é colocado sobre o solo. Além disso, a ferramenta de perfuração fica disposta verticalmente, o que permite acessar tolerâncias apertadas em todas as dimensões;
  • Mandriladora CNC horizontal: Diferentemente do tipo anterior, esta máquina exige um posicionamento horizontal do item de usinagem e é ideal para peças que precisam de furos, cavidades e sulcos precisos em várias direções. Também caracteriza-se por ser menor do que as máquinas verticais e ser instalada sobre bancadas;
  • Mandrilhadora CNC de mesa rotativa: Esta mandrilhadora é horizontal e sua mesa rotativa facilita o acabamento preciso e uniforme de componentes; 
  • Mandriladora CNC portátil: Diferentemente dos outros modelos, a mandrilhadora portátil não possui uma base e é indicada para peças muito grandes e difíceis de transportar ou colocar sobre alguma superfície.  

Além das nomenclaturas citadas, cada fabricante pode classificar suas mandrilhadoras de forma única. 

Portanto, é sempre recomendado consultar fornecedores especializados antes de adquirir uma dessas máquinas. 

Reduza o tempo de produção de peças de alta precisão com as mandrilhadoras CNC fornecidas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite uma cotação personalizada agora mesmo na plataforma e aproveite o que existe de melhor no segmento!

Aproveite também a oportunidade para conferir o conteúdo disponibilizado para você no final da página!


Ver maisVer menos

Mandrilhadora cnc

A mandrilhadora CNC é utilizada em processos de usinagem que demandam a perfuração rápida e precisa de peças. 

Além de cumprir esses requisitos com perfeição, a máquina ainda reduz o desperdício de matéria-prima e, consequentemente, evita gastos desnecessários nas indústrias. 

Vale destacar que é comum que empresas que trabalham com a mandriladora CNC também utilizem outros equipamentos e componentes de fabricação e readequação de componentes, como a recartilha para torno, a fresa CNC e a retífica industrial. 

Agora que você já sabe tudo sobre a mandrilhadora CNC e a existência de outras máquinas para a produção de peças, que tal tirar dúvidas sobre esses equipamentos com especialistas?

Faça agora mesmo uma cotação no Soluções Industriais e converse com os melhores fabricantes e fornecedores de equipamentos industriais do mercado!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação