Buscas relacionadas:

Mangueira para gás

A mangueira para gás é um acessório indispensável quando se trata da condução do insumo do botijão ou do encanamento para o fogão, forno, cooktop, entre outros equipamentos que funcionam a partir do produto. Quer conhecer os tipos de mangueira, além de várias outras informações relevantes sobre o assunto Navegue pelos tópicos abaixo e confira detalhes! 

  • Tipos de mangueira para gás que existem
  • Quais os riscos de escolher uma mangueira para gás incorreta?
  • Como escolher a mangueira para gás certa para sua necessidade?
  • Qual a validade da mangueira de gás?
  • Quando trocar a mangueira de gás?
  • Como instalar a mangueira de gás?

Tipos de mangueira para gás que existem

No mercado nacional, os tipos de mangueira para gás costumam variar de acordo com o material de confecção, que interfere diretamente no produto que será transportado. 

Entre as principais versões da mangueira de gás, destacam-se: 

Mangueira de plástico

Normalmente de PVC, o produto se destaca para uso em aplicações residenciais de baixa pressão, ou seja, uma mangueira de botijão de gás destinada para conduções simples. 

É fundamental saber que a mangueira de gás feita com plástico é destinada apenas para o transporte do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). 

Devido a essas características, o modelo é o mais indicado como mangueira para gás de cozinha, desde que não passe por trás do fogão. 

Em suma, é importante realizar o afastamento do acessório do eletrodoméstico para evitar danos e explosões pela proximidade com as altas temperaturas. 

Mangueira de borracha

A mangueira de gás desenvolvida com borracha costuma ser muito solicitada em ambientes industriais, podendo se ajustar a elevados níveis de temperatura e pressão. 

Quando se trata do uso dessa matéria-prima, é necessário realizar análises periódicas, a fim de identificar ressecamentos e desgastes que possam causar vazamentos de gás.

Mangueira flexível de gás 

Normalmente fabricada com materiais metálicos, a mangueira para gás flexível é uma alternativa com custo um pouco mais elevado, mas que se destaca por seus benefícios. 

Em explicação, o modelo apresenta elevada resistência à pressão, bem como alta durabilidade, evitando a necessidade de trocas frequentes. 

Não só isso, a mangueira de gás flexível se ajusta perfeitamente tanto com o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) quanto com o Gás Natural (GN). 

Por se tratar de um material muito versátil, ele costuma ser acompanhado com diferentes tipos de conexões, como o adaptador para mangueira de gás encanado

Quais os riscos de escolher uma mangueira para gás incorreta?

É de conhecimento geral que a mangueira para gás é instalada em um sistema altamente perigoso, fazendo com que a escolha deva ser cuidadosa para evitar diversos problemas. 

O primeiro, e talvez o mais comum, é o vazamento de gás, que pode ocasionar contaminações ou até mesmo asfixia. 

Apesar dos problemas citados acima já serem extremamente graves, esses não são os riscos mais graves relacionados à decisão incorreta da mangueira de gás. 

Isso porque qualquer faísca que entrar em contato com o gás que vazou pode acarretar em uma explosão, que é potencialmente perigosa para a preservação dos bens materiais e da vida. 

Mesmo quando a mangueira para gás inadequada não causa acidentes graves, ela ainda pode trazer muita dor de cabeça e prejuízo. 

Em explicação, os produtos de qualidade inferior são menos resistentes ao sistema de condução, demandando uma troca frequente, o que aumenta os gastos. 

Como escolher a mangueira para gás certa para sua necessidade?

Para iniciar, é indispensável destacar que a escolha da mangueira de gás certa requer uma análise detalhada não apenas do sistema, mas também da regulação vigente.  

Em território nacional, existem duas normas muito populares, regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para definir o uso. São elas: 

  1. NBR 13103: define os requisitos de projeto, construção, reforma, adequação e inspeção para instalação de aparelhos gás;
  2. NBR 15526: define os requisitos exigíveis para o projeto e a execução de redes de distribuição interna para gases. 

Além de cumprir à risca o que é estabelecido pela norma brasileira, a escolha da melhor mangueira para gás irá depender da análise das necessidades do consumidor. 

Nesses casos, é fundamental que o cliente saiba o tipo de gás (GLP ou GN) que irá utilizar, bem como as condições de transporte, especialmente focando em temperatura, volume e pressão. 

Por último, mas não menos importante, é necessário pesquisar empresas que vendem mangueira para gás de elevada qualidade e certificadas. 

Ademais, é válido lembrar que a mangueira de gás nunca deve ser confundida com a mangueira de ar ou hidráulica, pois as aplicações são diferentes. 

Qual a validade da mangueira de gás?

Poucas pessoas sabem, mas a mangueira para gás possui data de validade! Isto posto, é fundamental citar que o período útil do produto é de cinco anos. 

Quando trocar a mangueira de gás?

Embora a mangueira de gás costume durar em média meia década, o produto pode necessitar de troca antes de finalizar o prazo. 

Geralmente, isso acontece em três situações. São elas: 

  • Quando produtos de má qualidade são adquiridos; 
  • Quando a instalação é feita de maneira incorreta; 
  • Quando a mangueira para gás atua em ambientes agressivos.

Vale ressaltar que para manter a vida útil do produto, é importante não esticar muito a mangueira de gás e realizar a limpeza dela com pano úmido.

Como instalar a mangueira de gás?

A instalação da mangueira para gás varia de acordo com a maneira que o insumo será armazenado e, consequentemente, distribuído. 

No caso do gás GLP comercializado em botijões, é necessário colocar a mangueira na válvula do registro, que deve estar fechada, abrir o lacre do botijão e fixar rapidamente o acessório nele. 

Sobre o assunto, é necessário que a mangueira de gás esteja conectada no bico de entrada do fogão, forno ou cooktop com o apoio de uma braçadeira antes dessa conexão. 

Já o Gás Natural, que costuma ser encanado, precisa seguir os passos citados na lista abaixo:

  • Feche o registro; 
  • Rosqueie o adaptador ou regulador de gás com mangueira
  • Use pasta vedante, duas chaves de boca e porcas para realizar a fixação; 
  • Coloque a arruela de vedação dentro da rosca interna da mangueira. 

Essa mangueira para gás precisa estar paralela a parede, a fim de evitar que haja o estrangulamento do acessório, que impediria a passagem do insumo. 

Independentemente se for o gás de botijão ou o encanado, é essencial realizar um teste de vazamento após a fixação. 

Realizado com o apoio de uma bucha com água e detergente neutro, o processo espalha a substância pelas conexões. Se criar bolhas, a instalação não foi bem feita. 

Quer saber mais sobre a mangueira para gás? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e descubra detalhes sobre o produto! 

Ver maisVer menos

Mangueira para gás

A mangueira para gás é utilizada para realizar a condução segura do insumo, seja ele advindo de um botijão ou de encanamentos. 

Se você deseja realizar a aquisição correta, é necessário conhecer mangueiras de alta pressão, bem como de baixa que atuam em sistemas de gás. 

No Soluções Industriais, você encontra tudo o que precisa para um transporte de gás seguro. Solicite um orçamento e saiba mais! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação