Buscas relacionadas:

Moedor De Carne

O moedor de carne é uma máquina potente, que cumpre com eficácia tanto aplicações caseiras quanto industriais e comerciais. Sua função é preparar matérias-primas originárias de bois, porcos e aves para a fabricação de hambúrgueres, linguiças, almôndegas e muitos outros produtos alimentícios. Conheça melhor as vantagens do equipamento nos tópicos abaixo! 

  • O que é e para que serve o moedor de carne?
  • Como funciona um moedor de carne?
  • Como é a manutenção do moedor de carne?

O que é e para que serve o moedor de carne?

O moedor de carne é um equipamento muito usado em indústrias alimentícias, açougues, lanchonetes, restaurantes, supermercados, padarias e frigoríficos. 

Sua função é preparar a carne que será misturada a outros insumos, algo muito comum na produção de embutidos, por exemplo. 

Uma das maiores vantagens da máquina de moer carne é sua adaptabilidade, o que permite trabalhar com matérias-primas com dimensões e texturas distintas. 

Inclusive, o moedor de carne profissional consegue até mesmo modificar as características de um ingrediente, tornando-o mais fino ou grosso.

Tudo isso acontece sem que a carne tenha seu sabor ou propriedades nutricionais afetadas. 

Embora seja destinado principalmente a ambientes profissionais, o moedor de carne elétrico também serve para a preparação de pratos caseiros. 

Com o aparelho, é possível criar hambúrgueres artesanais, almôndegas, linguiças, recheios para tortas salgadas e muito mais.  

Vale ressaltar que a escolha do moedor de carne adequado é essencial para o sucesso de qualquer aplicação.

Existem modelos de máquina de moer carne capazes de operar por longos períodos e com grandes quantidades de matéria-prima, o que é essencial para indústrias que atendem altas demandas diariamente. 

Já outros tipos de moedores tem um tamanho compacto e, portanto, são indicados para a produção de lanches simples em pequenos bares ou até mesmo em casa. 

Para garantir uma compra assertiva, é sempre recomendado consultar um fornecedor especializado, como os parceiros do Soluções Industriais. 

Como funciona um moedor de carne?

O funcionamento de um moedor de carne é bastante simples e baseia-se basicamente nas ações de uma rosca sem fim. 

Em primeiro lugar, é preciso inserir a carne a ser trabalhada no funil de alimentação do moedor. 

Assim que isso acontece, a rosca sem fim puxa a carne em direção às lâminas de corte e placas perfuradas que determinam o tamanho da moagem. 

Para cumprir o processo com eficácia, a máquina pressiona a carne utilizando essas lâminas e placas.

Quando a moagem é concluída, a máquina de moer carne libera seu conteúdo por meio de uma zona de descarga. 

É importante saber que essa área do moedor fica completamente resguardada dos componentes cortantes. Dessa forma, o operador consegue retirar a carne com total segurança do moedor. 

Vale ressaltar que a pessoa que irá utilizar um moedor de carne pode utilizar um EPI para proteger as roupas, como um avental de açougueiro. 

Além disso, em alguns casos, é necessário utilizar equipamentos adicionais de processamento, que serão destacados no subtópico abaixo!

Etapas extras de moagem

A título de curiosidade, existem alguns equipamentos que realizam etapas prévias e posteriores à moagem da carne. 

Antes do procedimento, as grandes indústrias e estabelecimentos comerciais costumam passar pedaços de carnes espessos por um quebrador de blocos. 

Essa máquina opera com a carne ainda congelada e divide o conteúdo inserido em pequenos pedaços.

Isso permite que a máquina de moer carne não sofra danos causados por matérias-primas maiores do que o recomendado. 

Já após a moagem, o equipamento que entra em ação é a misturadeira, responsável por mesclar a carne moída a condimentos, corantes e temperos em geral. 

Como é a manutenção do moedor de carne?

A manutenção do moedor de carne envolve apenas uma limpeza periódica e a troca de facas e cruzetas desgastadas. 

A substituição desses componentes não requer grandes investimentos e pode ser feita facilmente por um profissional capacitado na operação da máquina de moer carne. 

Um ponto de atenção com relação à troca é que, caso o aparelho seja alimentado por uma fonte de energia, é necessário desconectá-la. 

Essa medida ajuda a evitar acidentes durante o processo, que poderiam ser causados pela ativação inadequada do moedor.

Vale citar que a conservação do moedor de carne se torna ainda mais bem-sucedida quando se armazena o equipamento em locais apropriados, preferencialmente limpos e longe de produtos químicos. 

Toda a facilidade para manter o moedor só é possível graças ao fato do equipamento ser fabricado com materiais muito resistentes, como o aço inox, que raramente sofre corrosão. 

Além disso, essa matéria-prima torna o trabalho com carnes e outros produtos alimentícios muito mais higiênico, uma vez que não acumula resíduos que poderiam comprometer a qualidade das mercadorias processadas.

Realize processos de moagem muito mais seguros e eficientes com os moedores comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. 

Solicite um orçamento em nossa plataforma para conhecer catálogos e conversar diretamente com especialistas.

E se precisar de mais informações sobre o moedor de carne, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Moedor De Carne

O moedor de carne é perfeito para trabalhar com matérias-primas derivadas de bois, porcos e aves. 

O equipamento apresenta grande robustez e potência, e pode ser encontrado em modelos destinados a grandes indústrias e estabelecimentos comerciais ou até mesmo para produções caseiras. 

Sua operação é bem simples e, dependendo do ambiente de utilização, requer apenas o uso de um equipamento de proteção individual (EPI): o avental de açougueiro. 

Ficou interessado na máquina de moer carne? Faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens oferecidas por nossa plataforma!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação