Buscas relacionadas:

motor elétrico trifásico

Usados em quase todo tipo de máquinas e aparelhos eletrônicos, os motores elétricos trifásicos fazem parte de nosso dia a dia, mesmo que a gente não se dê conta disso.

Seja em nossa casa, através de eletrodomésticos, até as grandes indústrias, esses motores operam diretamente na transformação de energia elétrica em mecânica.

Indispensável em nosso cotidiano, esses dispositivos concedem vida por meio de campos magnéticos, possuindo inúmeras possibilidades para seu uso. Apesar de ter estruturas simples, essas máquinas dispõem de grande tecnologia.

Continue lendo e conheça mais sobre essa ferramenta e quais são as suas vantagens para a indústria!

  • O que são e como funcionam os motores elétricos trifásicos?
  • As vantagens de utilizar o motor trifásico
  • Tipos de motores elétricos de corrente alternada
  • Conclusão

O que são e como funcionam os motores elétricos trifásicos?

O motor elétrico trifásico possui em sua estrutura dois campos magnéticos girantes que por sua vez é composto por um rotor (item móvel do motor), um estator (item fixo) além do entreferro (onde ocorre a conversão eletromecânica).

Para funcionar, o estator começa a conduzir e transformar a energia elétrica em mecânica. E, ao girar em torno de seu próprio eixo, o rotor gera o movimento de rotação e energia criada pela força dos campos magnéticos.

Um motor elétrico trifásico não necessita de altos gastos com manutenção, montagem e fabricação. Isso se dá porque sua configuração é simples e de fácil entendimento.

Esses motores, em especial os assíncronos, trabalham em diferentes velocidades e potências. Entre elas: 220V, 380V, 440V ou 760V e frequência de 50 e 60 Hz.

As vantagens de utilizar o motor trifásico

Os motores elétricos trifásicos possuem grande potência e proporcionam uma excelente experiência para aqueles que precisam de máxima força. No mercado, existem diversos tipos dessa máquina, ideal para qualquer objetivo.

Uma das maiores vantagens do motor de indução trifásico, é justamente o baixo consumo de energia, principalmente se comparado ao monofásico. Isso porque seu sistema é composto por quatro fios: R, T, S e o cabo neutro.

Essas máquinas também são mais compactas e leves, sendo ideais para locais que não possuem tanto espaço, ou se precisarem ser constantemente movidas de um ambiente para outro.

Tipos de motores elétricos de corrente alternada

Por ser ferramenta bastante utilizada em diversos setores, os motores de corrente alternada possuem uma gama diversificada de opções, cada uma com um objetivo.

Motores de corrente alternada (CA)

Esses motores são classificados como síncronos e assíncronos, além de monofásico ou trifásico. Como diferenças estão a velocidade do giro, em um motor síncrono a velocidade é constante.

É importante ressaltar que, para dar partida em um motor síncrono é necessário o uso de outro motor, que pode ser de corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC).

Motores de corrente alternada: Monofásicos

Esse tipo de motor funciona através de um condutor de fase. Em geral, eles são utilizados quando não tem uma rede trifásica como opção de uso, por esse motivo é mais comum ser vista em locais domésticos e comerciais.

Motores de corrente alternada: Trifásicos

Também conhecido como motor de indução, o motor de corrente trifásico é o mais escolhido pelo seu baixo custo em manutenção e montagem.

Eles funcionam através de um campo magnético rotativo, que é uma tensão alternada aplicada ao estator do motor. Esse tipo de motor é mais utilizado nas indústrias para esteiras rolantes, fresas entre outros.

Motores de corrente alternada: Síncronos

Esse motor gira em uma velocidade constante, sem depender de variação de cargas. Conhecida como velocidade síncrona, esse tipo de giro ocorre pois o campo magnético girante depende diretamente da frequência de rede alternada.

Além desses que citamos, existem alguns outros tipos de motores disponíveis na indústria, são eles:

  • Motor Dahlander;
  • Motores de corrente contínua (CC);
  • Servo motor;
  • Motor brushless;
  • Motor de passo;
  • Motor Universal (CA e CC).

Ver maisVer menos

motor elétrico trifásico

Em nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho, os motores marcam presença e nos concedem diversas saídas tecnológicas e inovadoras para qualquer problema que apareça.

No mercado, sua variedade é extensa para escolhermos aquela que melhor atende nossas necessidades. Invista em um motor de qualidade e veja seu negócio expandir com eficiência.

Não esqueça de analisar o seu tipo de negócio e escolher a máquina ideal. Com a manutenção correta ela terá uma vida longa e poderá trazer ótimos benefícios.

Agora que você conhece a variedade de motores elétricos, visite o site do Soluções Industriais e aprenda sobre diversas máquinas industriais. 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação