Painel solar para ar condicionado

O painel solar para ar condicionado é uma alternativa para aproveitar os benefícios do equipamento sem aumentar drasticamente os custos com energia elétrica. Isso porque a instalação permite a captação e transformação dos raios luminosos em correntes elétricas. Quer saber mais sobre como funciona e as vantagens do sistema? Então, navegue pelos tópicos abaixo!

  • Como funciona um painel solar para ar condicionado?
  • Benefícios de usar um ar condicionado com energia solar
  • Características técnicas da placa solar para ar condicionado
  • Modelos energia solar para ar condicionado

Como funciona um painel solar para ar condicionado?

O painel solar para ar condicionado funciona como qualquer outro tipo de sistema fotovoltaico, ou seja, por meio da transformação dos raios solares. 

Explicando com mais detalhes, a placa solar para ar condicionado é instalada no ambiente externo, onde existe a incidência da luz solar.

A partir da captação da mesma, é gerada uma corrente contínua, que passará pela mudança para corrente alternada com o apoio de um inversor para ar condicionado

É importante ressaltar que entre as etapas de inversão é comum que haja um disjuntor solar, a fim de gerar proteção contra curtos-circuitos. 

Após realizar o processo tradicional de transformação, a energia gerada a partir do sistema de painel solar para ar condicionado pode ser distribuída. 

Todavia, é indispensável citar que a eficiência energética do projeto irá depender da qualidade da instalação. 

Dessa forma, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas para realizar a instalação do sistema. 

Para isso, é necessário realizar um estudo detalhado sobre o consumo de energia, identificando os gastos com o aparelho de climatização.

Um profissional experiente deverá analisar as informações coletadas, definindo a melhor placa de energia solar para ar condicionado de acordo com cada necessidade. 

Benefícios de usar um ar condicionado com energia solar

Embora o valor do investimento para a instalação do painel solar para ar condicionado seja alto, o projeto destaca- se por garantir muitos benefícios, especialmente a médio e longo prazo. 

Para atender as demandas de climatização, o ar condicionado costuma apresentar um consumo energético muito alto, gerando um aumento significativo na conta de luz. 

Com a instalação da placa solar ar condicionado, é possível reduzir os gastos mesmo utilizando o aparelho, visto que o abastecimento não dependerá exclusivamente da distribuição feita pelas concessionárias.

Vale citar que a energia solar advém totalmente da natureza, fazendo com que um outro benefício da instalação seja a sustentabilidade. 

Em outras palavras, o painel solar para ar condicionado surge como uma alternativa renovável e limpa, não gerando poluição.

Ao ler “placa solar para ar condicionado”, é comum que muitas pessoas acreditem que o sistema é voltado apenas para abastecer o aparelho, mas não é assim! 

A partir da instalação de um sistema fotovoltaico otimizado, o contratante consegue utilizar a energia para abastecer toda a propriedade. 

Para concluir os benefícios, é importante citar que o painel solar para ar condicionado gera mais valorização para o imóvel, aumentando seu preço de mercado. 

Características técnicas da placa solar para ar condicionado

Em uma visão geral, o painel solar para ar condicionado é desenvolvido por meio de células fotovoltaicas, que devem ser interligadas em série. 

Normalmente, a placa solar para ar condicionado costuma ser de silício, com características mono ou policristalino. 

Não só isso, é válido dizer que elas podem ser instaladas tanto no telhado quanto no chão, a partir de suportes metálicos aparafusados, bem como ser dispostas em automóveis. 

Quando o assunto envolve as características técnicas do sistema, é necessário destacar a importância dos cabos para placa solar, que permite a conexão e condução da corrente. 

Além dele, um outro elemento fundamental no sistema de painel solar para ar condicionado é o regulador de tensão, que serve como um controlador de carga. 

Modelos energia solar para ar condicionado

No mercado, existem três modelos tradicionais de painel solar para ar condicionado: o on-grid (conectado à rede), o off-grid (autônomo) e o híbrido. 

Explicando brevemente cada um, o sistema on-grid é aquele em que a energia gerada é “colocada” diretamente na rede de distribuição elétrica. 

Por outro lado, a placa solar para ar condicionado off-grid atua por meio do abastecimento em baterias, ou seja, de modo independente à rede. 

Vale ressaltar que o sistema on-grid costuma operar em dias e períodos que possuem a incidência dos raios, enquanto o off-grid assegura autossuficiência, podendo ser utilizada em qualquer momento. 

Ao tratar do painel utilizado para operar um ar condicionado híbrido, é comum que as características de ambos os sistemas sejam combinadas. 

Quer saber mais informações sobre a placa solar para ar condicionado e suas aplicações? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire todas as suas dúvidas com especialistas no ramo!

Ver maisVer menos

Painel solar para ar condicionado

O painel solar para ar condicionado consiste em um sistema que transforma energia solar em elétrica, permitindo o abastecimento do aparelho de climatização e de vários outros equipamentos eletroeletrônicos. 

Para que seja possível atingir a eficiência energética necessária, é importante que uma empresa especializada em painel solar seja contratada para desenvolver o projeto e a instalação. 

No Soluções Industriais, você encontrará os melhores fornecedores e prestadores de serviços do segmento. Solicite um orçamento sem compromisso e confira as melhores condições comerciais do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação