Buscas relacionadas:

Peneira Centrífuga

A peneira centrífuga é utilizada para separar partículas estranhas ou em suspensão de diferentes matérias-primas. O equipamento possui um potente rotor e lâminas muito afiadas, capazes de cortar em pequenos pedaços até mesmo materiais extremamente rígidos. Conheça melhor suas principais vantagens, características e modo de operação nos tópicos abaixo!

  • Qual a importância e para que serve a peneira centrífuga?
  • Processos operacionais possíveis com a peneira centrífuga 
  • Vantagens e características da peneira centrífuga
  • Modo de operação da peneira centrífuga
  • Como escolher a peneira centrífuga ideal?

Qual a importância e para que serve a peneira centrífuga? 

A peneira centrífuga é utilizada principalmente para separar partículas sólidas estranhas, e em alguns casos líquidos, de pós ou grãos. 

Esse equipamento funciona com base no princípio da força centrífuga, que é gerada pela rotação do equipamento.

A operação da peneira centrífuga envolve a introdução do material a ser peneirado em um tambor ou cesto giratório. 

À medida que o tambor gira, a força centrífuga faz com que as partículas mais finas passem através dos orifícios da tela ou malha da peneira, enquanto as partículas maiores são retidas.

Essa separação é útil em diversas indústrias, como a farmacêutica, alimentícia, química, entre outras, onde a pureza e a uniformidade dos materiais são cruciais para o processo de produção. 

Vale mencionar ainda que o uso do aparelho é importante por dois motivos principais: garantir a qualidade final de produtos e proteger maquinários contra danos causados por matérias-primas de textura rígida.

Processos operacionais possíveis com a peneira centrífuga 

A peneira centrífuga é usada principalmente em processos de separação de partículas, condicionamento e peneiração de segurança. 

Explicando brevemente cada um, o primeiro consiste em reter partículas maiores do que o desejado nas linhas de produção. 

Isso faz total diferença para eliminar riscos aos consumidores finais, o que é especialmente crucial em setores como o alimentício e farmacêutico. 

Por sua vez, o condicionamento nada mais é do que o ato de garantir uma densidade visualmente mais favorável a determinado produto.

O procedimento pode ser realizado antes da fabricação ou assim que a mercadoria fica pronta para embalagem. 

Para concluir, a peneiração de segurança remove partes de matérias-primas que poderiam trazer danos às máquinas ou afetar a qualidade de um produto a ser envasado.

Modo de operação da peneira centrífuga 

O funcionamento de uma peneira centrífuga pode ser facilmente compreendido ao conhecer os principais componentes do equipamento. 

Resumidamente, essas peneiras são formadas por um rotor equipado com lâminas extremamente afiadas. 

Assim que um conteúdo é inserido no acesso de entrada, o rotor começa a produzir rotações constantes e em altíssimas velocidades.  

Isso faz com que as lâminas tenham força para quebrar até mesmo sólidos muito rígidos em pequenos pedaços. 

O resultado é a formação de partículas com o tamanho desejado pelo operador passando pela peneira, e a retenção do material que se deseja eliminar.

O conteúdo a ser descartado é então encaminhado com total segurança para a saída da peneira. 

Qual a principal diferença entre a peneira centrífuga e a estática? 

A principal diferença entre uma peneira centrífuga e uma peneira estática consiste justamente em seu modo de operação. 

Enquanto o primeiro equipamento funciona pela rotação de um cilindro ou cone, o segundo não possui partes móveis ativas.

Basicamente, as peneiras estáticas são abastecidas com o material e retêm as partes sólidas na chapa perfurada, deixando apenas o líquido passar. 

Vantagens e características da peneira centrífuga 

As principais vantagens e características da peneira centrífuga industrial estão destacadas na listagem a seguir: 

  • Vedação: o equipamento possui peças de vedação muito eficazes, que evitam vazamentos e contaminações das matérias-primas por agentes externos;
  • Operação silenciosa: a separação de materiais em uma peneira centrífuga é feita de maneira silenciosa e sem vibrações intensas; 
  • Flexibilidade: é possível substituir a tela desse aparelho rapidamente, algo essencial para segmentos que lidam com processamentos de partículas sólidas de diferentes tamanhos;
  • Fácil manutenção: processos de limpeza e eventuais reparos na peneira centrífuga são realizados sem grandes dificuldades. Além disso, a necessidade de manutenções constantes é algo incomum nesses equipamentos; 
  • Alta produtividade: a capacidade de separar muitos materiais em pouco tempo é um dos pontos fortes dessas peneiras; 
  • Trabalho contínuo: se bem conservado, o equipamento pode operar por longos períodos ininterruptamente; 
  • Baixo consumo de eletricidade: as peneiras centrífugas são conhecidas por não demandarem um alto consumo de energia nas operações. 

Além disso, a capacidade da peneira de ajustar a velocidade e outras variáveis durante a operação oferece um controle preciso sobre o processo de separação.

Como escolher a peneira centrífuga ideal? 

No momento da aquisição, é preciso se atentar ao nível de produtividade da peneira centrífuga, inclusive considerando eventuais tempos de parada. 

Em indústrias que lidam com grandes volumes de material, por exemplo, o ideal é ter peneiras que demandam intervalos ainda mais curtos que os modelos convencionais. 

Outro aspecto importante é o quanto uma peneira permite ajustes de configurações e trocas de telas. Isso é essencial em organizações que lidam com matérias-primas de diferentes texturas e dimensões.  

Além disso, a durabilidade e resistência dos materiais utilizados na construção da peneira centrífuga são fatores cruciais a serem considerados. 

Optar por materiais de alta qualidade pode garantir uma vida útil mais longa do equipamento, reduzindo custos com manutenção e substituição.

Caso haja alguma dúvida durante a seleção, o recomendado é sempre consultar especialistas, como os parceiros do Soluções Industriais. 

Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma e encontre peneiras centrífugas de alto desempenho! 

E caso deseje mais informações sobre a estrutura, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Peneira Centrífuga

A peneira centrífuga é um equipamento versátil e eficaz quando se trata de separar partículas sólidas estranhas de diferentes matérias-primas. 

Assim como uma peneira estática e outras estruturas de alto desempenho, o equipamento é construído com materiais resistentes contra os mais diversos danos. 

Isso faz com que ele possa operar com precisão e eficiência na separação de partículas, inclusive as mais finas. 

Ficou interessado? Faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens oferecidas por nossa plataforma B2B! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação