Buscas relacionadas:

Piso epóxi

Quando começamos o projeto de uma casa, ou de uma reforma, e pensamos em piso, logo vem à mente a praticidade na hora de realizar a limpeza e manutenção desses ambientes.

Pode parecer trabalhoso e difícil encontrar alguma saída que resolva esses problemas, porém com o material certo é possível investir em um acabamento bonito e que facilite o dia a dia.

Com os instrumentos corretos, conseguimos investir em qualidade e economizar em manutenção e troca, além de possuir um ambiente moderno e cheio de personalidade.

Quer saber o que é piso epóxi e quais seus benefícios? Continue lendo esse artigo.

  • O que é um piso epóxi?
  • Principais vantagens em pisos epóxi
  • Onde o piso epóxi pode ser usado?
  • Como aplicar epóxi em piso?
  • Manutenção do piso epóxi
  • Durabilidade de um piso epóxi
  • A diferença entre piso epóxi e poliuretano
  • Atenção na hora de aplicar o epóxi impacta na qualidade do resultado
  • Conclusão

O que é um piso epóxi?

O piso epóxi é um revestimento ideal para construções e reformas de ambientes. Com esse tipo de material é possível moldar da melhor forma como ele será aplicado.

O epoxi para piso não necessita de ajuste de tamanho, sendo assim não é necessário a retirada do acabamento, o que faz com que ele não seja desperdiçado.

Também conhecido como “porcelanato líquido” existem atualmente no mercado, dois tipos de produto que podem ser utilizados em ambientes externos e internos.

A resina epóxi e a resina de poliuretano, apesar de semelhantes possuem métodos de aplicação diferentes. A resina epóxi é despejada sobre o piso e espalhada com um rodo, já a de poliuretano é aplicada com um rolo, como o de tinta.

Esse é um material altamente tecnológico que tem se popularizado a cada dia por conta de sua praticidade e estética. O piso de epóxi, se aplicado da maneira correta, fica brilhante e é altamente resistente.

Principais vantagens em pisos epóxi

Como comentamos anteriormente, esse material permite que a aplicação seja realizada de uma forma com que não precise ser feita nenhuma retirada de acabamento.

Dessa forma, não é necessário aplicar grandes placas que precisam de cortes para caber em locais mais estreitos. Sendo assim, o epóxi para piso não é desperdiçado, gerando economia para quem o utiliza.

Esse revestimento aumenta a resistência do piso, principalmente em ambiente industrial, que sofre com o desgaste causado por transporte de materiais pesados e processos químicos.

Outra grande vantagem é na hora da limpeza dos ambientes que aplicam o porcelanato líquido. Pisos que utilizam revestimento epóxi são mais resistentes a manchas, por exemplo.

A aplicação do porcelanato epóxi é rápida e não necessita de grandes interrupções, o que é perfeito para quem está realizando uma reforma e não quer gastar muito tempo.

Esse material também é ideal para quem deseja um toque especial em seu ambiente. A pintura epóxi piso possui uma cartela variada de cores que combinam com qualquer local.

Alguns outros benéficos da utilização do porcelanato líquido são:

  • Cobertura de defeitos que o piso possa ter sofrido;
  • Resistente a manchas de óleo e água;
  • Requer pouca manutenção;
  • Aumenta a claridade em áreas internas.

Onde o piso epóxi pode ser usado?

Esse material pode ser usado sobre concreto, madeira, azulejo e praticamente todos os pisos industriais e comerciais que são comuns hoje em dia.

Alguns locais mais utilizados são em áreas de produção e em qualquer tipo de indústria, isso porque o piso epóxi possui acabamento liso, o que facilita no transporte de cargas.

Por conta disso, também é ideal para ambientes hospitalares e residências de pessoas que possuem alergias. Por não precisar de rejuntes e juntas o revestimento diminui a proliferação de microrganismos.

Laboratórios, cozinhas, comércios e oficinas também são locais ideais para a aplicação de revestimento epóxi. Assim como ambientes de grande movimentação como estacionamento interno, quadras poliesportivas e shoppings.

Como aplicar epóxi em piso?

Para que seja aplicado não é necessário retirar o revestimento anterior, porém é necessário que seja verificado se houve alguma contaminação ou se há peças soltas, pois isso pode prejudicar a aplicação do piso epóxi.

É importante ressaltar que, esse material não deve ser aplicado sobre madeira e carpete, nesse caso é importante remover o revestimento e depois colocar o porcelanato líquido.

Caso seja necessário corrigir alguma irregularidade, deve-se passar o rejunte epóxi e depois lixá-lo, para um acabamento liso. É recomendado utilizar também uma polidora de pisos para um acabamento brilhante.

No momento de sua aplicação é importante que a mistura esteja uniforme para que não haja má formação e trechos que fiquem pegajosos, com manchas ou pontos irregulares.

Por fim, lembre-se de utilizar um rolo quebra bolhas para que as concentrações de ar formadas na aplicação sejam eliminadas. Depois desses processos é necessário aguardar 48 horas para que se possa utilizar a superfície. 

Manutenção e durabilidade do piso epóxi

A durabilidade desse material é de 10 anos e uma forma eficaz de aumentar seu tempo de vida é através de uma limpeza bem realizada e estar sempre atento à manutenção.

Algumas dicas para que seu piso dure por mais tempo:

  • Utilize cera automotiva para encerar;
  • Utilize adesivo de feltro sob os pés de sofás, cadeiras e mesas;
  • Evite queda de objetos pontiagudos;
  • Limpe com pano umedecido com água, sabão neutro e água sanitária.

A diferença entre piso epóxi e poliuretano

Como citamos anteriormente, existem duas opções para esse tipo de revestimento.

É importante ressaltar que elas se diferenciam pelo local em que podem ser utilizadas e pela forma que são aplicadas.

Piso epóxi

Essa é uma opção que possui maior resistência a produtos químicos, porém é sensível à exposição da luz. Por esse motivo é o mais indicado para ambientes internos.

Já no visual, o piso epóxi possui uma estética como a de granito ou mármore, ideal para quem busca elegância.

Piso poliuretano 

Ideal para garagens, clínicas e indústrias, o piso poliuretano é resistente a desgastes, choques térmicos e possui proteção UV.

Ele é um piso impermeabilizante, o que concede proteção, durabilidade e é resistente a produtos químicos.

Atenção na hora de aplicar o epóxi impacta na qualidade do resultado

A aplicação é parte fundamental na hora de aderir ao uso do porcelanato líquido na sua construção ou reforma.

Adesivos epóxi, catalisador para tinta epóxi, cola epóxi resina e misturador de resina epóxi são apenas algumas opções para adotar na hora de utilizar esse revestimento.

Utilize o quebra bolhas para garantir um resultado liso e sem defeitos, dessa forma você terá um piso bem assentado e com boa aparência.

Ver maisVer menos

Piso epóxi

São inúmeras as vantagens de adotar o piso epóxi em sua residência ou comércio. Esse é um revestimento moderno, tecnológico e elegante, perfeito para todos os momentos.

Sua fácil limpeza e manutenção concedem um dia a dia prático e sem grandes segredos. Além de um ambiente bem iluminado e com diminuição da proliferação de microrganismos.

Invista no porcelanato líquido e veja o local ganhar ainda mais personalidade com todas as possibilidades de cores que a pintura epoxi piso tem a oferecer.

Agora que você conhece o piso epóxi e todas suas vantagens, confira no Soluções Industriais as melhores dicas do mercado e faça sua cotação!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação