1. Home
  2. Plataforma B2B

Entenda como funciona uma plataforma B2B e saiba qual a sua importância para o crescimento da indústria


Uma plataforma B2B é um shopping virtual em que empresas de diversos segmentos comercializam seus produtos entre si. Esse tipo de ferramenta pode aumentar as vendas do seu negócio, trazendo mais clientes e aquecendo o mercado industrial. Saiba mais!

Você sabe o que é B2B?

A sigla vem do termo em inglês business to business, ou seja, de empresa para empresa.

O conceito foi criado com a intenção de definir as transações realizadas na internet entre empresas, ou seja, sem a participação do consumidor final.

Esse modelo de negócio é tão lucrativo que nos Estados Unidos, por exemplo, foi capaz de gerar 889 bilhões de dólares em 2017, segundo a Forrester Research.

Por causa desse tipo de estatística, o investimento no segmento B2B tem crescido cada vez mais, aproximando empresas de diversos segmentos e fortalecendo a indústria.

E aí, quer saber como funciona esse mercado e conhecer as vantagens de fazer parte dele?

Então confira os tópicos que iremos abordar e saiba tudo sobre plataforma B2B!

Saiba o que é uma plataforma B2B

Uma plataforma B2B é uma espécie de loja online onde empresas vendem seus produtos a outras empresas.

Ou seja, uma empresa de determinado ramo procura um fornecedor do produto que precisa e finaliza a compra.

Esse modelo de negócio beneficia toda a indústria, pois ao comprar produtos de um comércio eletrônico focado no público B2B, você está fazendo o mercado e, principalmente, o seu segmento rodar.

Isso porque, diferente do mercado B2C, o foco do B2B são as necessidades da indústria e não o desejo do consumidor comum.

Dessa forma, ao comprar de uma plataforma B2B, você não só estimula o seu próprio crescimento, mas também ganha um possível parceiro no mercado.

Outra vantagem desse modelo de negócios é que, muitas vezes, as compras são grandes, pois visam a preencher o estoque de uma determinada empresa.

Com isso, uma plataforma B2B tem mais facilidade para encontrar clientes fiéis e capazes de gerar maior lucro.

Além disso, como esse tipo de comércio funciona na internet, as compras são realizadas com mais praticidade, otimizando o tempo das empresas.

Viu como é vantajoso investir no mercado B2B?

Então descubra agora como funciona esse tipo de comércio eletrônico!

Faça parte do Soluções Industriais

Como já te explicamos, uma plataforma B2B é uma loja online onde fornecedor e empresas se encontram com o objetivo de fechar negócios lucrativos a ambos.

Para essas transações acontecerem, diversos marketplaces oferecem produtos focados no público B2B.

Os marketplaces são um tipo de plataforma de vendas online que funcionam como verdadeiros shoppings virtuais, oferecendo mercadorias de diversas marcas em um mesmo local.

Para termos um exemplo mais concreto do funcionamento desse tipo de plataforma, vamos usar o seguinte exemplo:

Você tem um restaurante e precisa comprar fogões industriais novos. Para isso, você vai ao Google e joga o termo “fogão industrial”.

Depois de escolher o melhor fornecedor e o produto mais adequado a sua necessidade, você se cadastra nessa plataforma de vendas online, insere suas informações de pagamento e conclui a compra.

Ou seja, uma plataforma eletrônica B2B funciona de forma parecida com um e-commerce comum, porém o destino do produto não é o consumidor final, e sim outras empresas.

Depois de te explicar o funcionamento desse tipo de plataforma, vamos te apresentar um dos principais cases de sucesso do mercado. Confira!

Chega de exemplo e de aula teórica! Agora vamos te mostrar na prática um exemplo de plataforma B2B de sucesso.

Trata-se do Soluções Industriais, plataforma focada em melhorar o contato entre fornecedores e empresas do mercado industrial.

O portal oferece a possibilidade de diversas empresas possuírem sua própria loja online e atende a diversos segmentos.

Para te explicar melhor como funciona a ferramenta, separamos suas três principais vantagens. Confira:

1. Solicitação de orçamento

A ferramenta funciona de forma simples: você expõe todos os seus produtos ou serviços no Soluções Industriais e ganha uma página para cada um deles.

Quando o seu cliente acessar um de seus produtos, em vez de fechar a transação por ali, ele solicita um orçamento.

Solicitação de orçamento

A vantagem disso é que você mesmo pode entrar em contato com cada cliente, passando mais detalhes sobre suas mercadorias e estreitando sua relação com eles.

O portal ainda oferece ao seu cliente os contatos da sua empresa, caso ele queira entrar em contato diretamente com você.

2. Posicionamento no Google

Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que os seus produtos terão mais probabilidade de aparecer no Google, pois os conteúdos de descrição de cada um deles serão feitos com o objetivo de posicioná-los nos buscadores online.

Dessa forma, quando seu cliente procurar pelo nome de um produto oferecido por você, são grandes as chances dele encontrar sua empresa por meio do Soluções Industriais.

3. Forte atuação em outras redes

Além de ser uma plataforma B2B, o Soluções Industriais se destaca por propagar os conteúdos das empresas cadastradas no portal a um grande número de pessoas.

Isso porque a empresa trabalha com 60 redes sociais, divulgando seus produtos e serviços em todas elas e aumentando suas possibilidades de vendas.

Para esse tipo de trabalho, o Soluções conta com uma equipe especializada e composta por redatores e profissionais de social media.

Viu como o Soluções Industriais pode ser a plataforma B2B ideal para a sua empresa?

Então acompanhe nosso blog e saiba ainda mais sobre como vender produtos pela internet!

Faça parte do Soluções Industriais