porcas sextavadas

As porcas sextavadas são utilizadas para fixação mecânica, pois servem para aplicar a pressão necessária para criar uma conexão segura e resistente entre duas partes, e para deslocamento. Por isso, é comum encontrá-las em áreas de produção de máquinas, veículos e construção civil. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre as vantagens dos componentes!

  • O que são porcas sextavadas?
  • Vantagens das porcas sextavadas
  • Aplicações das porcas sextavadas
  • Tipos de porcas sextavadas
Porca sextavada Porcas sextavadas

O que são porcas sextavadas?

As porcas sextavadas são acessórios muito versáteis, que podem ser utilizados tanto para fixação quanto deslocamento, no segundo caso, o movimento é feito por um parafuso especial.

Como o próprio nome sugere, a também chamada porca hexagonal caracteriza-se por apresentar seis faces e podem atuar em conjunto com parafusos ou barras roscadas. 

É importante destacar que a porca sextavada é fabricada com uma série de matérias-primas, sendo o aço carbono, o aço inoxidável, o latão, o alumínio e o bronze as principais. 

Quando destinado apenas para aperto, o acessório garante estabilidade da instalação, pois evita que a porca afrouxe e a estrutura caia. 

Já quando é utilizada para movimento, as porcas sextavadas são normalmente colocadas no final de um eixo, a fim de suportar altas cargas e vibrações. 

Vantagens das porcas sextavadas

As porcas sextavadas são um dos modelos mais populares do mercado por apresentarem várias vantagens, que asseguram uma excelente relação custo-benefício. 

Por exemplo, a porca sextavada pode ser encontrada em várias opções de tamanhos e materiais, fazendo com que ela se adapte a várias necessidades. 

O componente também é facilmente apertado ou solto, tarefa que pode ser feita manualmente ou com o apoio de alguma ferramenta simples. Entre as principais, são encontradas: 

  • Chaves de soquete
  • Chaves de boca;
  • Chaves inglesas;
  • Chaves de torque;
  • Chaves de catraca;
  • Entre outras. 

É interessante destacar que alguns desses modelos podem vir acompanhados de acessórios especiais, como a extensão para soquete e o soquete magnético, ideais para apertos em locais de difícil acesso.

Uma outra vantagem das porcas sextavadas é o fato de permitirem muitas vezes uma distribuição uniforme da carga sobre a superfície. 

Esta característica faz com que a porca sextavada ajude a reduzir danos e deformações na peça, bem como no sistema em que ela está inserida. 

Por ser desenvolvida com materiais de alta resistência, o componente também é capaz de suportar elevados pesos sem riscos de desfixar. 

As porcas sextavadas ainda podem ser retiradas de uma aplicação e colocadas em outras com a mesma segurança e confiabilidade. 

Aplicações das porcas sextavadas

As porcas sextavadas costumam ser destinadas para várias aplicações, como máquinas, equipamentos e estruturas. 

Destacando com mais detalhes e por segmentos, a indústria automotiva utiliza os acessórios para fixação de motores, rodas, chassis e suspensões. 

Sem sair da produção de meios de transportes, a indústria aeronáutica une componentes críticos de aviões e helicópteros, como a fuselagem e as asas, com a porca sextavada.  

Já no setor naval, as porcas sextavadas são ideais para prender hélices, eixos, mastros, dentre outras partes de embarcações. 

A porca sextavada também é muito comum em veículos industriais e agrícolas, como empilhadeiras, tratores, guindastes e escavadeiras. 

Na construção civil, o componente é colocado para fincar elementos estruturais de edifícios, como vigas, colunas, perfis metálicos e parafusos de ancoragem.

Além de todos esses segmentos, as porcas sextavadas podem ser utilizadas na indústria de mineração, ferroviária, petrolífera, papel e celulose, telecomunicações, entre várias outras. 

Tipos de porcas sextavadas

Para que as porcas sextadas possam ser utilizadas em todas as aplicações citadas, elas são comercializadas em diversos modelos. 

A seguir, serão destacados os principais tipos de porcas sextavadas

  • Porca comum: é o modelo padrão do acessório, ou seja, que apresenta os seis lados convencionais e um furo no meio;
  • Porca pesada: é uma versão mais resistente da porca sextavada comum, sendo projetada para suportar cargas maiores; 
  • Porca travante (nylon): é o modelo com um inserto de nylon, que é utilizado em sistemas com problemas de vibrações ou choques;
  • Porca baixa: é uma versão com altura reduzida comparada à comum, geralmente aplicada em espaços limitados; 
    • Sextavada baixa com nylon: mistura as características das duas últimas porcas sextavadas
  • Porca borboleta: é o modelo que possui duas “asas”, que possibilitam e facilitam o processo de aperto manual;
  • Porca flangeada: é uma versão com uma arruela embutida em uma flange, o que aumenta a área de contato entre a porca e a superfície; 
  • Porca calota: é o modelo de porca sextavada que possui uma cabeça fechada, tornando-a ideal para acabamentos; 
  • Porca de acoplamento: é uma versão com estrutura longa, destinada para conectar principalmente barras roscadas.

É importante ressaltar que ainda existem diversos outros modelos de porcas sextavadas, como as de garra, torque, castelo com coroa, castelo sem coroa, dentre diversas outras. 

Por esse motivo, no momento da aquisição, é essencial contar com o apoio de especialistas no segmento, que irão orientar na escolha da alternativa mais compatível com a aplicação.

Além de fornecerem informações relevantes sobre o acessório hexagonal, especialistas também são capazes de ajudar com detalhes de outros modelos, como a porca gaiola e a quadrada. 

Quer saber onde encontrar os melhores fornecedores de porca sextavada do mercado? Então, solicite um orçamento no Soluções Industriais e aproveite produtos de elevada qualidade!

Mas se quiser mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página! 
 

Ver maisVer menos

porcas sextavadas

As porcas sextavadas são fixadores mecânicos de alta eficiência, que podem ser encontrados em máquinas, equipamentos e estruturas diversas. 

Apesar de muito popular, o modelo não é a única opção de fixação, visto que também existe a porca gaiola, porca cega, porca quadrada, dentre outras. 

No Soluções Industriais, você encontrará o que existe de melhor no mercado de fixadores mecânicos. Solicite um orçamento e descubra mais informações! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação