Buscas relacionadas:

Quadro De Incêndio

O quadro de incêndio serve para ativar automaticamente equipamentos de segurança, como bombas de incêndio e sirenes, caso focos de chamas sejam identificados. A instalação desse tipo de painel elétrico assegura um menor tempo de resposta em emergências, aumenta as chances de controle do fogo e possibilita a evacuação rápida da área. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve um quadro de incêndio?
  • Como funciona o quadro de incêndio?
  • Características de um quadro de incêndio
  • A importância da manutenção do quadro de incêndio

O que é e para que serve um quadro de incêndio?

O quadro de incêndio é um painel elétrico que reúne os controles de um sistema de alarme e combate a incêndio.  

Esse item possibilita que equipamentos de segurança, como detectores de fumaça, sirenes e bombas d'água, sejam acionados automaticamente em caso de emergência.

Além disso, o quadro de comando para incêndio é responsável por manter a rede do sistema de água pressurizada de forma ininterrupta, característica essencial para deter o avanço das chamas e assegurar mais tempo para a evacuação do prédio.

Para cumprir tal função com eficácia, o quadro de incêndio monitora o sistema o tempo inteiro e, assim que nota uma queda na pressão d’água, corrige o problema imediatamente.  

Vale ressaltar que a presença de um painel de incêndio é fundamental para manter um ambiente com grande tráfego de pessoas seguro, mas outros componentes também são requeridos.  

É o caso do extintor de incêndio e do abrigo de hidrante, dois elementos obrigatórios em diversos locais.

Como funciona o quadro de incêndio?

O quadro de incêndio é dividido em várias zonas de detecção, que correspondem a diferentes áreas do edifício. 

Cada zona pode conter um ou mais dispositivos de detecção, como detectores de fumaça, detectores de calor ou acionadores manuais.

Quando um incêndio é identificado em uma determinada área, o painel aciona um alarme sonoro e/ou visual para alertar as pessoas no edifício, a fim de iniciar o processo de evacuação.

Além de fornecer os alarmes, o quadro de incêndio pode ser projetado para ativar sistemas de supressão de incêndio, como as bombas d’água, responsáveis por fornecer os insumos para o funcionamento dos sprinklers, por exemplo.

Basicamente, ele aciona essas bombas por meio de chaves de partida. Normalmente, os equipamentos principais estão ligados a chaves do tipo “estrela” ou “triângulo”, enquanto o secundário é acionado por uma chave de partida direta.

Independentemente das formas de ativação dos dispositivos, eles desempenham um papel fundamental no combate a incêndios, pois ajudam a controlar, extinguir e prevenir a propagação do fogo.

É importante ter em mente que, embora a operação de um quadro de bomba de incêndio seja totalmente automatizada, também é possível fazer ajustes manuais nos controles do painel.

Além disso, é fácil encontrar diversos modelos de painéis no mercado, desde os mais simples, ou seja, para uma pequena sala, até os mais tecnológicos, capazes de monitorar várias construções simultaneamente.

Isso significa que o preço dos quadros varia bastante, e a escolha do melhor equipamento pode ser um pouco difícil para pessoas que não possuam o devido conhecimento técnico sobre sistemas de combate a incêndio.

Por isso, uma dica é sempre consultar um fornecedor especializado antes de fechar negócio, especialmente porque a instalação de um quadro de incêndio deve seguir a NBR n° 13714, estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Características de um quadro de incêndio

Existem diversas características de um quadro de incêndio que merecem ser destacadas, a começar pela resistência do equipamento.

Em geral, o equipamento é fabricado com materiais robustos, como o aço, que suportam fortes impactos acidentais e altas temperaturas. 

Mesmo que seja operado apenas por profissionais, o aparelho também se destaca por ser altamente intuitivo. 

Isso porque ele conta com um painel de controle central que exibe informações relevantes e objetivas sobre o sistema de detecção, como a localização do incêndio, os status dos detectores e dispositivos de alarme, e outras informações importantes.

Além disso, o quadro de incêndio costuma apresentar luzes em LED e sinalizações muito claras, que indicam se as bombas de água estão ligadas e com a pressão adequada.

A importância da manutenção do quadro de incêndio

Ao manter o quadro de incêndio em boas condições, os riscos de danos causados por incêndio são reduzidos significativamente. 

Caso ocorra uma situação emergencial, um quadro bem conservado e operacional permite uma resposta rápida e eficaz por parte dos bombeiros e dos ocupantes do local. 

Diante disso, não é exagero dizer que inspeções periódicas do quadro de incêndio são essenciais para salvar vidas e evitar prejuízos financeiros de grandes proporções. 

Além das questões relacionadas à segurança, manutenções adequadas no painel de incêndio ainda são exigidas pela legislação brasileira.

O descumprimento da medida resulta em sanções aplicadas pelo Corpo de Bombeiros e pode levar à cassação do AVCB, documento que atesta a legalidade de um sistema de combate a incêndio.

Ainda é possível que uma área seja interditada e seus administradores tenham que pagar multas caso o quadro de incêndio e demais equipamentos de segurança não estejam em conformidade com a lei. 

Proteja o seu patrimônio e garanta a segurança das pessoas que circulam pelo local com os quadros de incêndio dos parceiros do Soluções Industriais! 

Referência no mercado B2B, a plataforma reúne os melhores profissionais do segmento de prevenção e combate a incêndios em um só lugar. Solicite um orçamento e aproveite excelentes produtos e serviços. 

E caso também deseje mais informações sobre o item, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Quadro De Incêndio

O quadro de incêndio é um componente essencial na prevenção e combate à propagação de chamas. 

Esse tipo de painel é composto por comandos avançados, que ativam automaticamente bombas d’água, detectores de fumaça, sirenes e outros equipamentos de segurança, ajudando a alertar o Corpo de Bombeiros e promover uma evacuação eficaz dos ambientes.

Porém, apenas a presença de um painel de incêndio não é suficiente para estar em conformidade com a lei. Condomínios residenciais, empresas, indústrias e outros locais ainda devem possuir extintor de incêndio e abrigo de hidrante, por exemplo. 

Agora que você já sabe tudo sobre o quadro de incêndio, solicite seu orçamento no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação