Buscas relacionadas:

Regulador De Gás

O regulador de gás desempenha um papel fundamental no controle da pressão do gás distribuído a aparelhos domésticos e máquinas industriais, como fogões, aquecedores e caldeiras. Quer saber mais sobre as funções e o funcionamento desse item que proporciona segurança em residências, comércios e indústrias? Confira os tópicos abaixo e descubra detalhes!

  • O que é e para que serve um regulador de gás?
  • Como funciona um regulador de gás?
  • Cuidados importantes para a utilização correta do regulador de gás
  • Como fazer a instalação do regulador de gás?
REGULADOR DE GÁS

O que é e para que serve um regulador de gás?

O regulador de gás é essencial para garantir a segurança e o bom funcionamento de máquinas e sistemas que utilizam essa fonte de alimentação.

Também conhecido como válvula de gás ou registro para botijão de gás, o componente é responsável por controlar a pressão da substância, contribuindo para mantê-la em níveis adequados a cada aplicação.

Isso impede vazamentos de gás, sobrecargas e outros problemas que trariam riscos não apenas à integridade de dispositivos e tubulações ligadas a eles, mas também à saúde humana.

Por conta de sua importância, o regulador de gás está presente em residências, empresas, estabelecimentos comerciais e indústrias. 

Nesses ambientes, é comum conectá-lo a fogões, aquecedores de água, churrasqueiras, aparelhos de ar condicionado, caldeiras e muitos outros equipamentos por meio de um tubo flexível. 

Vantagens do regulador de gás

Além de ser um dispositivo de proteção indispensável, o regulador de gás oferece outras vantagens aos seus compradores.

Por exemplo, o registro botijão de gás é bastante resistente e durável, não demandando trocas ou manutenções frequentes.

Também vale destacar que a instalação do componente é prática e rápida, embora precise ser feita por uma pessoa com conhecimento no assunto.  

Outra vantagem do regulador de gás é sua capacidade de controlar o fluxo de gás de maneira eficiente, permitindo ajustes precisos de acordo com as necessidades do usuário. 

Isso possibilita um uso mais econômico e seguro do gás, uma vez que evita desperdícios e reduz o risco de vazamentos.

Devido às vantagens apresentadas, o registro para botijão de gás contribui até mesmo para a preservação do meio ambiente. 

Isso porque, com um controle adequado do fluxo da substância, há uma redução nas emissões de gases poluentes, o que resulta em um menor impacto ambiental.

Como funciona um regulador de gás?

O regulador de gás é composto por um eficaz sistema de abertura e fechamento, controlado automaticamente por uma válvula.

Ao ser aberta, a válvula permite a passagem da substância por um tubo que o leva até o equipamento ao qual está conectado.

Nesse momento, o regulador ajusta a pressão do gás, reduzindo-a em até 300 vezes quando comparada ao momento de saída do compartimento onde o recurso fica armazenado.

Em alguns sistemas, a regulação do gás é realizada em dois ou três estágios. Isso é necessário quando a pressão é muito mais alta do que o convencional e, portanto, não é possível diminuí-la diretamente no local de armazenamento.

Vale destacar que essas situações são mais frequentes em ambientes industriais. Em residências, a pressão costuma ser regulada dentro do próprio botijão.

Cuidados importantes para a utilização correta do regulador de gás

A fabricação de um regulador de gás é regulamentada pela NBR 8473, assim como os testes que devem ser realizados antes que o dispositivo chegue às lojas.

Portanto, nunca se deve adquirir um registro para botijão de gás sem o selo de certificação com o número da norma mencionada.

Depois que o regulador de gás for comprado, é importante atentar-se a alguns cuidados básicos para sua instalação e manutenção. 

Em primeiro lugar, o dispositivo precisa estar em uma área ventilada e protegida de condições adversas e do alcance de crianças e animais de estimação.

Quando o gás não estiver sendo usado, é recomendado manter o registro fechado, principalmente se não houver ninguém no ambiente.

Por fim, o prazo de troca do regulador indicado pelo fabricante deve ser respeitado, mesmo que o item aparente estar em boas condições após o vencimento.

Como fazer a instalação do regulador de gás?

A instalação de um regulador de gás é dividida em três importantes passos, destacados na listagem a seguir:

  • Avaliação da área: É imprescindível evitar pontos muito próximos a fontes de calor que operem com chamas abertas e, principalmente, que armazenem produtos inflamáveis;
  • Cuidados básicos pré-instalação: É necessário interromper a distribuição de gás no momento de instalar o regulador no botijão;
  • Fixação na mangueira: O regulador de gás deve ser preso ao tubo por meio de abraçadeiras ou itens semelhantes. Para uma melhor fixação, recomenda-se utilizar chaves de fenda;
  • Fixação no botijão: O profissional responsável pelo serviço rosqueia a válvula com movimentos manuais para encaixar o dispositivo com precisão. Nesta etapa, não se deve utilizar ferramentas, a fim de preservar a integridade do registro. 

Após a instalação, é importante fazer um teste para identificar eventuais vazamentos no regulador.

Para isso, basta colocar espuma de sabão líquido ao redor da válvula, atividade que pode ser feita com o auxílio de uma esponja.

Caso haja o surgimento de bolhas, é sinal de que existe um vazamento e, consequentemente, a instalação precisa ser corrigida.

Agora que você já conhece detalhes sobre o que é, para que serve e como funciona o registro para botijão de gás, que tal conhecer os melhores fornecedores do produto do mercado nacional? 

No Soluções Industriais, você tem acesso a vários distribuidores de válvulas de gás para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Solicite um orçamento para entrar em contato, tirar dúvidas com especialistas e comparar preços com praticidade. 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Regulador De Gás

O regulador de gás é responsável por reduzir a pressão do gás que chega a fogões, aparelhos de ar condicionado, aquecedores e muitos outros equipamentos.

Conectado por meio de um tubo flexível, o componente consegue evitar sobrecargas, vazamentos e outros problemas, desde que instalado e mantido de maneira adequada.

No mercado, é possível encontrar o registro para botijão de gás em diferentes tamanhos e ajustes de pressão, adequando-se a aplicações residenciais, comerciais e industriais.

Quer encontrar o melhor regulador de gás para o seu sistema e ainda comparar preços com praticidade e segurança? Ao solicitar um orçamento no Soluções Industriais, você garante isso e muito mais. Aproveite! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação