Buscas relacionadas:

retífica centerless

A retífica centerless é uma ótima opção para indústrias que precisam produzir grandes quantidades de peças, como eixos, pinos, buchas e roletes, em um curto período. A máquina pode atuar com diversas matérias-primas, como metais, vidro, cerâmica e plástico. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre as vantagens e o funcionamento do equipamento!  

  • O que é e para que serve a retífica centerless?
  • Como funciona o processo de retificação em uma retífica centerless?
  • Vantagens de utilizar uma retífica centerless
  • A importância da manutenção de retífica centerless
Retifica centerless 

O que é e para que serve a retífica centerless?

A retífica centerless é uma máquina industrial utilizada na produção de peças de alta precisão em larga escala.

O equipamento garante procedimentos extremamente eficazes na retificação de acessórios como buchas, eixos, roletes, pinos, tubos e rolamentos.

Versátil, a retífica centerless atua com metais, plásticos e cerâmicas, produzindo produtos finais com diâmetros variados. 

As peças produzidas na retificadora centerless são usadas em sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos, entre outros, portanto, o serviço deve ser realizado apenas por profissionais qualificados. 

Isso porque qualquer imperfeição nos componentes pode fazer com que sua instalação e funcionamento sejam comprometidos, provocando danos ao equipamento em que estão inseridos. 

Em alguns casos, ainda pode ocorrer perdas na produtividade da indústria e, consequentemente, grandes prejuízos financeiros. 

Como funciona o processo de retificação em uma retífica centerless?

Diferentemente das retificadoras convencionais, a retífica centerless não utiliza um centro de fixação. 

Em vez disso, dois rolos, um de corte e outro de arraste, empurram a matéria-prima contra uma roda de retificação.

Em resumo, o primeiro passo para desenvolver o processo nessa retífica industrial é ajustar os rolos conforme a matéria-prima introduzida. 

Girando em alta velocidade, a roda de retificação remove o material excedente na superfície da peça formada, enquanto a mantém na posição ideal. 

Além disso, a inclinação da roda também é ajustada, a fim de se alinhar com o utensílio trabalhado e garantir a este o acabamento necessário. 

Por fim, o produto final é removido dos rolos e o próximo bloco de matéria-prima é inserido, repetindo o processo. 

Vantagens de utilizar uma retífica centerless

A retífica centerless apresenta muitas vantagens às indústrias que utilizam o maquinário para a produção de peças.

Isso porque a máquina realiza diversos processos de forma automatizada e, assim, consegue reduzir o ciclo de operação, o que agiliza a retificação das peças. 

A centerless também ajusta o diâmetro das peças conforme a necessidade, ou seja, o produto final pode contar com aberturas que variam de milímetros a vários centímetros. 

Uma outra vantagem é que a superfície dos acessórios que saem da centerless retífica é uniforme, o que facilita a instalação nos mais variados equipamentos. 

Por fim, a retificadora centerless ainda proporciona um excelente custo-benefício, já que consegue trabalhar muitas peças em um curto período.

A importância da manutenção de retífica centerless

A manutenção preventiva da retífica centerless evita que a máquina quebre de forma repentina e interrompa a linha de produção de peças. 

Por isso, realizar verificações e pequenos reparos periodicamente é mais vantajoso do que consertar o equipamento quando for inevitável, já que os custos nesses casos costumam ser elevados. 

Uma empresa especializada na retificadora centerless oferece serviços de manutenção completos, que incluem uma análise prévia do estado da máquina, sua desmontagem e limpeza, ajustes ou trocas de peças desgastadas, etc. 

Profissionais com experiência no segmento ainda seguem todas as normas estabelecidas para o conserto dos maquinários, o que garante que tudo seja feito com segurança.  

Entre as necessidades mais comuns durante a manutenção da retificadora centerless, destacam-se: 

Substituição da roda de retificação

A roda de retificação é responsável pelo acabamento das peças. Por isso, quando não apresenta as condições ideais de funcionamento, deve ser substituída. 

Remoção de detritos, óleos e outras substâncias

Detritos, substâncias e óleos que ficam impregnados na retífica centerless podem comprometer a precisão do processo. 

Por esse motivo, removê-los periodicamente contribui para aumentar a eficiência e prolongar a vida útil do equipamento. 

Verificação dos rolamentos e tensão da correia

Os rolamentos são itens fundamentais na retificadora centerless, pois suportam a roda de retificação. Quando desgastados, precisam ser trocados imediatamente. 

Já a tensão das correias é responsável pelo movimento do elemento giratório, devendo ser ajustada durante a manutenção para garantir o pleno funcionamento da máquina. 

Lubrificação

A lubrificação das peças da retífica centerless permite que os componentes se movam de forma suave, o que evita danos e desgastes excessivos. 

Quer obter o auxílio dos maiores especialistas em retificadora centerless? Faça uma cotação hoje mesmo com os parceiros do Soluções Industriais!  

Mas caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

retífica centerless

A retífica centerless produz diversas peças de alto padrão em um curto período, o que otimiza o desempenho de indústrias que contam com a máquina. 

Diferentemente da retífica industrial convencional, esse equipamento não utiliza um centro de fixação, mas sim dois rolos, que atuam em conjunto com uma roda de retificação na transformação da matéria-prima em produto final.  

O Soluções Industriais reúne as melhores empresas que vendem e realizam manutenções em retificadoras. Faça uma cotação gratuita com nossos parceiros e obtenha tudo o que precisa!  

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação