Buscas relacionadas:

Rodapé De Madeira

O rodapé de madeira ou derivados, como o MDF, é uma escolha atemporal para a decoração de interiores, pois oferece um acabamento harmonioso aos cômodos de uma construção. Além de conferir uma estética diferenciada, o item protege as paredes contra manchas, acúmulo de poeira e outros problemas. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre as vantagens do item!

  • Qual a função de um rodapé de madeira?
  • Benefícios do rodapé de madeira
  • Tipos de rodapés de madeira
  • Como escolher o melhor rodapé?
  • Como fazer a instalação do rodapé de madeira?
RODAPÉ DE MADEIRARODAPÉ DE MADEIRA

Qual a função de um rodapé de madeira?

O rodapé de madeira ou derivados, como o MDF, é uma peça elegante, fabricada para ocupar a área de junção entre paredes e pisos.

O item esconde as arestas características desses pontos, garantindo um aspecto visual aprimorado a qualquer ambiente.

Além disso, é possível instalar o rodapé madeira de modo que disfarce a presença de fios e cabos elétricos, sem afetar a estética e a harmonia do cômodo.

Isso ocorre porque o material está disponível em diversas tonalidades, texturas e padrões, adaptando-se tanto a decorações mais clássicas quanto contemporâneas.

Em geral, a função de um rodapé de madeira pode ser comparada ao papel desempenhado por uma cantoneira de plástico no acabamento de móveis, por exemplo.

Benefícios do rodapé de madeira

Além da beleza, o rodapé de madeira possui a durabilidade como um de seus principais benefícios.

Isso ocorre porque a madeira utilizada nesse tipo de revestimento é escolhida cuidadosamente, a fim de suportar o desgaste do dia a dia, incluindo o impacto de móveis e a limpeza frequente.

Com os devidos cuidados, o rodapé madeira mantém sua aparência e integridade por muitos anos.

Outro ponto a ser destacado é a proteção que essa estrutura proporciona contra danos, como arranhões, manchas, excesso de umidade e acúmulo de poeira.

Por fim, muitos fabricantes optam pelo uso de madeira proveniente de áreas reflorestadas, uma escolha consciente que contribui para a preservação do meio ambiente. 

Tipos de rodapés de madeira

Um rodapé de madeira costuma ser classificado de acordo com o tipo de madeira utilizada em sua fabricação. 

Normalmente, as peças são compostas por madeira maciça e MDF, disponíveis em diferentes alturas, comprimentos e espessuras.

Explicando brevemente cada um, o primeiro modelo consiste em uma estrutura única, característica que confere um aspecto uniforme e tradicional.

Por sua vez, o rodapé madeira em MDF é bastante flexível e pode ser cortado de diversas formas, a fim de garantir mais opções de detalhes em sua superfície.

Os clientes também podem optar por rodapés produzidos com uma madeira específica, pois existem muitos fornecedores que conseguem atender às demandas personalizadas.

No entanto, peças fabricadas nessas condições podem ter um rodapé madeira preço mais elevado.

Como escolher o melhor rodapé?

O rodapé de madeira é um item muito versátil e sua escolha pode ser baseada na criatividade e na estética da construção.

Em geral, o material pode ser combinado com o piso, as paredes, as portas, as janelas ou até mesmo se tornar uma peça de destaque em meio à decoração. 

Se a opção for por um rodapé madeira que se adeque às paredes, é essencial adquirir modelos que aceitem a aplicação de tintas.

Já quando a preferência é por algo que se diferencie das demais estruturas do ambiente, vale harmonizar o rodapé de madeira com elementos adicionais, como luzes e desenhos. 

Independentemente da escolha, o ideal é contar com fabricantes especializados para adquirir os componentes.

Como fazer a instalação do rodapé de madeira?

A instalação de um rodapé de madeira pode parecer simples, mas ainda assim requer o auxílio de um profissional especializado. 

Isso ocorre porque o processo de corte e fixação da madeira é arriscado quando não se possui o devido preparo e as ferramentas adequadas para lidar com esse material.

Com relação ao procedimento em si, o primeiro passo adotado por um prestador de serviço na colocação de um rodapé madeira é medir a área de aplicação da peça. 

Em seguida, a madeira é cortada nas dimensões necessárias, garantindo que não haja desperdício de material. 

Posteriormente, os pontos de fixação do material são marcados com um lápis e uma régua ou instrumento similar.

É válido destacar que o rodapé madeira pode ser preso à parede de três formas: com parafusos, pregos ou por punção. Cada método mencionado exige ferramentas distintas, como martelo, furadeira e brocas.

A última etapa da instalação de um rodapé de madeira é o acabamento, espalhando uma cola ou massa especial entre a parte interna superior da peça e a parede. 

Também é possível usar produtos que escondem os pregos ou parafusos em meio à estrutura do rodapé.

Ficou interessado na aquisição ou instalação de um rodapé de madeira? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e fale com quem mais entende do assunto!

Mas caso deseje mais informações sobre o rodapé madeira, leia o conteúdo que fizemos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Rodapé De Madeira

O rodapé de madeira é um elemento de decoração e proteção presente na junção de pisos e paredes.

Sua função assemelha-se a de uma cantoneira de plástico, com a diferença de que este último item é utilizado no acabamento de móveis. 

No mercado, o rodapé madeira está disponível em uma variedade de formas, espessuras e tonalidades, adequando-se a qualquer ambiente. 

Faça já sua cotação no Soluções Industriais e adquira seu rodapé de madeira com o melhor custo-benefício! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação