Buscas relacionadas:

Rolamento De Empilhadeira

O rolamento de empilhadeira proporciona maior estabilidade no levantamento e transporte de grandes cargas. Basicamente, essa peça reduz o atrito entre as partes móveis do veículo, como a torre, as rodas e os eixos, o que prolonga a vida útil de todo o equipamento e aumenta a segurança operacional. Entenda melhor as funções do item nos tópicos abaixo!

  • Qual a função do rolamento de empilhadeira?
  • Tipos de rolamentos de empilhadeira 
  • Vantagens de utilizar o rolamento de empilhadeira
ROLAMENTO DE EMPILHADEIRA

Qual a função do rolamento de empilhadeira?

O rolamento de empilhadeira tem a função de reduzir o atrito entre as peças móveis do veículo, permitindo que elas se movam suavemente umas em relação às outras.

Essa capacidade operacional faz com que o acessório seja acoplado em várias estruturas e peças para empilhadeira, como: 

  • Roda: O uso permite que as rodas da empilhadeira girem suavemente sobre os eixos, o que facilita a movimentação do veículo mesmo em terrenos acidentados; 
  • Mastro: O rolamento torre empilhadeira é responsável por permitir a elevação e a descida suave e controlada do mastro, seja esse convencional, duplex ou triplex; 
  • Motor e transmissão: Os componentes são utilizados nos sistemas de transmissão para reduzir o atrito e facilitar o funcionamento do motor e das engrenagens; 
  • Carro de carga: O rolamento de empilhadeira é utilizado no carro de carga para garantir que a plataforma de suporte se mova de forma eficiente e sem atritos; 
  • Eixo direcional: O acessório serve para garantir um controle preciso do veículo durante as manobras. 

Vale mencionar ainda que o rolamento empilhadeira costuma suportar pesos superiores a 4 toneladas, desde que bem conservado.  

Cuidados com os rolamentos para empilhadeira

Por conta da importância que tem, um rolamento para empilhadeira requer cuidados relacionados à sua manutenção.

É indispensável realizar inspeções visuais periódicas nesse componente e, caso alguma imperfeição seja notada, substituí-lo antes de usar o veículo novamente. O mesmo vale para eventuais falhas de funcionamento! 

Insistir no uso de um rolamento para empilhadeira desgastado não apenas coloca em risco o operador e as cargas, como também pode gerar novos e maiores inconvenientes. 

O resultado disso é um serviço de manutenção mais trabalhoso e caro, que pode inviabilizar a utilização da empilhadeira por um período maior do que o esperado.  

Essa paralisação pode ocasionar grandes prejuízos financeiros, especialmente em indústrias e centros de logística que lidam com grandes demandas de movimentação. 

Ainda é válido ressaltar que a manutenção preventiva ou corretiva de um rolamento de empilhadeira deve ser feita apenas por profissionais especializados. 

Embora o item tenha uma composição bem simples, ter conhecimento em sua instalação, reparo e conservação é imprescindível para manuseá-lo quando já está instalado na empilhadeira. 

Tipos de rolamentos de empilhadeira

Existem diversos tipos de rolamentos utilizados em empilhadeiras, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e condições de operação. Entre os principais, é possível citar: 

  • Rolamento de esferas: Muito utilizado no suporte de cargas radiais e axiais, é composto por pequenas bolas que giram entre seus anéis interno e externo;
  • Rolamento de agulhas: Caracterizado por seus rolos finos e longos em relação ao diâmetro que apresenta, é especialmente projetado para trabalhar com cargas radiais elevadas em espaços reduzidos; 
  • Rolamento de contato angular: Indicado para lidar com cargas radiais e axiais simultaneamente. Ele possui “pistas” entre seus anéis, o que permite a transmissão de forças em diferentes direções. 

É importante ter em mente que cada um desses modelos é subdividido em rolamentos com características específicas.

Isso acontece porque algumas empilhadeiras aceitam apenas um tipo de rolamento, portanto, no momento da aquisição, é preciso informar a peça exata que se necessita.

Também é interessante saber que a fabricação de um rolamento para empilhadeira precisa seguir rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos públicos regulamentadores. 

Vantagens de utilizar o rolamento de empilhadeira

Além dos benefícios mencionados nos tópicos anteriores, há outros aspectos do rolamento de empilhadeira que merecem destaque. 

Em primeiro lugar, o rolamento para empilhadeira consegue evitar o desgaste prematuro de outras peças.

Isso porque o componente proporciona um contato delicado das demais áreas da empilhadeira com a torre, a roda e o motor, por exemplo, reduzindo o atrito durante os movimentos comandados pelo operador. 

Sem contar que o rolamento de empilhadeira também promove maior estabilidade ao veículo, pois ajuda a distribuir o peso das cargas de maneira uniforme.

Essa vantagem ainda proporciona maior segurança no local de trabalho, pois diminui as chances de acidentes decorrentes do tombamento de cargas ou até do veículo. 

No geral, as empilhadeiras que apresentam um funcionamento adequado ainda consomem menos energia elétrica ou combustível.

Os recursos economizados podem ser investidos em outras áreas importantes da indústria ou estabelecimento em questão. 

Garanta a segurança e eficiência de suas operações logísticas! Solicite um orçamento de rolamento para empilhadeira no Soluções Industriais e entre em contato com os melhores fornecedores do segmento! 

E caso deseje mais informações sobre o item, leia o texto que preparamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Rolamento De Empilhadeira

O rolamento de empilhadeira é um componente muito resistente e versátil, conectado ao mastro de elevação do veículo, bem como as rodas, motores e componentes de transmissão.

Sua função é garantir uma melhor distribuição do peso das cargas levantadas e transportadas pelo veículo, o que permite movimentos mais estáveis e facilita o trabalho do operador.

Vale ressaltar que, assim como as demais peças para empilhadeira, o rolamento precisa passar por inspeções periódicas, a fim de identificar eventuais desgastes que demandem reparos ou substituições.

Agora que você já sabe tudo sobre o rolamento para empilhadeira, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens que apenas nossos parceiros oferecem!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação