Buscas relacionadas:

Tinta antichamas

A tinta antichamas contém aditivos que ajudam a reduzir a inflamabilidade e a retardar a propagação das chamas. Ela é aplicada em pisos, paredes, portas corta-fogo, madeiras, alvenarias, entre outras superfícies com o objetivo de minimizar os danos causados pelo fogo e suavizar a densidade da fumaça. Saiba mais sobre o produto conferindo os tópicos abaixo!

  • Qual a função de uma tinta antichamas?
  • Como a tinta antichamas é aplicada?
  • Características da tinta antichamas
  • Materiais que podem utilizar a tinta antichamas
Tinta antichama

Qual a função de uma tinta antichamas?

A tinta antichamas tem como principal função retardar a propagação do fogo em caso de incêndio, sendo muito utilizada em edifícios comerciais, industriais e residenciais, bem como em estruturas de transporte, como aeronaves e navios. 

Ela é projetada para fornecer uma camada de proteção nas superfícies em que é aplicada, como paredes, tetos, estruturas metálicas, produtos de madeira e alvenaria.

Para isso, a tinta antichama recebe uma série de aditivos especiais que liberam substâncias químicas que abafam a chama e, consequentemente, impedem a sua propagação.

Além dessas características, alguns aditivos podem formar uma camada isolante quando expostos ao calor, a fim de proteger o material e evitar a transferência de calor para outras áreas sendo tão fundamental quanto o uso de uma bomba de incendio.

Dessa forma, a tinta antichamas fornece tempo adicional para que as pessoas evacuem o local, além de reduzir a densidade e a coloração da fumaça.

Como a tinta antichamas é aplicada?

A aplicação da tinta antichamas pode variar dependendo do produto específico e das recomendações do fabricante, mas, no geral, ela é feita superficialmente ou por absorção em uma determinada superfície.

O processo padrão de aplicação da tinta antichama pode ser dividido em algumas etapas, como:

Preparação da superfície

A superfície em que a tinta será aplicada deve estar limpa, seca e livre de sujeira, graxa ou qualquer outra substância que possa interferir na aderência do produto.

Proteção e mascaramento

Antes da aplicação da tinta ou de um verniz antichamas, é necessário proteger as superfícies adjacentes que não serão pintadas. 

Esse procedimento pode ser feito com o auxílio de fitas adesivas e lonas plásticas para cobrir pisos, móveis, vidros ou qualquer outra área que não precise ser pintada com a tinta antichamas.

Aplicação da tinta

A tinta antichama pode ser aplicada com diferentes métodos, como pincel, rolo ou pistola de pulverização. No entanto, é importante verificar as instruções do fabricante antes de realizar o serviço para garantir o acabamento correto. 

Dependendo da tinta, pode ser necessário aplicar mais de uma demão para obter uma cobertura adequada.

É importante ressaltar que não é recomendada a aplicação da tinta antichama quando a temperatura estiver abaixo de 10ºC e/ou quando a umidade relativa do ar estiver acima de 80%.

Além disso, a temperatura “neutra” para esse tipo de tinta ter uma longa durabilidade é em torno de 25ºC, mas pode variar dependendo do fabricante.

A espessura por demão também é um ponto crucial a ser analisado, devendo ficar entre 30 a 40 micrômetros a seco. 

Tempo de secagem

O tempo de secagem pode variar, mas é importante aguardar o período especificado antes de expor a superfície a condições adversas ou aplicar camadas adicionais.

Geralmente, o tempo de secagem da tinta antichama é:

  • 30 minutos: seco ao toque;
  • 6 horas: secagem entre demãos;
  • 6 dias: secagem finalizada.
Lembre-se de ler e seguir atentamente as instruções fornecidas pelo fabricante da tinta antichamas específica que você está usando, pois cada produto pode ter suas próprias recomendações de aplicação.

Além disso, tome as precauções necessárias de segurança, como utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e seguir as diretrizes de ventilação e descarte de materiais utilizados durante o processo de aplicação a parede, seja ela de concreto refratario ou concreto normal.

Características da tinta antichamas

A tinta antichamas tem aparência e acabamento semelhantes aos de uma pintura convencional, com a diferença de que possui propriedades e tecnologias próprias para suportar temperaturas acima de 200ºC.

Quando exposta às altas temperaturas, a tinta antichama se expande múltiplas vezes a fim de proteger a superfície e o substrato contra o superaquecimento.

Dessa forma, ela ajuda a evitar o colapso estrutural precoce de materiais, como aço ou madeira, quando expostos ao calor intenso.

Além disso, a tinta antichama pode ser aplicada como uma camada de base antes da aplicação de outros revestimentos, como a manta cerâmica ou mesmo uma tinta comum de acabamento junto a fita intumescente.

Vale destacar ainda que a tinta antichama possui um ciclo de manutenção específico, que pode variar entre 2 e 10 anos.

Essa manutenção é essencial para garantir sua eficácia ao longo do tempo, pois fatores como umidade, impactos mecânicos e circulação de pessoas podem influenciar na qualidade do acabamento.

Materiais que podem utilizar a tinta antichamas

A tinta antichamas pode ser aplicada em diversos materiais, sendo amplamente utilizada na indústria para fornecer uma proteção térmica completa em construções.

Dentre os principais materiais e superfícies que podem receber a tinta antichama, é possível citar:

  • Superfícies de construção: a tinta antichamas pode ser aplicada em superfícies de alvenaria, como paredes de concreto, tijolos ou blocos cerâmicos, bem como em tetos de gesso, drywall ou outros materiais de construção utilizados em interiores;
  • Madeira:  a tinta antichama para madeira é muito utilizada em superfícies de madeira devido ao fato do material ser altamente combustível. A aplicação costuma ser feita em vigas, tábuas, painéis de madeira compensada ou MDF;
  • Metal: é muito comum o uso da tinta antichamas para metal em construções, pois ela ajuda a proteger estruturas de aço, ferro e alumínio, que geralmente se degradam em incêndios. É válido ressaltar a importância da tinta antichamas para porta corta fogo. Como essas portas costumam ser feitas de metal, a tinta evita o superaquecimento e permite que as pessoas tenham fácil acesso às saídas de emergência;
  • Materiais de isolamento: a tinta antichama é uma proteção adicional muito usada em materiais de isolamento, como na manta cerâmica e em espumas isolantes em geral;
Esses são alguns materiais que costumam receber a pintura com tinta antichama, mas também é possível aplicar o revestimento em outros tipos de superfícies, como tecidos.

Isso ocorre porque a tinta pode possuir uma aparência cristalina que não altera a coloração do tecido. Por isso, ela costuma ser aplicada em cortinas, estofados, tapetes e outros materiais têxteis utilizados em ambientes comerciais e residenciais.

Quer saber mais sobre a tinta antichama? Confira o conteúdo disponível no final da página!

Você também pode solicitar um orçamento rápido e gratuito no Soluções Industriais para comparar preços, tirar dúvidas e aproveitar ótimas ofertas!

Ver maisVer menos

Tinta antichamas

A tinta antichamas é um tipo de produto desenvolvido para retardar a propagação do fogo em caso de incêndio.

Além disso, ela pode ser utilizada como uma camada protetora adicional para a manta cerâmica, proporcionando resistência e isolamento térmico reforçado.

Procurando por uma tinta antichama de qualidade? No Soluções Industriais, você pode cotar com os melhores fornecedores do mercado, tirar dúvidas e obter um preço justo em produtos de alta performance. 

Solicite um orçamento rápido e gratuito para entrar em contato com um de nossos parceiros e aproveitar as ótimas oportunidades oferecidas!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação