Buscas relacionadas:

Torno De Bancada

O torno de bancada é um equipamento de usinagem muito utilizado em oficinas mecânicas, metalúrgicas, indústrias e marcenarias. Sua função é readequar dimensões e acabamentos de peças de metal, madeira ou plástico, seja a partir da remoção de camadas excedentes ou do faceamento. Conheça melhor suas principais funções e vantagens nos tópicos listados abaixo!  

  • O que é e para que serve um torno de bancada?
  • Tipos de torno de bancada
  • Como funciona um torno de bancada
  • Vantagens de uso do torno de bancada
  • Como escolher o melhor torno de bancada?
  • Cuidados com o torno de bancada
TORNO DE BANCADA

O que é e para que serve um torno de bancada?

O torno de bancada é um equipamento utilizado para usinar peças de diferentes materiais, como metal, madeira e plástico.

Ele consiste em um dispositivo mecânico que prende firmemente uma peça de trabalho como um mini torno de bancada e a gira em torno de um eixo central, permitindo assim que o operador realize operações de corte, modelagem, perfuração, rosqueamento e outras operações similares.

Por isso, é comum encontrá-lo em indústrias, canteiros de obras, oficinas mecânicas, marcenarias, serralherias, entre muitos outros ambientes, para criar peças complexas e precisas. 

O tipo de usinagem realizada por um torno mecânico de bancada é o torneamento, que geralmente tem como objetivo aprimorar o acabamento de componentes curvos ou cônicos. 

A título de curiosidade, a usinagem é um processo que abrange diversas técnicas e demanda o uso de variadas ferramentas.

Outro exemplo desse serviço é o fresamento, realizado com o auxílio de uma broca fresa ou ferramenta semelhante. 

A depender do objetivo, pode-se optar também por uma broca diamantada, uma broca de aço ou uma broca extra longa.

Além das brocas, é comum contar com uma lima rotativa ou uma fresa de topo em procedimentos de usinagens.

Tipos de torno de bancada

Os dois principais tipos de torno de bancada são o “torno manual de bancada” e o “torno dianteiro de bancada”. 

O primeiro é fixado em uma bancada e possui um conjunto de ferramentas que podem ser ajustadas manualmente para usinar peças.

Esse modelo é muito utilizado para realizar operações básicas, como torneamento cilíndrico, mandrilamento, roscamento, entre outros, de peças pequenas e médias. 

Já o torno bancada dianteiro possui um cabeçote móvel que pode ser ajustado ao longo do comprimento da bancada, o que permite trabalhar com peças de maior comprimento. 

Além dessa divisão, o torno mecânico de bancada pode ser escolhido de acordo com suas aplicações, ou seja, os tipos de peças que pode usinar.

No mercado, é possível encontrar torno de bancada para madeira, tubos, componentes de aeromodelismo, joias e muito mais.

Como funciona um torno de bancada?

O funcionamento do torno de bancada consiste em movimentos precisos da peça a ser usinada (se houver a necessidade de que o componente seja movido) e da ferramenta responsável pelo processo. 

Quando a peça é encaixada no compartimento adequado, o torno mecânico de bancada promoverá sua rotação ou a manterá em uma posição fixa, dependendo do modelo do equipamento.

Enquanto isso, a ferramenta de usinagem será direcionada ao centro ou percorrerá todo o diâmetro da peça, conforme o intuito da usinagem. 

Quando direcionada ao centro, a ferramenta acoplada ao torno de bancada profissional promoverá o faceamento do componente trabalhado.

Por outro lado, ao percorrer o diâmetro da peça, o utensílio de usinagem removerá camadas excedentes com o auxílio do torno mecanico de bancada. 

Independentemente do processo realizado, a operação de um torno mecânico de bancada precisa ser realizada por um profissional qualificado.

Além disso, é fundamental seguir as normas de segurança estabelecidas para evitar acidentes durante o processo.

Essas mesmas regras também valem para usinagens com outros tipos de ferramentas, como a broca para aço e as brocas diamantadas

Vantagens de uso do torno de bancada

O torno de bancada é uma ferramenta essencial em diversos setores da indústria e em oficinas mecânicas, uma vez que permite dar forma a peças de diferentes materiais. Além disso, o equipamento assegura: 

  • Versatilidade: Um torno pode ser usado para várias operações de usinagem, como cortar, rosquear, perfurar e tornear;
  • Segurança: Trabalhar na remoção de camadas de uma peça segurando uma ferramenta de corte é uma atividade muito perigosa. O torno mecânico de bancada faz o serviço necessário, mantendo utensílios cortantes longe das mãos dos operadores;
  • Praticidade: Manusear componentes de grande porte seria quase impossível sem a ajuda de equipamentos como o torno. Graças à máquina, até placas extensas podem ser seguradas enquanto a ferramenta de usinagem realiza as adequações desejadas; 
  • Precisão: O torno de bancada auxilia na criação de peças únicas ou na reprodução idêntica do mesmo componente;
  • Alta produtividade: A usinagem torna-se muito mais rápida e precisa quando se usa um torno mecânico de bancada. 

Ao permitir a criação de peças precisas de forma eficiente e rápida, o torno de bancada ainda contribui para a redução de custos de produção e aumento do lucro. 

Como escolher o melhor torno de bancada?

Além dos aspectos mais tradicionais, como o material de fabricação do torno de bancada, há alguns critérios específicos que devem ser observados para adquirir o equipamento ideal.

O primeiro é o tamanho do torno mecânico de bancada, que precisa ser adequado à área disponível no ambiente de trabalho e às peças que se deseja usinar. 

Também é indispensável atentar-se à numeração e abertura máxima alcançada pelos mordentes da máquina. 

Os dois fatores estão relacionados aos tamanhos das ferramentas de usinagem compatíveis com o torno.

A largura dos mordentes varia entre 2 e 10 polegadas, enquanto a abertura máxima pode chegar a 200 mm, a fim de que cada comprador consiga encaixar as ferramentas que utiliza.

Além disso, é recomendável verificar se o torno possui características adicionais que possam facilitar o trabalho, como sistema de fixação rápida, ajuste de velocidade variável e dispositivos de segurança.

Uma dica valiosa para acertar na escolha é contar com o apoio de fornecedores de referência durante a seleção. 

Esses profissionais especializados você encontra no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. Solicite um orçamento para tirar dúvidas, conhecer catálogos e comparar preços com segurança e praticidade! 

E nosso site também te ajuda no pós-compra! No final desta página, disponibilizamos um conteúdo especial sobre os cuidados com os tornos de bancada. Confira! 


Ver maisVer menos

Torno De Bancada

Cuidados com o torno de bancada

Assim como qualquer equipamento, o torno de bancada requer alguns cuidados relacionados ao uso e manutenção.

Durante a usinagem, é essencial usar EPIs (equipamentos de proteção individual), como luvas e óculos, para proteger o operador contra possíveis projeções de cavacos ou partículas metálicas.

Também deve-se assegurar que o torno esteja devidamente apoiado e fixado na bancada, e que a pressão e abertura aplicadas não ultrapassem os limites recomendados pelo fabricante do equipamento.

Após a conclusão do trabalho, o equipamento deve ser desligado e o operador deve aguardar até que ele pare completamente antes de realizar qualquer tipo de manutenção ou ajuste. 

É fundamental limpar cuidadosamente a área de trabalho após os procedimentos, a fim de remover quaisquer resíduos que ficaram. 

Por fim, é necessário fazer inspeções regulares nas peças do torno, verificando se há desgaste excessivo ou danos. Caso haja qualquer defeito, o componente deve ser substituído imediatamente. 

Lembrando que o uso, a limpeza e a manutenção do torno mecânico de bancada só podem ser feitas por profissionais especializados no segmento. 

Fabrique peças de alta precisão com os tornos de bancada comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais! Solicite seu orçamento para conhecer preços e formas de pagamento! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação