Buscas relacionadas:

Transformador De Ignição

O transformador de ignição desempenha um papel crucial nos sistemas de ignição dos motores a combustão interna. Sua principal função é converter a baixa tensão da bateria em uma alta tensão necessária para gerar a faísca nas velas, dando início à queima do combustível. Quer conhecer suas principais características e aplicações? Confira os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o transformador de ignição?
  • Características de uso do transformador de ignição
  • Onde o transformador de ignição pode ser utilizado?

O que é e para que serve o transformador de ignição?

O transformador de ignição, também conhecido como bobina de ignição, é um componente elétrico utilizado em veículos com motor a combustão interna.

Sua principal função é converter a baixa tensão da bateria do veículo em alta tensão, e assim gerar uma faísca nas velas de ignição.

Essa faísca é essencial para iniciar a queima do combustível no motor e permitir o  funcionamento adequado dos automóveis.

Embora tenham suas diferenças e aplicações específicas, tanto o transformador de ignição quanto o auto transformador são responsáveis por ajustar a tensão elétrica.

Os transformadores de ignição aumentam a tensão da bateria, enquanto os auto transformadores convertem a voltagem de uma corrente elétrica em diferentes níveis.

Características de uso do transformador de ignição

O transformador de ignição é formado por duas bobinas de fio de cobre enroladas em torno de um núcleo de ferro. 

A bobina primária, também chamada de bobina de baixa tensão, está ligada ao sistema elétrico do veículo e recebe a corrente contínua da bateria. 

A bobina secundária, conhecida como bobina de alta tensão, está ligada às velas de ignição e é responsável por gerar a alta tensão necessária para a formação da centelha.

Quando a corrente elétrica percorre a bobina primária, ela cria um campo magnético ao redor do núcleo de ferro.

Esse campo magnético é interrompido bruscamente assim que um interruptor eletrônico, como um platinado ou um sistema de ignição eletrônica, interrompe a corrente na bobina primária.

Essa interrupção causa uma variação rápida do campo magnético e gera uma corrente induzida na bobina secundária.

A relação de voltas entre a bobina primária e a secundária amplifica a tensão, resultando em uma alta tensão na bobina secundária.

Em seguida, a alta tensão é então conduzida até as velas de ignição, gerando a faísca necessária para iniciar a combustão.

Onde o transformador de ignição pode ser utilizado?

Como já mencionado, os transformadores de ignição são componentes cruciais nos sistemas de ignição de veículos com motor a combustão interna.

No entanto, o uso desse transformador não se limita apenas aos automóveis, conforme destacado a seguir:

Equipamentos agrícolas e de jardinagem

Máquinas agrícolas, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores, dependem de um sistema de ignição eficiente para operar de maneira adequada e produtiva.

Além disso, motores de cortadores de grama, sopradores de folhas e outros equipamentos de jardinagem também contam com um transformador de ignição para terem uma partida rápida e eficiente.  

Meios de transportes marítimos

Embarcações de passeio e pesca precisam de um transformador de ignição para oferecerem uma navegação tranquila a seus ocupantes.

Inclusive, a interrupção no funcionamento de barcos é uma situação ainda mais inconveniente do que em carros, já que reparos na água podem apresentar grandes desafios. 

Máquinas de construção civil

Máquinas como empilhadeiras, tratores e escavadeiras são outros exemplos de estruturas que dependem de um transformador de ignição para queimadores.

Esses equipamentos realizam atividades que exigem muita potência, como demolições e escavações, e somente uma ignição eficaz pode garantir uma operação adequada nesses casos. 

Segmentos industriais

Diversos segmentos industriais contam com maquinários pesados, alimentados pela queima de combustível.

O transformador de ignição para caldeira é um dos mais utilizados nas indústrias de alto desempenho.

Independentemente da aplicação a ser realizada, é importante que os transformadores sejam adquiridos apenas junto a fornecedores de confiança.

No Soluções Industriais, você encontra esses fornecedores e compara preços do transformador de ignição com praticidade e segurança. Solicite seu orçamento agora mesmo!

E se quiser saber mais sobre o tema, leia o conteúdo que disponibilizamos no final desta página!


Ver maisVer menos

Transformador De Ignição

O transformador de ignição é indispensável para o funcionamento adequado e eficiente dos motores.

Assim como um auto transformador, esse aparelho também lida com ajustes de tensão nas mais diversas aplicações.

Para exemplificar, os transformadores de ignição estão presentes em veículos, máquinas industriais e equipamentos de construção civil.

Ficou interessado? Faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação