Buscas relacionadas:

Transmissor De vibração

O transmissor de vibração é utilizado para identificar oscilações excessivas em equipamentos industriais. Esse dispositivo avançado permite que engenheiros mecânicos atuem precocemente no foco de eventuais falhas de engrenagens, rolamentos e muitas outras peças. Conheça melhor as principais vantagens e características do aparelho nos tópicos abaixo!

  • O que é o transmissor de vibração e qual a sua importância?
  • Para que serve o transmissor de vibração?
  • Características do transmissor de vibração
  • Aplicações dos transmissores de vibração
  • Como escolher o melhor transmissor de vibração?

O que é o transmissor de vibração e qual a sua importância?

O transmissor de vibração é utilizado para monitorar oscilações naturais produzidas por maquinários industriais. 

Esse dispositivo emite um sinal de alerta para os operadores em caso de movimentos com intensidade excessiva, a fim de evitar desgastes prematuros, desalinhamentos, folgas de componentes ou outros problemas mecânicos. 

Basicamente, o transmissor é capaz de transformar vibrações mecânicas em sinais elétricos mensuráveis, fornecendo dados valiosos sobre o estado de funcionamento dos equipamentos.

Isso facilita a manutenção preditiva e preventiva, possibilitando a implementação de ações corretivas antes que ocorram paradas não programadas. 

Além disso, o uso desse transmissor destaca-se por contribuir para o aumento da eficiência operacional, bem como para evitar acidentes nas áreas fabris. 

Vale lembrar que os transmissores não são os únicos equipamentos em máquinas industriais. Outros dispositivos comuns em determinados equipamentos são os purgadores de boia, que removem condensados de sistemas de vapor. 

Para que serve o transmissor de vibração?

Como citado, o transmissor de vibração reconhece as oscilações mecânicas dos equipamentos e as converte em sinais elétricos. 

Esses sinais são interpretados por sistemas de controle ou dispositivos de monitoramento, que direcionam os resultados obtidos pela análise a visores, de maneira bastante intuitiva. 

Isso permite que tanto os operadores quanto os engenheiros responsáveis pela manutenção das máquinas tomem medidas preventivas caso as vibrações sejam mais fortes que o recomendado. 

Vale ressaltar ainda que condições adversas são comuns em algumas indústrias, e seus respectivos aparelhos precisam ser capazes de atuar em temperaturas desfavoráveis, por exemplo.

Características do transmissor de vibração

A principal característica do transmissor de vibração é a alta precisão, que surpreende até os profissionais mais experientes. 

O aparelho é extremamente sensível às vibrações, mesmo quando essas não são elevadas. Por isso, consegue transmitir resultados tão leais à realidade.

Outros pontos que merecem ser mencionados estão detalhados na listagem a seguir:

  • Dados completos: os conteúdos mostrados no visor dos transmissores vão muito além de números simples. O dispositivo analisa faixas de energia, formato de ondas e outros aspectos. Ainda é possível obter as apurações por tempo, sob alerta ou on-demand;
  • Análise de componentes específicos: o diagnóstico passado por um transmissor também pode focar nas movimentações de determinadas peças, como engrenagens e rolamentos;  
  • Fácil integração: não há grandes obstáculos para integrar o software dos transmissores a qualquer host; 
  • Monitoramento remoto: o dispositivo permite o acompanhamento em tempo real, possibilitando que profissionais monitorem as condições do equipamento até a distância;
  • Resistência: os transmissores são construídos com materiais robustos, portanto, não sofrem danos facilmente. 

Os transmissores também mantêm um registro detalhado do histórico de vibrações ao longo do tempo, permitindo uma análise retrospectiva e a identificação de padrões de comportamento que podem indicar desgaste ou falhas iminentes. 

Aplicações dos transmissores de vibração

O transmissor de vibração se adapta facilmente aos mais diferentes equipamentos, seja em sistemas pneumáticos ou hidráulicos. 

Normalmente, os fabricantes de transmissores indicam o uso do dispositivo em máquinas que operam com velocidades moderadas. 

Para exemplificar, é comum que um transmissor analise as vibrações de centrífugas, sopradores, ventiladores e turbinas em geral. 

Nesses componentes, os dispositivos são capazes de identificar facilmente a ocorrência de desbalanceamentos ou desalinhamentos que afetam o desempenho.

Como escolher o melhor transmissor de vibração?

A escolha de um transmissor de vibração compatível com as exigências de cada aplicação é fundamental. 

No momento da aquisição, critérios como a faixa de medição do dispositivo desejado não podem ser ignorados.

Além disso, caso temperaturas extremas ou outras condições desfavoráveis sejam recorrentes na área de trabalho, é necessário perguntar ao fornecedor se os modelos a serem adquiridos suportam tais situações.  

Quando se obtém o transmissor ideal, e seu uso obedece a cada recomendação do fabricante, a chance de erros é praticamente inexistente.

Analise com precisão as vibrações do seu equipamento ou sistema! Solicite agora mesmo um orçamento de transmissores no Soluções Industriais e entre em contato com os melhores fornecedores do segmento! 

E caso deseje mais informações sobre o dispositivo, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Transmissor De vibração

O transmissor de vibração evita gastos desnecessários com reparos de máquinas nas indústrias. 

Basicamente, o item é usado para monitorar todas as movimentações de engrenagens, rolamentos e muitas outras peças presentes nos maquinários, e identificar eventuais falhas que possam afetar as linhas de produção. 

Para isso, o dispositivo certo deve ser adquirido em fornecedores de referência. Essa mesma regra vale para a aquisição de outros acessórios, como os purgadores de boia

Quer conhecer os melhores vendedores de peças, dispositivos e equipamentos fabris? Solicite um orçamento no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. Somos especialistas em conectar clientes com ótimos distribuidores! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação