Tronco de Contenção

O tronco de contenção é uma estrutura indispensável para o meio pecuarista, pois proporciona a segurança necessária no manejo de bovinos durante exames de rotina, cirurgias e procedimentos de marcação. O item ainda faz com que essas ações se tornem mais ágeis e fáceis. Conheça melhor suas principais vantagens e modo de uso conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o tronco de contenção?
  • Como utilizar o tronco de contenção?
  • Vantagens de uso do tronco de contenção
TRONCO DE CONTENÇÃO

O que é e para que serve o tronco de contenção?

O tronco de contenção, também conhecido como brete de contenção, é uma estrutura utilizada na pecuária para conter e imobilizar temporariamente bovinos, tornando mais seguro e eficiente o manejo desses animais. 

Ele desempenha um papel importante na saúde e bem-estar do gado, bem como na proteção aos trabalhadores rurais. 

Assim, o tronco de contenção pode ser utilizado para:

Exames veterinários, cirurgias e tratamentos 

O tronco de contenção para bovinos permite que os veterinários e tratadores realizem exames clínicos, procedimentos médicos e administração de medicamentos de forma segura e eficaz. 

Cirurgias de castração e exames de sangue, urina e fezes, por exemplo, são fundamentais para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças e lesões que afetam o gado.

Inseminação artificial 

Muitas vezes, a inseminação artificial é adotada em fazendas para melhorar a qualidade genética do rebanho. 

O brete de contenção para bovinos proporciona um ambiente controlado, onde a inseminação pode ser feita com precisão.

Marcação e identificação 

Durante a marcação e registro de bovinos, o tronco de contenção mantém o animal imóvel, facilitando a aplicação de tatuagens ou dispositivos de identificação, como brincos e microchips.

Além das ações mencionadas, é possível utilizar o brete de contenção para outras atividades que envolvem a saúde e o bem-estar bovino, inclusive em combinação com outros equipamentos, como a balança de pesar gado. 

Por isso, o tronco de contenção pode variar em design e tamanho, desde estruturas simples até as complexas, acompanhadas dos mais avançados equipamentos e mecanismos de bloqueio para manter o animal seguro e confortável durante os procedimentos. 

Como utilizar o tronco de contenção?

Para utilizar o brete de contenção de forma segura, é essencial que alguns passos sejam seguidos.

Primeiramente, é necessário garantir que o tronco de contenção esteja devidamente limpo e que todos os mecanismos de bloqueio funcionem corretamente.

Depois disso, deve-se posicionar o brete de contenção em local adequado e nivelado, a fim de evitar lesões nos bovinos e tratadores.

A condução e entrada do gado precisa ser feita de maneira calma e gradual, para evitar que o animal se agite.

Com as etapas anteriores concluídas, é possível realizar os procedimentos necessários para a saúde do animal. 

Também se recomenda não prolongar qualquer tipo de tratamento, a fim de garantir que o gado se mantenha calmo e crie uma associação positiva do tronco de contenção.

Ao concluir todo o trato bovino, basta soltar o animal do brete de contenção com os devidos cuidados, se certificando de que ele não tenha sofrido qualquer lesão no processo. 

Ainda vale a pena se atentar às manutenções periódicas do tronco de contenção, e solicitar reparos o mais rápido possível sempre que algum dano for notado. 

Vantagens de uso do tronco de contenção

O uso do tronco de contenção na pecuária oferece várias vantagens importantes, tanto para os animais quanto para os trabalhadores rurais. 

A mais relevante é a preservação da carcaça do animal, já que a estrutura minimiza o risco de lesões. 

Vale ressaltar que qualquer lesão pode resultar em uma perda considerável de carne, afetando as finanças dos fazendeiros nas relações comerciais. 

Além disso, a realização de qualquer avaliação, exame e marcação de gados fica muito mais rápida quando se usa um brete bovino. 

Na prática, a economia de tempo permite com que os trabalhadores possam se dedicar a outras atividades fundamentais em suas rotinas.

Porém, os benefícios mencionados são aproveitados apenas quando se adquire o brete de contenção junto a fornecedores de confiança.

Vendedores referência no segmento identificam facilmente o melhor modelo de tronco para as necessidades de cada comprador, e ainda fornecem dicas valiosas relacionadas ao uso e conservação da estrutura. 

Quer ser atendido pelos maiores especialistas em tronco de contenção? Solicite seu orçamento no Soluções Industriais!

Mas caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos no final da página!


Ver maisVer menos

Tronco de Contenção

O tronco de contenção é um produto indispensável para grandes fazendas de gado, pois garante toda segurança aos trabalhadores rurais no manejo dos bovinos.

A estrutura pode ser usada em conjunto com a balança de pesar gado e muitos outros equipamentos, a fim de permitir que tanto avaliações de rotina quanto cirurgias se tornem atividades mais práticas.

Quando empregado corretamente, o brete de contenção ainda evita lesões que comprometem o valor de mercado do animal. 

Ficou interessado? Garanta o seu tronco de contenção com o melhor custo-benefício fazendo uma cotação no Soluções Industriais!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação