Buscas relacionadas:

Banco de empilhadeira

O banco de empilhadeira é projetado ergonomicamente para proporcionar conforto ao operador durante longos períodos de uso. Fabricado com espuma injetada e revestido com couro sintético, esse acessório é capaz de minimizar as chances de lesões e fadiga, bem como proporcionar uma condução mais suave. Entenda melhor sobre o assento nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o banco de empilhadeira?
  • Qual a importância do banco de empilhadeira?
  • Componentes do banco de empilhadeira
  • Como cuidar adequadamente de uma empilhadeira?
BANCO DE EMPILHADEIRA

O que é e para que serve o banco de empilhadeira? 

O banco de empilhadeira é um componente simples, mas essencial nesses veículos que trabalham com elevação e transporte de cargas.

Sua principal função é garantir conforto ao operador da empilhadeira, prevenindo lesões e fadiga, especialmente durante jornadas de trabalho prolongadas. 

Além disso, o banco para empilhadeira desempenha um papel importante na segurança operacional. 

Isso porque ele é projetado para manter o operador firmemente posicionado, mesmo durante manobras bruscas ou terrenos irregulares, evitando possíveis acidentes. 

Para isso, o assento é projetado para se adaptar ao corpo humano, promovendo uma postura ergonômica para quem senta nele. 

Essas peças para empilhadeira também são compostas por materiais resistentes a rasgos, perfurações e deformações, bem como podem suportar longos períodos de uso.

Qual a importância do banco de empilhadeira?

As empilhadeiras podem apresentar vibrações naturais ou passarem por terrenos irregulares. Quando isso acontece, o banco de empilhadeira com amortecimento impede que eventuais movimentos bruscos afetem a postura do operador.

Os funcionários que mantêm uma postura correta são menos propensos a terem problemas de saúde em médio e longo prazo, além de realizarem menos pausas durante o dia. 

Já os que não se sentem confortáveis durante o desempenho de suas atividades tendem a solicitar mais afastamentos com o passar do tempo ou se distraírem com facilidade.

Essas observações impactam diretamente na produtividade, segurança e, consequentemente, na lucratividade de uma empresa. 

Operadores com uma postura correta tendem a ser mais eficientes em suas tarefas, pois podem se concentrar melhor no trabalho em vez de serem distraídos por desconfortos físicos. 

Isso resulta em uma execução mais ágil e precisa das atividades de movimentação de carga, o que pode evitar até mesmo danos nas cargas transportadas.

Vale ressaltar que o banco empilhadeira é apenas um item de segurança que deve estar presente no ambiente de trabalho.

Em alguns casos, a legislação brasileira também determina o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), como luvas e capacetes.

Esses utensílios são obrigatórios em locais que apresentam riscos físicos, químicos ou biológicos aos trabalhadores. 

Componentes do banco de empilhadeira 

Os componentes do banco de empilhadeira, assim como suas respectivas funções, estão destacados na listagem a seguir: 

  • Assento: É normalmente preenchido com espuma injetada e molas, bem como revestido por couro sintético, para não apresentar manchas resultantes do suor dos operadores;
  • Encosto: Sua composição é igual a do assento, a fim de garantir conforto e proteção à coluna vertebral; 
  • Apoios de braço: São partes opcionais do banco para empilhadeira, que servem para reduzir a fadiga dos braços; 
  • Trilho ajustável: Permite configurar a altura e inclinação do banco para empilhadeira conforme as necessidades de cada operador;
  • Cinto de segurança: Não está necessariamente conectado ao assento, mas pode ser comercializado junto. O cinto de segurança é obrigatório na empilhadeira, já que impede a queda do operador em casos de acidentes. 

Todos esses componentes devem passar por rigorosos testes de qualidade e segurança antes de serem liberados para venda.  

Como cuidar adequadamente de uma empilhadeira? 

Cuidar adequadamente de um banco de empilhadeira e demais componentes do veículo também é benéfico para as organizações.

Embora as peças para empilhadeira sejam robustas e projetadas para operarem por muitos anos, elas necessitam passar por manutenção preventiva regularmente. 

O serviço deve ser feito por profissionais especializados, e sempre no prazo recomendado pelo fabricante da empilhadeira. 

Normalmente, o período varia conforme a quantidade de cargas levantadas e horas de uso diárias às quais o veículo é submetido. 

No caso do banco de empilhadeira, uma rápida inspeção é suficiente para identificar eventuais danos. 

Caso alguma imperfeição seja notada, é indispensável providenciar o reparo ou substituição da estrutura, a depender do diagnóstico de quem realizou a verificação.  

Outros itens, como cintos de segurança e pedais de freio, precisam ser analisados diariamente antes de iniciar o trabalho com as cargas.

Isso porque mesmo uma leve alteração no funcionamento desses componentes pode colocar em risco a segurança do operador. 

Também é imprescindível respeitar os limites do banco para empilhadeira e demais partes do veículo industrial. 

Ultrapassar o peso suportado pelos garfos, por exemplo, desgasta essa importante peça e aumenta as possibilidades de quedas das cargas.   

Quer encontrar os melhores fornecedores de banco para empilhadeira? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!

E caso deseje mais informações sobre o assento, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Banco de empilhadeira

O banco de empilhadeira garante o conforto e a segurança dos operadores desses veículos constantemente utilizados em indústrias, centros de logística e armazéns de supermercados.

A função do item é proteger a coluna vertebral contra as vibrações naturais de uma empilhadeira e evitar que o corpo dos trabalhadores se movimente bruscamente durante o tráfego por terrenos acidentados. 

Assim como as demais peças para empilhadeira, os componentes do banco também precisam passar por inspeções periódicas, conforme as orientações de seus respectivos fabricantes.

Deseja adquirir um banco para empilhadeira ou solicitar o reparo do seu? Faça já uma cotação no Soluções Industriais e seja atendido por quem mais entende do assunto!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação