Buscas relacionadas:

Bate maca

Assim como um aparelho de pressão digital, o bate maca é utilizado em hospitais, centros de reabilitação, casas de repouso e ambulâncias para impedir que o impacto de camas móveis, cadeiras de rodas e andadores cause danos a paredes e portas. Esse acessório é feito de materiais de alta durabilidade, bem como resistentes a riscos e arranhões. Conheça mais sobre o protetor nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o bate maca?
  • Aplicabilidade do bate maca
  • Vantagens do uso do bate maca no ambiente hospitalar

O que é e para que serve o bate maca?

O bate maca é um protetor utilizado em paredes, portas e quinas para evitar que batidas bruscas causem danos nos elementos arquitetônicos ou nos objetos movimentados. 

Esse acessório é geralmente feito de materiais resistentes, como PVC, poliuretano, aço inoxidável e, em alguns casos, madeira. 

Explicando brevemente cada um, o bate maca PVC é conhecido por sua durabilidade e resistência à umidade, além de ser fácil de higienizar e não acumular bactérias, sendo tão eficiente quanto um bisturi elétrico, comparativamente.

Já o protetor de poliuretano apresenta alta resistência ao desgaste e abrasão, o que o torna ótimo para locais de impactos frequentes.

Por sua vez, o bate macas de aço inoxidável destaca-se por sua superfície lisa e não porosa, que dificulta a aderência de sujeira e germes. 

Para concluir, o protetor de madeira é mais utilizado em áreas de decoração rústica para compor a estética do local sem abrir mão da segurança. 

Aplicabilidade do bate maca

A aplicabilidade do bate macas é vasta e abrange diferentes ambientes e situações, bem como um expurgo em aço inox, por exemplo. Algumas das principais incluem: 

Hospitais e centros de saúde

O bate maca hospitalar é instalado em corredores, quartos, centros cirúrgicos, salas de emergência, entre outros espaços comuns nas unidades de saúde. 

Esses recursos são especialmente importantes em situações de emergência, quando as camas móveis são transportadas com alta velocidade e os impactos precisam ser amortecidos para evitar agravar o quadro clínico do paciente. 

Além de investir em sistemas como esse, é fundamental contar com equipamentos de qualidade nos centros de tratamento. 

Portanto, também é importante dispor de itens como o esfigmomanômetro, o termômetro, o aparelho de radiografia, o equipamento de sinais vitais, entre outros itens de alto desempenho. 

Ambulâncias

O bate macas é colocado nas laterais de ambulâncias e veículos de resgate para garantir um transporte mais seguro e estável. 

Basicamente, ele garante que os impactos causados pela movimentação em vias irregulares não atinjam bruscamente as camas.

Casas de repouso e asilos

Estes locais usam frequentemente sistemas de bate macas para evitar que camas, cadeiras de rodas e andadores causem danos as paredes e portas.

Isso contribui para melhorar a qualidade de vida dos residentes, proporcionando-lhes maior conforto durante as movimentações internas.

Embora o uso do bate macas seja mais comum em hospitais e centros de reabilitação, eles também podem ser empregados em outros espaços que exigem proteção contra batidas. 

Alguns exemplos comuns de ambientes que instalam o protetor são hotéis, pousadas, instituições de ensino, academias, SPAs e shoppings. 

Vantagens do uso do bate maca no ambiente hospitalar

No ambiente hospitalar, o uso do bate macas proporciona benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde e limpeza. Isso porque o acessório assegura as seguintes vantagens: 

  • Proteção contra danos: os protetores ajudam a prevenir danos às paredes causados por equipamentos médicos, macas, cadeiras de rodas, um detector de raio X e outros dispositivos que possam colidir ou roçar nas superfícies;
  • Manutenção de aparência: o bate maca contribui para manter a estética do ambiente ao proteger as paredes e portas contra riscos, amassados e arranhões; 
  • Facilidade de limpeza: muitos protetores são projetados com materiais que facilitam a limpeza e desinfecção. Isso é crucial em ambientes hospitalares, onde a higiene é uma prioridade para evitar a propagação de infecções; 
  • Segurança para pacientes e profissionais: em casos de quedas ou colisões, a presença desses dispositivos pode absorver impactos e minimizar o risco de ferimentos; 
  • Durabilidade: esses protetores são frequentemente construídos com materiais duráveis e resistentes, projetados para suportar o desgaste causado pelo uso constante e por atividades hospitalares intensivas.

Alguns protetores ainda oferecem opções de personalização em termos de cores e design, permitindo que as instalações hospitalares escolham opções que se alinhem à sua estética e identidade visual.

Essa opção personalizada também é muito útil para áreas especiais, como o setor de pediatria, pois deixa o ambiente mais lúdico e acolhedor. 

Se você busca por um bate maca de alta qualidade, confira as opções disponíveis nos parceiros do Soluções Industriais. Solicite já o seu orçamento para conhecer catálogos e preços! 

E caso tenha interesse em saber mais sobre esse sistema de proteção, confira o conteúdo que disponibilizamos no final desta página!


Ver maisVer menos

Bate maca

O bate maca é um protetor utilizado em paredes, portas e quinas para evitar danos causados por batidas bruscas de camas móveis, cadeiras de rodas e andadores.  

Ele é muito utilizado em hospitais, centros de reabilitação, casas de repouso e ambulâncias para garantir mais segurança na movimentação de pacientes. 

Vale lembrar ainda que todos esses locais também precisam contar com dispositivos de alto desempenho para acompanhamento e tratamento, como o esfigmomanômetro e o termômetro. 

O bate macas ideal para o seu espaço está nos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma para conhecer catálogos!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação