Betoneiras

Em um canteiro de obras é muito comum encontrarmos diversas ferramentas e equipamentos que auxiliam e otimizam o andamento de uma construção. Entre essas variedades estão as betoneiras. 

As betoneiras são utilizadas para realizar a mistura de concreto, argamassa, entre outros. Sua presença é fundamental em todas as etapas de obra, pois é através dela que os principais elementos para uma construção irão se desenvolver. 

O que é betoneira? 

Popularmente conhecida como misturador de cimento, a betoneira é um equipamento básico de toda obra voltado para misturar diferentes materiais. Porém, para o setor industrial e da construção civil, serve para formação de concreto e argamassa.

Para o funcionamento desse equipamento é necessário o uso de alguns materiais como, água, areia, pedra britada e cimento, para que assim o concreto ganhe forma. 

Atualmente existem vários modelos deste equipamento, entre eles estão o caminhão betoneira, que nada mais é do um veículo com o maquinário inserido na parte traseira. Que facilita o transporte de grandes quantidades de material.

E o modelo mais conhecido, que é a betoneira motor, que possui uma grande quantidade de armazenamento e realiza as misturas necessárias de forma automática. Além disso, esse tipo de betoneira possui algumas variedades, que passam pelos equipamentos movidos a combustível até os elétricos. 

Principais benefícios 

O uso de betoneiras na construção civil, é capaz de otimizar o andamento e desenvolvimento de uma obra. E isso acontece por várias razões, por exemplo, as betoneira são capazes de preparar uma grande quantidade de massa em poucos minutos. 

Além disso, são fáceis de manusear, diminuem o cansaço dos trabalhadores e aumentam a produtividade em uma construção. 

Sem contar que independente da mistura, seja para argamassa, cimento, concreto ou reboco. As betoneiras têm a capacidade de deixar a massa mais uniforme e diminuir a perda de material.

Tipos de betoneiras

Existem diversos modelos e tamanhos de betoneiras disponíveis no mercado, por isso antes de escolher qualquer modelo é necessário conhecer as características de cada um deles. Isso porque, existem misturados com capacidade de 150 a 600 litros.

No entanto, seu uso depende exclusivamente da demanda que será necessária utilizar durante a obra. Além disso, é importante ficar atento ao tipo de equipamento que será utilizado para que não haja erros. 

Entre os entre os principais tipos estão:

Betoneira móvel

A betoneira móvel, como citamos acima, é aquela presente em caminhões. É utilizada com frequência em grandes obras como a construção de prédios, condomínios e estruturas mais complexas, pois nelas é necessário que haja o transporte de um maior volume de matérias.

Betoneira fixa

Geralmente equipado com um motor para que a mistura seja realizada de forma homogênea, esse modelo é um dos mais utilizados por sua facilidade. É necessário apenas que o profissional inspecione o funcionamento e insira a quantidade certa de material para que assim o serviço seja realizado de forma automática. 

Betoneira semi-fixa

Já essa outra opção é bastante semelhante à fixa. No entanto, a diferença é que ela possui rodas que permitem que ela seja removida e movimentada para outros pontos do canteiro de obras sem grandes dificuldades. 

Betoneira automática

Por fim, o modelo automático é equipado com esteiras rolantes e movimentado por um motor sincronizado, que permite mais facilidade na sua locomoção e praticidade na utilização. 

Como escolher o melhor modelo

Explicando de modo breve, a betoneira é um dos equipamentos mais importantes da construção civil, visto que é o responsável por realizar a mistura de materiais para formar produtos como o concreto.

Por esse motivo, é muito comum que ela esteja em absolutamente todos os canteiros, auxiliando em várias etapas da obra. Só que assim como as edificações não são iguais, as betoneiras que podem ser solicitadas para locação também não. 

Em outras palavras, é possível encontrar o utensílio em diversos modelos, variando de acordo com o porte da obra.

Com relação aos tipos mais comuns da betoneira é possível destacar: 

  • Fixa: modelo com motor monofásico, bifásico ou trifásico que atua com mistura homogêneas; 
  • Semi-fixa: modelo muito semelhante ao anterior, mas composto por rodas para facilitar a movimentação; 
  • Automática: modelo movimentado por um motor sincronizado e equipado com esteiras; 
  • Móvel: modelo que funciona em caminhões, normalmente solicitado para obras que demandam um elevado volume de materiais. 

Com relação a escolha da empresa que realiza o aluguel de betoneira, mais do que optar por companhias que assegurem bons preços, é ideal contar com aquelas comprometidas 100% com a qualidade final do que é entregue para o consumidor. 

A escolha por um desses modelos se define pelo nível de agilidade que deseja dar à obra, ou pelo orçamento disponível para a aquisição da máquina.

Onde encontrar betoneiras?  

Antes de adquirir uma betoneira, é fundamental conhecer e investir nas marcas mais bem avaliadas e de confiança. Dessa forma, será possível manter qualidade de forma rápida e eficiente.  

No Soluções Industriais, você encontrará os melhores fornecedores de betoneiras do mercado. Confira o catálogo e aproveite uma ótima relação custo-benefício! 

Ver maisVer menos
  • Não há produtos cadastradas para a busca inserida. Limpar filtros
  • Betoneiras

    close

    Envie um orçamento para

    É GRATIS, rápido e sem compromisso!

    Navegação