Buscas relacionadas:

Bomba de amônia

 A bomba de amônia (NH₃) é responsável por distribuir de forma segura esse tipo de fluido em sistemas de refrigeração. O dispositivo atua com deslocamento positivo, previne vazamentos e é essencial em setores onde a precisão do controle de temperatura é fundamental. Entenda melhor sobre o equipamento e os motivos para utilizá-lo nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a bomba de amônia?
  • Como funciona a bomba de amônia?
  • Norma reguladora da bomba de amônia
  • Por que usar amônia na refrigeração industrial?

O que é e para que serve a bomba de amônia?

A bomba de amônia (NH₃) desempenha um papel fundamental em diversos sistemas de refrigeração industrial. 

Sua função é movimentar a amônia, um composto químico extremamente eficaz na dissipação de calor, para resfriar os equipamentos que dependem dessa substância.

Basicamente, a bomba dosa a quantidade de NH₃ necessária em cada situação, e assim garante uma distribuição segura da substância. 

Devido à sua função, a bomba amônia deve ser fabricada a partir dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Isso inclui testes que comprovam a capacidade de desempenho do dispositivo até mesmo em aplicações com condições adversas. 

Não por acaso, tanto a aquisição quanto a manutenção desse tipo de bomba de refrigeração precisam ser feitas com o auxílio de profissionais especializados. 

Durante a compra, um vendedor de referência no segmento consegue indicar qual modelo de bomba amônia é o mais indicado para as necessidades do solicitante. 

Já na manutenção, um prestador de serviço qualificado identifica rapidamente eventuais danos ou possibilidades futuras de falhas no funcionamento da bomba de amônia.

Além disso, ele faz as correções no momento adequado, a fim de evitar prejuízos financeiros maiores a médio e longo prazo. 


Como funciona a bomba de amônia?

A bomba de amônia opera com deslocamento positivo, o que traz diversos benefícios para os sistemas de refrigeração.

Esse tipo de deslocamento não recebe qualquer influência do diferencial de pressão, ou seja, permanece em fluxo contínuo e livre de vibrações mesmo que ocorram variações repentinas de pressão. 

Também vale mencionar que a bomba amônia é acionada por meio de correias e polias, além de possuir engrenagens de dentes retos e um eixo de bomba. 

Isso permite uma distribuição rápida da substância química sem que se ocorra o risco de corrosão na bomba. 

Inclusive, a rapidez da operação está relacionada à função cumprida por vasos de pressão acoplados à bomba amônia. 

Os vasos em questão recebem a amônia líquida e gasosa, e armazenam a substância em compartimentos distintos, de acordo com seu estado. 

Tal característica permite abastecer diferentes partes do sistema ao mesmo tempo, já que a amônia líquida e gasosa não serão misturadas. 

Embora a bomba de amônia seja um tipo de bomba hermética, ou seja, que apresenta isolamento total, os vasos devem ser inspecionados periodicamente, a fim de que se evite qualquer possibilidade de vazamento. 

Além disso, é ideal ter sempre à disposição um neutralizador de amônia, a fim de eliminar ou reduzir a concentração elevada de NH₃ nos ambientes.

Vale citar também que alguns sistemas de refrigeração com amônia costumam utilizar a zeólita e um evaporador industrial para otimizar ainda mais os processos de resfriamento. 


Norma reguladora da bomba de amônia

Toda bomba de amônia deve atender aos requisitos estabelecidos pela Norma Regulamentadora N°13 (NR-13).

Por meio dessa norma, a legislação brasileira exige inspeções classificadas como “iniciais”, “periódicas” e “extraordinárias” na bomba amônia. 

Como as nomenclaturas sugerem, essas verificações são realizadas logo após a instalação, durante a operação regular e em situações específicas, como mudanças estruturais nos vasos de pressão. 

Os administradores dos sistemas de refrigeração que utilizam a bomba amônia ainda devem ter um projeto de reparos e assegurar o desempenho das soldas por meio de Ensaios Não Destrutivos (ENDs), entre outras obrigações.

Seguir a NR-13 é uma forma de garantir a segurança dos trabalhadores e evitar multas e interdições decorrentes de irregularidades nas áreas de refrigeração.

Vale lembrar que vários outros acessórios e componentes também requerem inspeções periódicas para funcionarem corretamente, como o filtro declorador e a bomba centrífuga.

Maximize a eficiência do seu sistema de refrigeração com as bombas de amônia de alto desempenho comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento e aproveite! 

Em nossa plataforma, você também pode entender os motivos para usar a amônia em sistemas de refrigeração industrial. Basta rolar até o final da página para conferir! 

Ver maisVer menos

Bomba de amônia

Por que usar amônia na refrigeração industrial?

A utilização da amônia na refrigeração industrial representa uma escolha estratégica e econômica para muitos setores que dependem de sistemas de resfriamento eficazes.

Essa substância química, composta por nitrogênio e hidrogênio, apresenta propriedades únicas que a tornam uma opção atraente em comparação com outros refrigerantes mais comuns. Entre as principais, destacam-se:

  • Eficiência energética: A bomba amônia não demanda um alto consumo de energia para resfriar rapidamente os locais onde é instalada;
  • Capacidade de atuar em áreas reduzidas: Os tubos que transportam a amônia podem ter diâmetros reduzidos, já que o material, seja em estado líquido ou gasoso, não precisa de uma área ampla para dissipar o calor;
  • Segurança: A amônia tem um odor facilmente perceptível, por isso, a identificação de vazamentos nos vasos de pressão ou qualquer outra estrutura é rápida;
  • Resistência ao acúmulo de água: A amônia não perde seu desempenho quando passa por tubulações com leve acúmulo de água;
  • Preço reduzido: O valor de mercado da amônia é baixo em comparação a outros agentes refrigerantes.

Além das vantagens citadas, a amônia diferencia-se de muitas substâncias por não requerer uma recombinação frequente de óleos, o que a torna conveniente para as indústrias em termos práticos e econômicos.  

Potencialize seu sistema de refrigeração! Solicite um orçamento de bomba amônia no Soluções Industriais e adquira dispositivos de alta precisão!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação