Buscas relacionadas:

Broca Diamantada

A broca diamantada oferece a rapidez e precisão necessárias para perfurar concreto, asfalto, mármore, cerâmica, granito, vidro, porcelanato e outros materiais de estruturas rígidas ou frágeis. O item pode ser comercializado individualmente ou em kits e é muito utilizado na construção civil. Saiba mais aplicações e vantagens da ferramenta nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a broca diamantada?
  • Onde a broca diamantada pode ser utilizada?
  • Como utilizar a broca diamantada?
  • Cuidados importantes com a broca diamantada
  • Vale a pena investir em uma broca diamantada?
BROCA DIAMANTADA

O que é e para que serve a broca diamantada?

A broca diamantada é uma ferramenta de perfuração utilizada em diversos segmentos e atividades, o que inclui a construção civil e a fabricação de próteses.

Seu corpo é composto por três partes bastante resistentes: a coroa, o cálice e a rosca, sendo a primeira inserida no material trabalhado.

Revestida com diamante industrial, esse tipo de broca é perfeito para trabalhos com elementos rígidos, como pedra, concreto, cerâmica e mármore.

Vale citar que a ferramenta costuma ser acoplada em furadeiras convencionais e industriais. No entanto, também existem modelos compatíveis com máquinas-ferramentas, como a fresadora e o torno de bancada

Essa versatilidade permite que as brocas diamantadas sejam comercializadas individualmente ou em kits, com diferentes diâmetros, para ajustar-se às necessidades de cada segmento.

Onde a broca diamantada pode ser utilizada?

A broca diamantada é muito versátil e pode ser utilizada em diversas estruturas. Por exemplo, é comum que os profissionais da construção civil optem pelo uso de brocas quando precisam perfurar superfícies de asfalto, vigas, colunas e lajes.

Devido à precisão que oferecem, as brocas diamantadas também conseguem realizar furos com tolerâncias apertadas no interior de paredes para a passagem de fios.

A ferramenta ainda é frequentemente utilizada em marcenarias, serralherias, carpintarias e diferentes oficinas, inclusive para a produção de artesanato. 

Nesse último caso, os artistas conseguem aprimorar suas capacidades produtivas, uma vez que conseguem esculpir e dar forma a peças de vários materiais. 

Isso porque existem brocas específicas para produtos frágeis, como a broca diamantada para porcelanato, a broca diamantada para vidro e opções para pedras preciosas. 

Como utilizar a broca diamantada?

Alguns fatores devem ser considerados para utilizar uma broca diamantada adequadamente.

Para começar, tanto a furadeira quanto a broca devem ser adequadas ao material que será perfurado. Além disso, as brocas diamantadas devem ser fixadas perfeitamente às máquinas. 

Essa escolha e acoplamento corretos são fundamentais para a precisão da perfuração, uma vez que componentes errados ou frouxos não produzirão o resultado esperado e, em serviços mais pesados, poderão até quebrar.

O operador da furadeira deve aplicar uma pressão constante durante o serviço, a fim de garantir um furo uniforme e com o diâmetro necessário.

Durante a perfuração, também recomenda-se remover materiais sobressalentes que podem se tornar um obstáculo para a broca, como uma broca diamantada para porcelanato, sendo utilizada

Vale ressaltar ainda que uma broca jamais deve ser usada se não estiver em condições ideais. Por menores que sejam, danos como trincos na superfície das brocas diamantadas interferem na precisão do serviço.

Cuidados importantes com a broca diamantada

Assim como qualquer outra peça, a broca diamantada requer alguns cuidados básicos, principalmente em relação à segurança dos trabalhadores.

Como mencionado, a broca precisa estar em bom estado e ter o diâmetro adequado à furadeira e ao material que se deseja perfurar.

Ao trabalhar com alguns materiais, como porcelanato, também é recomendável resfriar a broca diamantada durante a perfuração, medida que evita o superaquecimento e a consequente quebra das peças.

Para isso, basta solicitar a ajuda de outra pessoa, que será responsável por derramar água gelada ou, pelo menos, em temperatura ambiente, na superfície da broca em operação. Algumas ferramentas fazem isso automaticamente.

Vale a pena investir em uma broca diamantada?

As vantagens da broca diamantada mencionadas nos tópicos anteriores comprovam o quanto vale a pena investir nesses componentes.

Mas ainda existem outras informações que os compradores de brocas diamantadas precisam saber para tomar uma decisão informada.

Por exemplo, a qualidade de uma broca diamantada está diretamente relacionada à procedência da peça.

As brocas diamantadas podem até ter uma estrutura simples, mas devem ser fabricadas de acordo com rigorosos padrões de qualidade.

Por isso, quem busca uma broca diamantada durável precisa optar por fornecedores de confiança, que comercializam apenas as marcas de referência no mercado.

Além disso, o investimento só será assertivo se a máquina ou a furadeira for compatível com os componentes. 

Isso porque essas brocas geralmente exigem equipamentos com recursos específicos para controlar a rotação e fornecer água para resfriar e lubrificar a broca durante a operação.

Todas as informações necessárias para realizar uma compra assertiva de brocas diamantadas você encontra no Soluções Industriais! 

Solicite um orçamento em nossa plataforma para conversar com especialistas, conhecer catálogos e fechar um excelente negócio. 

E para saber mais sobre a broca diamantada, confira o conteúdo que disponibilizamos no final da página! 


Ver maisVer menos

Broca Diamantada

A broca diamantada é a opção certa para perfurar materiais rígidos, como asfalto, concreto, cerâmica e mármore, ou frágeis, como porcelanato e vidro.

Não é por acaso, o item tem ganhado cada vez mais a preferência dos profissionais da construção civil e de muitos outros ramos, inclusive quando é necessário fazer furos com tolerâncias apertadas para a passagem de fios ou para acabamentos detalhados.

Essa ferramenta costuma ser acoplada em furadeiras convencionais e industriais. No entanto, alguns fornecedores também com comercializam opções para fixação no torno de bancada e na fresadora. 

Ficou interessado na broca diamantada? Faça uma cotação no Soluções Industriais e seja atendido por quem mais entende do assunto!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação