Buscas relacionadas:

Chapa de aço escovado

A chapa de aço escovado é um produto muito versátil, que pode ser solicitado para a fabricação de máquinas, equipamentos, utensílios, projetos de comunicação visual, dentre várias outras finalidades. Por isso, o cliente que deseja adquirir o produto também precisará ficar atento sobre o que é, para que serve e os benefícios da folha! Navegue pelos tópicos abaixo e saiba mais! 

  • O que é e para que serve a chapa de aço escovado?
  • Onde e como a chapa de aço escovado pode ser usada?
  • Benefícios da chapa de aço escovado
  • Especificações técnicas da chapa de aço escovado

O que é e para que serve a chapa de aço escovado?

A chapa de aço escovado é um dos produtos mais versáteis do mercado, destacando-se especialmente por suas características visuais. 

Desenvolvido a partir de matérias-primas inoxidáveis, o produto apresenta em sua superfície ranhuras delicadas, que são percebidas a olho nu. 

Quem não conhece as características da chapa inox escovado, costuma pensar que isso é um tipo de defeito, mas não! 

Esse acabamento permite manter a beleza estética da chapa de aço escovado por mais tempo, visto que ajuda a “esconder” danos como arranhões e pequenos amassados. 

Ainda sobre as características da peça, a chapa aço inox escovado apresenta aparência opaca e com pouco reflexo. 

Considerando esse aspecto e o fato do material ser muito resistente contra oxidação e corrosão, a chapa de aço escovado pode ser utilizada em muitos ambientes. 

Normalmente, ela serve para criar equipamentos, estruturas e componentes residenciais, comerciais e industriais, principalmente os destinados para áreas que não podem ter proliferação bacteriana.

Quais as diferenças entre os tipos de aço mais comuns?

Sem dúvidas, o aço é uma das matérias-primas mais populares do mercado, podendo ser encontrado em diferentes tipos e especificações. 

No mercado de construção, existem três versões muito populares: o aço inoxidável, o aço cromado e o aço escovado. 

Explicando brevemente cada um, o aço inox é composto por uma mistura entre ferro e cromo, destacando-se por apresentar uma camada protetora contra oxidação. 

Como o próprio nome sugere, o aço cromado possui uma quantidade maior de cromo em sua fabricação, que garante para superfície mais brilho e apelo estético. 

Por último, mas não menos importante, a chapa de aço escovado é uma liga de aço inox, diferenciando-se por passar por um tratamento especial.

Recapitulando as características do modelo, a chapa aço inox escovado possui aparência mais rugosa, que ajuda a conservar a aparência por mais tempo.

Onde e como a chapa de aço escovado pode ser usada?

A utilização da chapa de aço escovado é muito ampla, podendo envolver segmentos industriais, bem como da construção civil. 

Por exemplo, a folha de inox escovado costuma ser destinada para desenvolver utensílios e eletrodomésticos, como panelas, geladeiras e lavadoras. 

Além disso, a chapa aço inox escovado costuma ser solicitada para desenvolver luminárias e objetos decorativos, como esculturas e cinzeiros. 

Podendo passar por processos de dobra de chapa de aço, o modelo também é usado na fabricação de máquinas industriais, peças automotivas e no setor ferroviário. 

Em adicional, o forte impacto estético da chapa de aço escovado ainda permite aplicações mais detalhistas, como a criação de jóias. 

Não só isso, a chapa aço inox escovado é ideal para desenvolver peças de comunicação visual, como quadros de recados, murais e painéis de fotos. 

Quando destinados para essa última função, as estruturas metálicas podem tanto receber os recados em papéis, devendo fixá-los com ímãs, quanto diretamente na superfície. 

No caso da informação escrita ou desenhada diretamente na chapa de aço escovado, o uso de canetas, lápis ou gizes especiais é fundamental. 

Ademais, é necessário também contar com os produtos certos para realizar a remoção das informações sem danificar a beleza da chapa. 

É válido citar que a chapa aço inox escovado também pode ser utilizada para criar letreiros de lojas, letras caixas e outras peças para fins publicitários. 

Benefícios da chapa de aço escovado

Destacar os benefícios da chapa de aço escovado é entrar em um assunto muito amplo, principalmente considerando suas versatilidades de aplicações. 

Focando primeiramente nas vantagens do material de confecção, o aço inoxidável é muito resistente contra corrosão, algo fundamental quando se trata de superfícies metálicas. 

Não só isso, a chapa aço inox escovado apresenta elevada eficiência mecânica, química e térmica, fator que aumenta significativamente sua vida útil. 

Extremamente leve, a chapa de aço escovado possui manuseio simples, bem como pode ser facilmente dobrada, cortada e moldada, desde que possua as ferramentas adequadas para os processos. 

Sem perder o foco sobre os benefícios da chapa aço inox escovado, o produto não absorve odores e não mancham, fazendo com que sua utilização em cozinhas seja muito comum. 

Em adicional, as características inertes do aço inox fazem com que o produto não se altere ao entrar em contato com diferentes tipos de compostos químicos. 

Ao citar sobre os benefícios da chapa de aço escovado, é impossível não ressaltar o forte apelo estético da placa. 

O acabamento ranhurado é responsável por dar um ar mais rústico para as peças desenvolvidas sem perder a modernidade e charme. 

Embora a chapa aço inox escovado já possua um aspecto visual incrível, o produto ainda pode ser personalizado de acordo com a vontade do cliente. 

No entanto, essa atividade só pode ser feita por empresas especializadas, que irão garantir que as substâncias corretas estão sendo utilizadas nas colorações. 

Por último, mas não menos importante, a chapa aço inox escovado é muito fácil de limpar, fazendo com que ele se torne uma excelente alternativa para ambientes que precisam de elevada higienização. 

Cuidados essenciais com a chapa de aço escovado

A longa vida útil da chapa de aço escovado só será garantida se o cliente adotar alguns cuidados necessários para preservar as propriedades técnicas e visuais da peça. 

Por exemplo, a limpeza dos produtos feitos com o material não pode ser feita com cloro, devendo ser utilizado detergente neutro, vinagre ou bicarbonato de sódio diluído em água nos processos. 

Sem trocar o foco sobre o assunto, é necessário utilizar um pano macio na chapa aço inox escovado - nunca buchas ou escovas de cerdas duras -, e secá-la após a higienização. 

Quando se trata do uso da chapa de aço escovado em cozinhas, é fundamental que alimentos ácidos não fiquem em contato direto com a superfície por muito tempo, a fim de não danificar a camada externa de proteção. 

Caso seja necessário realizar a movimentação das próprias placas, o processo pode ser desenvolvido com o apoio de uma ventosa para chapa de aço

Desenvolvida com materiais de alta eficiência, o acessório ajuda a facilitar o processo, assegurando mais proteção tanto para a superfície quanto para quem está fazendo o transporte.

Especificações técnicas da chapa de aço escovado

A chapa aço inox escovado costuma ser desenvolvida por um processo de laminação a frio, que proporciona mais resistência e durabilidade para a superfície. 

Podendo ser encontrada em diferentes tamanhos, formatos e espessuras, o produto apresenta um nível de rugosidade um pouco maior, podendo atingir 2,0umRa. 

No momento da aquisição, é importante que o cliente fique atento à boa procedência e qualidade da matéria-prima de confecção. 

Isso porque a chapa aço inox escovado pode ser desenvolvida com uma mistura de cromo e ferro, que pode apresentar falhas em áreas microscópicas caso não seja de qualidade.

A diferença entre chapa escovada e chapa polida

Durante os processos de busca pela chapa aço inox escovado, é comum que o cliente se depare com outro produto popular: a chapa polida. 

Diferente do  primeiro produto, o segundo apresenta baixíssima rugosidade, sendo que os níveis atingidos não costumam passar de 0,05umRa. 

Sendo ideal para aplicações hospitalares, o aço polido apresenta superfície lisa, uniforme e com elevado brilho. 

No entanto, a beleza do produto pode ser danificada em casos de riscos ou impactos, visto que o acabamento diferente da chapa escovada faz com que os danos sejam mais visíveis. 

Por fim, é importante citar que além desses produtos também é possível encontrar outras versões de placas, como a chapa de aço xadrez

Quer saber mais sobre onde comprar chapa aço inox escovado ou qualquer outro modelo feito com o mesmo material? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e saiba mais informações!

Ver maisVer menos

Chapa de aço escovado

Como deu para notar, a chapa de aço escovado pode ser utilizada tanto em atividades de fabricação industrial quanto em projetos de comunicação visual. 

Independentemente de qual seja a destinação final, é fundamental que a aquisição aconteça em uma empresa especializada nesse tipo de chapa de aço inox

No Soluções Industriais, o cliente encontra não só a chapa de aço escovado, mas todos os modelos mais populares do mercado nacional e internacional. 

Solicite um orçamento na maior plataforma B2B da América Latina e confira mais detalhes sobre a aquisição!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação