Buscas relacionadas:

Cola fixadora

A cola fixadora é um tipo de pasta projetada para unir superfícies de forma permanente ou temporária. O produto é muito utilizado em residências, oficinas, construções e indústrias para uma colagem eficaz de metais, madeiras, cerâmicas, porcelanatos, concreto e muitos outros materiais. Conheça melhor suas principais aplicações conferindo os tópicos abaixo!

  • Para que serve e vantagens da cola fixadora?
  • Principais aplicações da cola fixadora
  • Cuidados no manuseio da cola fixadora

Para que serve e vantagens da cola fixadora?

A cola fixadora é desenvolvida para unir superfícies de forma permanente ou temporária com eficiência e praticidade. 

Por esse motivo, o produto costuma ser usado para a montagem de peças, reparos, selagem, união estrutural, preenchimento de folgas e muitas outras aplicações.

Além de fornecer força de aderência excepcional, a cola fixadora é capaz de resistir a condições adversas, como variações de temperatura, altos níveis de umidade, vibrações intensas e constante exposição à luz solar.

Graças à sua textura viscosa, a cola fixadora também não escorre, ou seja, pode ser aplicada inclusive em pontos altos, como paredes e tetos.

Não só isso, o material seca rapidamente. Para se ter uma ideia, em alguns casos, é possível que o processo seja concluído em apenas uma hora. 

No entanto, o tempo médio de secagem costuma ser de 72 horas, o que é um ótimo prazo em serviços mais complexos.

Outro ponto que merece destaque é o fato de alguns tipos de cola fixadora não precisarem de qualquer catalisador para auxiliar na colagem.

Contudo, caso seja necessário a mistura, esse produto complementar pode ser encontrado facilmente nos próprios fornecedores da cola. 

Principais aplicações da cola fixadora

A cola fixadora é aplicável a superfícies de concreto, granito, mármore, metais, porcelana, cerâmica, madeira, entre outros materiais. 

Devido a essa versatilidade, o produto é utilizado em diversos setores, incluindo a construção civil, indústria, artesanato e até mesmo em atividades domésticas.

Na construção civil, por exemplo, a cola fixadora é amplamente utilizada para fixar elementos estruturais, como a cantoneira de plástico, as vigas e os pilares, em superfícies de concreto.

Isso ocorre porque ela proporciona uma aderência forte e duradoura, com o intuito de garantir a estabilidade e segurança das estruturas.

Já no setor industrial, a cola fixadora é empregada na montagem de peças e componentes, a fim de facilitar o processo de produção e garantir a união eficiente de materiais diferentes. Ela também é utilizada na manutenção e reparo de equipamentos.

Quando se trata de serviços de artesanato, o produto permite a junção de diferentes materiais, como tecidos, papel e plástico, o que possibilita a criação de peças únicas e duradouras.

Em ambientes domésticos, por sua vez, a cola fixadora ajuda em várias atividades, como fixar objetos na parede, como prateleiras e quadros, sem a necessidade de fazer furos, e reparar objetos quebrados, como vasos de cerâmica e móveis de madeira.

Alguns profissionais que trabalham com mármore ainda optam pelo produto para impedir a passagem de água por juntas, como uma alternativa aos vedantes de silicone.

Por fim, a cola fixadora à base de resina é utilizada na colagem de elementos de sinalização viária, como tachas de diferentes tamanhos, calotas, segregadores e bate rodas, uma vez que ela não tem seu desempenho afetado por um alto tráfego de veículos e vibrações. 

Cuidados no manuseio da cola fixadora

Assim como qualquer outro produto, a cola fixadora demanda alguns cuidados básicos para manter suas propriedades. 

Por exemplo, esse tipo de cola não deve ser aplicado em superfícies oleosas e com grande acúmulo de poeira. 

Independentemente do estado do local de colagem, é sempre importante realizar uma limpeza prévia com álcool ou acetona, a fim de remover qualquer obstáculo ao sucesso do serviço. 

A aplicação da cola fixadora também requer o uso de equipamentos adequados, como luvas, uma pistola projetada para essa função e, se necessário, máscaras de proteção.

Se ainda assim a cola fixadora entrar em contato direto com a pele ou os olhos, é preciso removê-la imediatamente e, em caso de irritações, procurar assistência médica.

Para completar os cuidados relacionados ao uso, é fundamental utilizar ganchos ou outros elementos de sustentação quando se deseja colar peças grandes e pesadas. Isso evita movimentações bruscas durante a colagem e secagem.  

Já quando se trata do armazenamento da cola, ele deve ser feito em locais secos, bem ventilados e livres de fontes de calor, sejam artificiais ou naturais. 

Também recomenda-se conferir a temperatura ideal para a conservação do produto na embalagem, pois ela pode variar de acordo com o fabricante. 

Normalmente, essas colas ainda têm uma vida útil limitada. Portanto, é essencial verificar sua data de validade e evitar armazená-las por longos períodos.

Quando chegar o momento do descarte, é necessário colocar o tubo da cola em uma caixa ou sacola adequada e bem vedada e depositá-la no recipiente indicado pelo fabricante.

E lembre-se: jogar a cola fixadora fora sem as devidas precauções coloca em risco o meio ambiente e a saúde dos coletores de lixo. 

Agora que você já sabe para que serve, as aplicações e os cuidados necessários para manter a cola fixadora, que tal cotar o produto com os melhores fornecedores do mercado? 

No Soluções Industriais, você tem acesso a uma lista com os principais representantes do segmento. Solicite um orçamento para conversar com esses especialistas, comparar preços e encontrar o produto ideal para as suas necessidades.  

E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Cola fixadora

A cola fixadora é perfeita para garantir excelentes resultados na colagem de madeiras, metais, mármore, porcelana, cerâmica e muito mais! 

Essas colas ainda são extremamente resistentes a condições adversas, como altos níveis de umidade e calor ou frio intenso. 

Portanto, a versatilidade desse produto é uma de suas principais vantagens. Para exemplificar, com seu uso, é possível colar desde uma cantoneira de plástico até placas viárias.

Ficou interessado na cola fixadora? Faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo e aproveite as ofertas de nossos parceiros!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação