Buscas relacionadas:

cola para artesanato

A cola para artesanato pode ser encontrada em vários modelos, adaptando-se a trabalhos com madeira, vidro, plástico, tecidos, borracha, metais, entre outros materiais constantemente usados por artesãos. Para conhecer melhor sobre a importância do produto nos trabalhos manuais, suas principais vantagens e como escolhê-lo, confira os tópicos listados abaixo!

  • Qual a importância da cola para artesanato?
  • Tipos de cola para artesanato e onde aplicá-las
  • Vantagens da cola para artesanato
  • Como escolher a melhor cola para artesanato?
  • Cuidados necessários durante o manuseio da cola para artesanato

Qual a importância da cola para artesanato?

A cola para artesanato é essencial no trabalho dos artesãos, já que permite fixar com precisão desde peças pequenas e delicadas até grandes e robustas. 

O produto contribui para prolongar a durabilidade e conferir o acabamento desejado ao artesanato, inclusive permitindo dispensar o uso de pregos e grampos, por exemplo.  

Isso porque a cola de artesanato é forte e flexível, fatores que a tornam ideal para uso em itens de decoração que serão pendurados ou constantemente manuseados.  

Tipos de cola para artesanato e onde aplicá-las

É possível encontrar uma cola de artesanato ideal para qualquer trabalho. Os tipos do produto disponíveis no mercado, além de suas principais características, serão destacados abaixo: 

Cola universal para artesanato

A cola universal para artesanato pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de matérias-primas, oferecendo como principais vantagens uma secagem rápida e ótimo desempenho em peças com muitos detalhes.

Cola branca extra

Usada frequentemente por artesãos profissionais, é excelente para funções como colagem de capas de cadernos em suas folhas e produções com feltro, biscuit (um tipo de massa de modelar) e decoupage (cobertura de superfícies com recortes de jornais e revistas). 

Após a secagem, essa cola fica transparente, o que assegura um melhor acabamento para a peça trabalhada.

Cola branca de PVA para artesanato

Indicadas para uso em papel, papelão, laminados plásticos e madeira com aspecto poroso, o produto tem fácil aplicação. 

O período de pós-secagem, em que essa cola adere com maior eficácia ao material em que foi aplicada, é de 24 horas.   

Cola de silicone para artesanato

Recomendada para trabalhos com isopor, papel, tecidos diversos e E.V.A, proporciona um acabamento discreto e sem relevo. 

Assim como o tipo anterior, a cola de silicone para artesanato precisa de 24 horas para fixação adequada, como a cola universal. 

Cola madeira para artesanato

O produto é usado em processos de fabricação, reparos e ajustes no artesanato em madeira e MDF. 

Essa cola ainda é perfeita na junção de peças de madeira a outros materiais, não sendo necessário qualquer item adicional, como pregos. 

Cola quente

Se adapta muito bem a tecidos, E.V.A, acrílico, renda, feltro e vidros com textura porosa, além de possuir secagem quase imediata e conservar sua efetividade por longos períodos.  

Outros tipos de cola de artesanato

Além dos modelos citados, a cola de artesanato é encontrada nos tipos: 

  • Cola permanente: Conhecida por sua fixação extremamente eficaz, é aplicável em madeira, tecidos, plástico e feltro; 
    • Também se caracteriza por sua resistência à água e formação de uma película invisível, que não adquire qualquer cor nem mesmo com o passar do tempo;
  • Cola spray: Oferece fixação imediata e grande precisão em papel, metal e tecido;
    • Seus benefícios incluem ainda uma aplicação muito simples e a possibilidade de reposicionar o produto sempre que for necessário fazer uma correção no artesanato durante o processo de produção;
  • Cola pano: Comumente utilizada em processos simples que antecedem costuras de tecidos, também é indicada em decoupagens sobre esses materiais;
    • Sua aplicação pode ser feita de forma prática com um pincel ou bico aplicador;
  • Adesivo instantâneo: Embora chamado de “adesivo”, o produto é uma cola de artesanato recomendada para uso profissional em cortiça, plástico, papel, metal, borracha, madeira, porcelana, entre outros materiais;
    • Possui alto nível de fixação e seca rapidamente.

Vantagens da cola para artesanato

Além de oferecer a firmeza necessária a cada componente, a cola para artesanato é muito fácil de ser espalhada ou aplicada em pontos específicos.

Alguns modelos, como a cola universal artesanato, ainda são resistentes à água e secam rapidamente, economizando tempo durante a produção.

Há ainda colas transparentes, escolhidas pelos artesãos por se manterem discretas após a finalização do trabalho, deixando que os verdadeiros enfeites se destaquem aos olhares do público.

O produto também é extremamente versátil, e pode ser utilizado em fita de cetim, papel, isopor, E.V.A, papelão, esponja, tecidos diversos, cortiça, madeira, entre muitos outros materiais, a depender do tipo de cola de artesanato escolhido. 

Quando utilizada corretamente, a cola de artesanato pode garantir a durabilidade do produto final, mantendo as peças unidas por um longo período de tempo.

Como escolher a melhor cola para artesanato?

Apesar de toda cola para artesanato ser eficaz, existem tipos mais adequados para cada matéria-prima.

Portanto, os componentes usados pelo artesão são o fator-chave para escolher o produto ideal e obter os resultados esperados. 

Utilizar a cola adequada para o trabalho garante a produção de itens bem-acabados e duráveis.  

Peças manuseadas com maior frequência, como colares e brincos, demandam uma cola mais resistente, enquanto que elementos de decoração que ficarão em cima de estantes e dificilmente serão segurados, podem ser feitos com colas leves. 

Cuidados necessários durante o manuseio da cola para artesanato

O manuseio da cola para artesanato exige alguns cuidados básicos, a fim de evitar que o artesão ou pessoas que compartilhem o ambiente de trabalho tenham a saúde e integridade física comprometidas. 

Em primeiro lugar, é recomendado checar a composição da cola e ler as instruções de uso, pois o produto pode ser tóxico e provocar irritações na pele, ou possuir líquidos e vapores inflamáveis, que exigem aplicação em ambientes externos ou utilização de máscara.  

O manual do fabricante também indica as condições de armazenamento da cola de artesanato, que devem ser seguidas à risca. 

Caso o produto entre em contato com os olhos, é necessário lavá-los de forma abundante pelo período orientado e, se o artesão estiver com lentes de contato, deve removê-las, se conseguir fazer isso com segurança. 

Já se a cola atingir a pele ou o cabelo, além de uma grande quantidade de água, é preciso usar sabão. 

Além disso, é extremamente importante não fumar ou consumir alimentos e bebidas durante o uso da cola de artesanato, a fim de evitar sua ingestão acidental. 

Se essa situação ocorrer, é fundamental contatar um médico ou centro de informação toxicológica imediatamente. 

Por fim, nunca se deve deixar a cola ao alcance de crianças e animais de estimação, especialmente sem a supervisão de um responsável. 

Quer conhecer os melhores fornecedores de cola para artesanato do mercado? Solicite um orçamento aos parceiros do Soluções Industriais hoje mesmo! 

Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

cola para artesanato

A cola para artesanato faz toda a diferença na qualidade e eficácia do trabalho de artesãos, independentemente dos materiais que utilizam em suas produções. 

A cola de artesanato consegue adaptar-se a qualquer textura, desde uma delicada fita de cetim a madeiras ásperas, e garantir a firmeza necessária para itens de decoração, pulseiras, brincos, colares e muito mais! 

Os parceiros do Soluções Industriais disponibilizam ofertas imperdíveis de cola para artesanato. Faça sua cotação gratuita em nossa plataforma e aproveite! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação