Buscas relacionadas:

Conectores elétricos

Sempre que um trabalho relacionado às instalações elétricas deve ser desenvolvido, é comum que o primeiro pensamento esteja relacionado à aquisição de fios e cabos. No entanto, apenas esses acessórios não são suficientes para garantir uma conexão eficaz, fazendo com que componentes como os conectores elétricos também devam estar presentes na lista de compras. 

Versáteis e extremamente eficientes, os acessórios devem ser compatíveis com as necessidades da instalação, devendo focar em fatores como modelo, amperagem, espessura dos fios e potência. Por isso, antes de finalizar a compra, é fundamental conhecer as principais informações sobre o produto. 

O que são os conectores elétricos

Muito populares no mercado, os conectores elétricos são acessórios capazes de realizar a conexão de um ou mais pontos, possibilitando tanto a união de fios e cabos na rede quanto facilitando as emendas. Sendo assim, é comum encontrá-los em diversas instalações, como quadros de comando, chuveiros, luminárias, ventiladores, tomadas, dentre outros itens. 

Devendo ser instalados com o apoio de ferramentas para eletricista, tais como alicates, que permitirão desencapar fios e cabos, e chaves de fendas, que irão garantir o fechamento adequado do componente, o acessório pode ser utilizado em conjunto com a trava para conectores, que impossibilita a desconexão. 

Normalmente, a combinação dos dois componentes é realizada em áreas industriais ou que haja alguma classificação de risco. Isso por a trava ser caracterizada como um dispositivo de segurança que impede a retirada do cabo de alimentação ou da fonte de energia, fator indispensável para evitar a geração de faíscas em algumas instalações.


Qual é a função do conector?


Como já citado, a função principal de um conector de fio elétrico é realizar a conexão entre pontos que exijam a comunicação de sinais. Todavia, limitar a eficiência dos componentes a essa única função é um erro, visto que eles são extremamente úteis para aumentar a eficiência e a segurança das instalações. 

De maneira mais específica, os conectores elétricos são muito eficazes na redução e eliminação de fugas de corrente. Apesar de parecer um problema simples, o fluxo de energia desviado pode causar o aumento do consumo, danos aos equipamentos, choques elétricos, curto-circuitos e até mesmo explosões e incêndios.

Considerando que a dissipação de energia com a utilização dos acessórios é melhor, a instalação ainda ajuda a evitar o superaquecimento dos fios. Seja para quem compra ou para quem faz a locação de cabo elétrico, os conectores ainda servem como excelentes isolantes, bem como não necessitam passar por manutenções. 

Mas é sempre bom ficar atento: os benefícios advindos com a utilização dos conectores elétricos só são garantidos quando o modelo adequado para a instalação é utilizado. Assim, é indispensável que antes da compra o cliente conheça os tipos de conectores elétricos disponíveis no mercado. 


Tipos de conectores elétricos


Devido a ampla gama de aplicações do conector de fio elétrico, o mercado disponibiliza o acessório em diferentes modelos. Sobre eles, a informação primordial que deve ser compreendida é que eles não são definidos em uma lista do melhor para o pior, ou seja, não existe um conector de emenda mais eficiente do que outro. 

Explicando um pouco melhor esse tópico, a divisão dos tipos de conectores é classificada conforme as características das peças e os locais de aplicação. Para entender melhor sobre o assunto, é importante conhecer as cinco principais versões dos dispositivos. São elas: 
Conector de conexão automática

Comuns em instalações residenciais, especialmente quando se trata de ventiladores de teto, luminárias e emenda para tomadas, os conectores de conexão automática são compatíveis com cabos flexíveis (capacidade de 0,14 até 4mm²), semirrígidos e rígidos (capacidade de 0,2 até 4mm²).

Oferecendo tanto conexão quanto isolamento, o modelo pode ser encontrado com dois, três ou até cinco polos e em diferentes capacidades. Além disso, é comum que esses conectores elétricos possam suportar até 41A (amperes).  


Conector de porcelana

Apresentando um excelente isolamento térmico, o conector de porcelana é caracterizado por permitir emendas em locais com alta temperatura, como em chuveiros. No mercado, o modelo pode ser encontrado em versões tipo bipolar ou tripolar e com diferentes capacidades, podendo suportar correntes de até de até 50A.


Conector split bolt

Indicados para caixas de derivação e passagem em instalações elétricas no geral, os conectores split bolt são populares por permitir tanto emenda de prolongamento ou emenda de derivação. 

No caso da primeira, os conectores elétricos são utilizados para estender a fiação, alcançando pontos mais distantes da rede. Enquanto isso, o segundo refere-se às emendas que tem como finalidade levar a corrente elétrica para outro ponto sem interromper o fluxo existente. 

Por se tratar de um modelo que pode ser destinado inclusive para emendar cabos rígidos com flexíveis, é importante que seja utilizada uma fita isolante, de preferência a de autofusão, para impedir com mais eficiência as fugas de energia. 


Conector múltiplo de polietileno

Por possuir vários conectores de passagem (bornes) e proporcionar uma ótima isolação térmica, o também conhecido como conector múltiplo Sindal é o mais utilizado em emendas de quadros de comando. 

Normalmente, o acessório é encontrado com capacidade para até 4, 6, 10 ou 16 mm² e a instalação deve ser feita com o apoio de uma chave de fenda, que servirá para afrouxar e apertar os parafusos das conexões. 


Conector de torção

Por último, mas não menos importante, os conectores de torção são modelos muito similares aos automáticos, possuindo manuseio simples e ampla gama de aplicações. Populares por apresentarem elevada capacidade de isolamento, eles são comercializados em diferentes cores, classificadas pelo tipo de corrente e bitola. Dentre elas:

  • Cinza: Bitola entre 0,8 e 2,5 mm² e até 21A; 
  • Azul: Bitola entre 0,8 e 4,5 mm² e até 28A;
  • Laranja: Bitola entre 1,5 e 6 mm² e até 36A;
  • Amarelo: Bitola entre 2,5 e 6 mm² e até 36A;
  • Vermelho: Bitola entre 4,5 e 17 mm² e até 68.

Ainda considerando os modelos disponibilizados de conectores elétricos, é sempre bom que o cliente tome cuidado para não confundi-los com o conector óptico. Embora pareçam ser desenvolvidos para a mesma função, o segundo serve de interface entre a conexão da fibra óptica de um cabo com os dispositivos da rede. 


Como escolher conectores para cabos elétricos?

Após conhecer detalhes sobre os tipos de conectores elétricos, é importante entender como escolher o modelo mais adequado para os cabos. Sobre o assunto, é indispensável citar que mesmo que o cliente conheça detalhes básicos sobre os acessórios, o suporte de fornecedores especializados pode garantir uma aquisição mais assertiva. 

Durante o processo de escolha, o principal ponto que deve ser considerado é o tipo de instalação que o conector será destinado. Com essa informação em mãos, o cliente já consegue otimizar a atividade, visto que saberá quais são as necessidades de conexão, emenda e isolamento. 

Ainda sobre a decisão, o comprador sempre deverá optar por produtos desenvolvidos com rigorosos padrões de qualidade. Por se tratar de um acessório destinado para aplicações em instalações elétricas, a fabricação e utilização deve seguir as normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores, a fim de evitar acidentes. 

Ver maisVer menos

Conectores elétricos

Principais cuidados para usar o conector de fios

Conectar e isolar, simultaneamente, fios e cabos elétricos é uma atividade que requer muito cuidado, pois qualquer erro poderá ocasionar graves problemas. Sendo assim, ao utilizar os conectores elétricos, o cliente precisará estar atento às recomendações estabelecidas pelos fabricantes e nunca optar por modelos incompatíveis. 

Como se não bastasse esse cuidado, a instalação dos dispositivos também deve ser feita com atenção, com o intuito de evitar mau contato que pode ocasionar perda de energia. De longa vida útil, os produtos são compactos e desenvolvidos com materiais autoextinguíveis, evitando a propagação de chamas. Contudo, a durabilidade e eficiência só serão garantidas se a utilização for adequada. 

Agora que você já sabe como escolher os conectores elétricos adequados para cada instalação, confira os produtos dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação