Crimpagem cabo de rede

A crimpagem cabo de rede tem como objetivo realizar a montagem adequada de fios em um conector, o que assegura uma ligação mais segura, ágil e confiável. A atividade é feita com um alicate crimpador e é solicitada para a instalação de diversos eletrônicos de redes de dados, como computadores, servidores e roteadores. Saiba mais conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é crimpagem cabo de rede?
  • Como realizar a crimpagem cabo de rede? 
  • Como escolher o melhor cabo de rede?

O que é crimpagem cabo de rede?

A crimpagem cabo de rede é o processo de fixação de fios condutores em um conector, com o objetivo de permitir uma conexão adequada para um computador, um servidor, um switch, um hub, um bridge, entre outros. 

A necessidade de crimpar cabo de rede pode estar relacionada a diversos fatores, tais como a distância entre os dispositivos, a velocidade de transferência de dados, o tipo de cabo e o tipo de conexão.

Em resumo, a crimpagem cabo de rede é importante para garantir um funcionamento adequado do sistema e a qualidade da internet. 

Um cabo mal-crimpado pode causar interferências, perda de sinal ou até mesmo falha na transmissão de informações.

Por isso, é importante que profissionais especializados sejam contratados para crimpar cabo rede, sempre com equipamentos e acessórios de alta qualidade para o processo.

Como realizar a crimpagem cabo de rede?

A crimpagem cabo de rede é realizada a partir de três acessórios básicos: alicate crimpador, conector RJ45 ou BNC e cabos de rede

Este processo envolve normalmente o uso de acessórios com oito fios soltos ou quatro pares dos condutores. 

Eles possuem diferentes cores, que variam de acordo com o padrão de fiação utilizado. Por isso, é importante ficar muito atento à especificação do modelo escolhido.

Na crimpagem de cabo de rede, o fio verde costuma ficar do lado esquerdo, sendo uma especificação comum em quase todos os produtos.

O primeiro passo para realizar o processo é cortar o cabo no comprimento que deseja, mas, preferencialmente, com um pouco de sobra. 

Isso garantirá um espaço de trabalho, que é essencial pelo fato do acessório não poder ser emendado em casos de erros. 

A etapa seguinte para conseguir crimpar cabo de rede é remover a capa protetora dos fios, deixando-os expostos. 

Depois, é preciso organizá-los de acordo com o que é estabelecido no manual do modelo, posicioná-los no alicate e, então, realizar o corte das pontas. 

Esta fase da crimpagem cabo de rede é indispensável para garantir que todas as pontas estejam alinhadas e, consequentemente, que o cabo funcione. 

O próximo passo para crimpar cabo de rede é inserir os fios ajustados na ordem estabelecida anteriormente dentro do conector. 

Neste momento, é indispensável analisar se todos os condutores estão alinhados corretamente e que o fio esteja atingindo o limite disponível pela peça RJ45 ou BNC. 

Por fim, é só colocar o conector na entrada correta do alicate e pressioná-lo para conseguir crimpar cabo de rede

É preciso repetir todos os procedimentos citados da crimpagem cabo de rede do outro lado do cabo e, para concluir, testar a conexão. 

Como escolher o melhor cabo de rede?

A crimpagem cabo de rede correta é fundamental para o funcionamento da instalação, mas de nada irá adiantar se o cliente não souber antes como escolher o melhor condutor. 

Por isso, a primeira dica para realizar a aquisição é conhecer os tipos de cabos disponíveis no mercado. Entre os principais, destacam-se: 

  • Cabo de par trançado não blindado (UTP): sem proteção contra interferências eletromagnéticas externas, o modelo é usado em redes locais (LANs) e em conexões de internet; 
  • Cabo de par trançado blindado (STP): com uma camada de proteção para reduzir as interferências eletromagnéticas e de radiofrequências, a versão é ideal para ambientes com muitos dispositivos ou ruídos; 
  • Cabo coaxial: desenvolvido com um material isolante e capa protetora, o produto é geralmente usado em redes de televisão a cabo, roteadores e outros dispositivos; 
  • Fibra óptica: com núcleo de vidro ou plástico, o acessório é destinado para conexões de telecomunicações e transmissão de dados de alta velocidade e de longa distância.

Estas são apenas algumas opções disponíveis, devendo o cliente contar com suporte técnico especializado para escolher o melhor modelo para o processo de crimpar cabo de rede.

É importante citar que o comprimento do cabo, o tipo de conector e a qualidade dos acessórios também são fatores que deverão ser checados durante a negociação. 

Vantagens do cabo de rede

A escolha e a crimpagem cabo de rede corretas assegura uma série de vantagens a curtos, médios e longos prazos. Entre as principais, destacam-se: 

  • Maior velocidade: o uso permite transmissões de dados em velocidades mais ágeis; 
  • Maior segurança: os dados transmitidos são menos suscetíveis a interceptação por terceiros, o que assegura a otimização da proteção; 
  • Menor latência: a conexão por cabo oferece menor latência, algo importante para aplicações que exigem tempo de resposta rápido, como jogos online ou videoconferências;
  • Maior confiabilidade: existem modelos de cabos que bloqueiam interferências, além de evitar a queda de conexão. 

Além de todas essas vantagens, a união do acessório adequado com um ótimo serviço de crimpar cabo de rede assegura uma melhor relação custo-benefício. 

Isso porque, além de garantir uma conexão mais estável, o cabo se torna mais resistente, o que prolonga sua vida útil e evita substituições precoces. 

É válido destacar que a eficiência da transmissão também irá depender de outros fatores, como a qualidade do fornecimento de energia. 

Por isso, é importante verificar periodicamente o quadro de distribuição, bem como todos os acessórios da rede, como o  terminal elétrico, o disjuntor, as tomadas, entre outros. 

Quer saber mais sobre a crimpagem cabo de rede? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e saiba mais informações. 

Ver maisVer menos

Crimpagem cabo de rede

A crimpagem cabo de rede é um processo essencial para a otimização do funcionamento do acessório, gerando maior estabilidade e confiança para as transmissões de dados. 

No entanto, para que o funcionamento dele seja possível, é necessário que em algum ponto haja uma distribuição de energia, que envolverá uma série de outros acessórios, como o terminal elétrico

Quer saber mais informações sobre o serviço e tudo o que está relacionado com ele? Entre em contato com os parceiros do Soluções Industriais e tire suas dúvidas com especialistas! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação