Desentupidora de caixa de gordura

O serviço de desentupidora de caixa de gordura consiste em uma contratação indispensável para áreas residenciais, comerciais e industriais, garantindo que o recipiente esteja sempre limpo e atuando em plenas condições. No entanto, isso só é possível se a solicitação for feita em empresas qualificadas. Quer saber mais sobre o serviço? Navegue pelos tópicos abaixo e descubra detalhes! 

  • O que é e para que serve o serviço de desentupidora de caixa de gordura?
  • Importância e benefícios de desentupir a caixa de gordura
  • Sinais de que você precisa desentupir a caixa de gordura
  • Como realizar o desentupimento da caixa de gordura?
  • Qual profissional chamar para desentupir caixa de gordura?

O que é e para que serve o serviço de desentupidora de caixa de gordura?

Uma desentupidora de caixa de gordura atua com processos de higienização desse tipo de reservatório, impedindo que resíduos oleosos sejam despejados de maneira incorreta. 

Sobre o assunto, é fundamental destacar que cada estado e município possuem suas próprias regras de limpeza de fossa e caixa de gordura, que devem ser cumpridas. 

Por se tratar também de um processo essencial para evitar entupimentos, é importante que ele seja feito regularmente.

Na atualidade, é indicado que residências façam a limpeza da caixa a cada seis meses, enquanto áreas prediais, comerciais e industriais de três em três meses. 

Ainda que exista essa margem de tempo, existem casos em que a média pode ser menor ou maior, dependendo exclusivamente da geração dos efluentes. 

Importância e benefícios de desentupir a caixa de gordura

Não dá para negar a importância dos serviços de limpeza de fossa e caixa de gordura, especialmente quando consideramos seus benefícios. 

Focando no trabalho da desentupidora de caixa de gordura, a lista de vantagens asseguradas pela realização é extensa, indo desde a proteção do sistema até da vida. 

Considerando inicialmente o sistema, o processo assegura a alta eficiência nos escoamentos, impedindo a obstrução de tubulações e entupimentos. 

Atualmente, esse problema é considerado um grande risco para a infraestrutura do imóvel, principalmente para o sistema hidráulico, visto que existem chances de acontecer retornos. 

É a partir daí que surge um novo benefício da limpeza de fossa e caixa de gordura: ela impede que aconteça a volta dos efluentes de gordura, evitando transbordamentos e alagamentos. 

Como se não bastasse isso, a desentupidora de caixa de gordura impede a proliferação de insetos e roedores, que podem causar doenças como leptospirose, febre tifóide, salmonelose, entre outras. 

Desse modo, não é exagero dizer que o serviço é indispensável para promover o bem-estar de pessoas e pets, que estarão mais seguros. 

Por último, mas não menos importante, a limpeza de fossa e caixa de gordura é fundamental para a preservação do meio ambiente. 

Isso porque os resíduos retidos nas caixas de acúmulo de gordura não devem ser direcionados ao esgoto, visto que podem ocasionar vários problemas se acabar parando na natureza. 

No caso da destinação incorreta para lagos e rios, o óleo na água pode impedir a passagem de luz e oxigênio, bloqueando o desenvolvimento de algumas espécies e causando a morte de outras. 

Já quando a falta do serviço de desentupidora de caixa de gordura causa danos no solo, ele ocasiona o aumento de enchentes e tem severos impactos nos índices de aquecimento global.

Depois de conhecer a importância e os benefícios advindos com a limpeza de fossa e caixa de gordura, fica fácil decidir contratar o serviço!

Sinais de que você precisa desentupir a caixa de gordura

Existem vários sinais que mostram que é necessário contratar o serviço de uma desentupidora de caixa de gordura

O primeiro, e talvez o mais comum, é o mau cheiro nos ralos ou perto do recipiente, que causa desconforto para todos que circulam ou residem próximo ao local. 

A baixa velocidade de escoamento da água na pia, bem como barulhos e borbulhamentos nos canos ligados a caixa de gordura também são sinais frequentes de que existe um problema. 

Apesar dos danos citados no parágrafo anterior já serem grandes, eles ainda não estão na lista dos mais preocupantes quando envolve a limpeza de fossa e caixa de gordura.

Isso porque a falta de contratação da desentupidora de caixa de gordura pode causar vazamentos e transbordamentos, fazendo com que os efluentes saiam do recipiente. 

Nesses casos, os riscos à saúde das pessoas, animais e até mesmo todo o meio ambiente aumentam significativamente. 

Ademais, como já ressaltado, o serviço da desentupidora de caixa de gordura ajuda a diminuir a proliferação de pragas, como ratos, baratas e mosquitos.

Embora esses indícios sejam bem parecidos com os relacionados ao entupimento da caixa de esgoto, os processos realizados para limpeza de fossa e caixa de gordura são muito diferentes. 

Por isso, é importante que no momento da contratação o cliente preste muita atenção se a empresa realmente atua como desentupidora de caixa de gordura

Como realizar o desentupimento da caixa de gordura?

A limpeza de fossa e caixa de gordura caracteriza-se como um serviço de suma importância, que deve ser realizado periodicamente para impedir vários problemas. 

No caso do serviço de desentupidora de caixa de gordura, o processo de higienização é bem fácil e rápido. 

Antes de mais nada, é ideal que a pessoa que irá desenvolvê-lo se vista adequadamente, utilizando roupas velhas, luvas de borracha, botas de segurança e, se achar necessário, máscara de proteção. 

Logo em seguida, é necessário separar todos os itens que serão utilizados para a limpeza, como o saco de lixo, a ferramenta adequada para abrir  a tampa, baldes, esponjas, espátulas, dentre outros itens. 

Agora, entrando no passo a passo do serviço de desentupidora de caixa de gordura, deve-se: 

  1. Abrir a caixa: O processo pode ser realizado com uma chave de fenda tradicional ou, dependendo do modelo do recipiente, com um pé de cabra; 
  2. Retire os resíduos: Algumas caixas possuem uma cesta de dejetos, que pode ser removida, enquanto outras dependem do processo manual, realizado com as mãos, potes, conchas ou até mesmo um aspirador de líquidos; 
  3. Jogue a gordura no lixo: As substâncias que estão sendo retiradas devem ser descartadas em um saco de lixo super resistente, a fim de não escorrer; 
  4. Lave o recipiente: Após remover toda a substância, é importante realizar a lavagem do recipiente com detergente neutro e água; 
  5. Destine o lixo para o local correto: Os resíduos da caixa de gordura não devem ser coletados pelas empresas de saneamento básico tradicionais, fazendo com que seja fundamental a destinação para locais adequados. 

Quando se trata da limpeza de fossa e caixa de gordura, especialmente focando na segunda, é fundamental que o uso de soda cáustica ou produtos similares com água quente seja evitado. 

No geral, é comum que muitas pessoas façam o uso para derreter a gordura, mas isso pode ocasionar o escoamento para as tubulações, causando mau cheiro e contaminações. 

Como alternativa, é possível utilizar uma mangueira de alta pressão para desentupir, que irá assegurar um processo de alta qualidade e com menos riscos. 

Vale citar que por mais que o serviço seja muito simples de ser desenvolvido, a contratação de uma empresa desentupidora de caixa de gordura especializada é o mais indicado. 

Basicamente, o apoio de mão de obra experiente ajuda a solucionar o problema de forma mais eficiente, impedindo falhas de operação que podem ocasionar danos maiores ao sistema. 

Qual profissional chamar para desentupir caixa de gordura?

É comum que muitas pessoas comecem a procurar por mão de obra qualificada pesquisando o valor para desentupir caixa de gordura

No entanto, essa não é a principal variável que deve ser considerada no momento de selecionar a melhor prestadora do serviço. 

A contratação da limpeza de fossa e caixa de gordura deve ser feita com muito cuidado, considerando desde a credibilidade do prestador até a relação custo-benefício assegurada. 

Com relação ao profissional que será chamado para realizar o serviço de desentupidora de caixa de gordura, ele deve ser treinado e altamente capacitado para o processo. 

Não só isso, ele deverá contar com todos os recursos necessários para desenvolver a atividade, incluindo os equipamentos de proteção individual (EPIs). 

No Soluções Industriais, os clientes encontram as melhores empresas de limpeza de fossa e caixa de gordura! Solicite um orçamento e confira mais detalhes sobre os profissionais mais experientes do mercado!

Ver maisVer menos

Desentupidora de caixa de gordura

A contratação de uma desentupidora de caixa de gordura é indispensável para garantir mais proteção para os imóveis, evitando entupimentos e a proliferação de pragas.

Porém, quando falamos sobre a segurança estrutural, existem várias outras soluções que podem otimizar a proteção, como a instalação do eletroduto flexível corrugado. 

Normalmente de PVC, o produto costuma ser destinado para instalações elétricas, realizando a proteção de fios e cabos de energia. 

Quer saber onde conseguir uma desentupidora de caixa de gordura, o eletroduto ou vários outros itens e serviços essenciais para uma construção? Procure o que deseja no Soluções Industriais e encontre as melhores soluções do mercado! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação