Dispositivo de proteção contra surto

O dispositivo de proteção contra surto (DPS) é um componente de segurança, especialmente criado para evitar que picos de tensão elétrica possam comprometer equipamentos elétricos e eletrônicos. Atuando em conjunto com outros acessórios do quadro de distribuição, ele assegura um melhor funcionamento do sistema. Navegue nos tópicos abaixo e saiba mais!

  • O que é o dispositivo de proteção contra surto (DPS) e como funciona?
  • Importância do dispositivo de proteção contra surto 

O que é o dispositivo de proteção contra surto (DPS) e como funciona?

Um dispositivo de proteção contra surto, popularmente conhecido pela sigla DPS, é um componente desenvolvido para prevenir danos aos equipamentos elétricos e eletrônicos. 

Para entender melhor sobre o assunto, o primeiro passo é saber que surto elétrico consiste em um aumento rápido na tensão da corrente, que pode ser desencadeado por três fatores principais: 

  • Descargas atmosféricas;
  • Acionamento de máquinas grandes; 
  • Apagões. 

Basicamente, o DPS funciona desviando um surto potencial diretamente para o sistema de aterramento, evitando que ele chegue até o equipamento e, consequentemente, mantendo-o seguro. 

Para isso, o dispositivo de proteção contra surto é construído para detectar quando surge um excesso de energia no circuito e automaticamente abrir o circuito para evaporar o surto. 

Quando isso acontece, o componente desliga a alimentação da tomada de energia, evitando que surja qualquer choque elétrico ou outros danos. 

Devido a tudo isso, é muito comum encontrá-los em sistemas de ligação de computadores, eletrodomésticos, máquinas industriais e todos os outros que usam eletricidade para funcionar. 

Importância do dispositivo de proteção contra surto

Recapitulando, o dispositivo de proteção contra surto é de extrema importância para as instalações elétricas, pois evita que os aparelhos conectados ao sistema sejam danificados ou destruídos devido a um surto elétrico. 

Sendo assim, quando instalado corretamente, um DPS é capaz de absorver o excesso de energia elétrica antes que ela consiga se espalhar para os equipamentos, tornando-os vulneráveis. 

É impossível não citar que essas características fazem com que o componente seja considerado uma excelente alternativa para prolongar a vida útil dos aparelhos. 

Vale ressaltar que, além de proteger as máquinas em si, o dispositivo de proteção contra surto também oferece segurança para todos que circulam pelo local. 

Se o DPS não estiver presente e ocorrer um surto elétrico, as pessoas podem se machucar quando tocam em fios ou equipamentos elétricos, causando queimaduras. 

Em adicional, ele também ajuda a evitar curto-circuitos, explosões e incêndios, que podem colocar em risco bens materiais e a própria vida.

Por último, mas não menos importante, o dispositivo regula a quantidade de energia que alimenta os equipamentos, gerando uma economia significativa no consumo.

Apesar de todos os benefícios, é importante lembrar que a instalação do dispositivo de proteção contra surto só será eficiente se for feita por um profissional qualificado. 

Não só isso, o componente precisa passar periodicamente por processos de manutenção, a fim de garantir que está funcionando com plenitude. 

O dispositivo de proteção contra surto atua junto com outros componentes do quadro de distribuição contra altas tensões e sobrecargas elétricas. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire suas dúvidas com especialistas. 

Ver maisVer menos

Dispositivo de proteção contra surto

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação