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eixo retificado

O eixo retificado oferece a resistência, flexibilidade e dimensões necessárias para integrar sistemas mecânicos de máquinas e equipamentos em diferentes ramos. A peça cilíndrica é normalmente feita de aço cromado ou temperado e tem como função auxiliar o movimento de componentes como rolamentos paralelos e esféricos. Confira os tópicos abaixo e saiba mais!

  • O que é e para que serve o eixo retificado?
  • Vantagens e características do eixo retificado
  • Aplicações do eixo retificado
  • Tratamento de temperatura no eixo retificado
  • Quais as diferenças entre os eixos retificados e as guias lineares?
  eixo cromado retificado

O que é e para que serve o eixo retificado?

O eixo retificado é um componente mecânico que passou por um processo de retificação, a fim de atuar com eficiência em motores, máquinas e equipamentos. 

Esse procedimento é desenvolvido por uma retífica industrial, uma máquina capaz de oferecer acessórios com alta precisão de dimensões. 

Em formato cilíndrico, a peça é encontrada em diferentes matérias-primas, como o eixo retificado cromado ou temperado, bem como ligas de aço, alumínio, cobre e titânio. 

Seja o eixo cromado retificado ou qualquer outro modelo, o produto apresenta um acabamento uniforme, além de diminuir a rugosidade da superfície. 

Características e vantagens do eixo retificado

O eixo retificado é um produto que assegura muitas vantagens, principalmente quando se trata de suas características. 

Isso porque suas extremidades podem ser completamente rosqueáveis ou apresentar apenas furos, dependendo das demandas de quem solicitou a retificação. 

Embora a aplicação principal do componente seja em máquinas industriais de médio ou grande porte, ele também pode compor sistemas mais leves.

Nesses casos, o item é encontrado com o interior oco, tornando-se menos pesado sem perder a solidez em sua superfície.

As funções realizadas pelo eixo retificado permitem ainda que a peça se integre a engrenagens que trabalham em altas velocidades sem sofrer danos.

A realização da retificação no eixo ainda ajuda a melhorar a resistência à fadiga, o que prolonga significativamente sua vida útil.

Dessa forma, todas essas características e vantagens aliadas fazem com que o acessório assegure uma excelente relação custo-benefício. 

Aplicações do eixo retificado

O eixo retificado é utilizado geralmente como guia de roletes e rolamentos paralelos ou esféricos. 

Isso porque o cilindro tem a função de auxiliar no movimento desses componentes e contribuir para a operação geral das máquinas e equipamentos. 

Em motores de alta performance, por exemplo, o item faz com que os componentes tenham uma rotação suave, evitando danos ao sistema mecânico do veículo. 

Já em medidores de pressão, um eixo retificado atua para que as medidas sejam realizadas de maneira precisa. 

Turbinas fabricadas em indústrias aeroespaciais também precisam dos eixos para terem um funcionamento adequado. 

Além dos equipamentos citados, o eixo retificado pode ser usado em máquinas agrícolas, prensas, máquinas CNC, Routers, processadores de madeira e ferramentas que auxiliam na produção de embalagens. 

O componente também é muito encontrado em impressoras 3D, sistemas de abertura de portas, mesas lineares, aparelhos de ginástica, entre vários outros equipamentos. 

Tratamento de temperatura no eixo retificado

O tratamento térmico é um procedimento muito aplicado em eixos retificados, com o intuito de trazer a textura necessária a essas peças.

Existem diversas maneiras de realizar o processo, variando de acordo com o material do eixo e das propriedades que se deseja obter. 

A seguir, serão destacados os principais métodos: 

  • Têmpera: A têmpera consiste no aquecimento extremo do eixo retificado, seguido de um resfriamento rápido, o que torna o item mais duro;
  • Revenimento: O revenimento envolve um aquecimento moderado do eixo, com um resfriamento lento, a fim de reduzir a dureza da peça;
  • Normalização: Esse método também utiliza um aquecimento com temperaturas moderadas, mas o resfriamento é feito a partir de uma técnica chamada “resfriamento por ar”, que ajuda a reduzir as chances de trincamento durante sua usinagem;
  • Austenitização: A austenitização, como o nome sugere, é feita com o intuito de transformar a estrutura do material do eixo em austenita, um estado sólido de carbono e ferro; 
    • Esse processo é frequentemente acompanhado por outro tratamento térmico, como o revenimento ou a têmpera. 

Quais as diferenças entre os eixos retificados e as guias lineares?

A diferença mais visível entre o eixo retificado e a guia linear é a forma que cada um possui.

Enquanto o eixo retificado é uma barra cilíndrica, a guia linear é como um bloco deslizante, que se locomove sobre uma barra plana. 

Quanto às características, o eixo tem uma superfície dura e um núcleo resiliente, ou seja, que consegue retomar a forma original após sofrer uma tensão ou deformação elástica.

Já o funcionamento das guias lineares depende de uma geometria estável, que não passe por qualquer modificação ou desgaste resultante das peças que auxiliam. Não por acaso, esses itens são constituídos de materiais extremamente rígidos. 

Embora sejam distintos nesses aspectos, tanto os eixos retificados quanto as guias lineares estão presentes em sistemas mecânicos para dar suporte ao movimento de outros componentes. 

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O eixo retificado é um componente essencial em sistemas mecânicos presentes nos setores automobilístico, aeroespacial, agrícola, madeireiro, entre outros. 

O item desenvolvido com o apoio de uma retífica industrial auxilia no movimento de diversas peças, tornando o funcionamento de motores, equipamentos e máquinas muito mais preciso. 

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