Buscas relacionadas:

Embalagem Descartável

A embalagem descartável é utilizada para acondicionar temporariamente diversos produtos, geralmente com o propósito de protegê-los, transportá-los e armazená-los até o consumo final. O item pode ser feito de plástico, isopor, papelão, alumínio e vários outros materiais, bem como é uma eficiente ferramenta de marketing. Entenda melhor sobre isso a seguir!

  • Para que serve uma embalagem descartável?
  • Como funciona a conservação de alimentos na embalagem descartável?
  • Vantagens de utilizar a embalagem descartável
  • Tipos de embalagens descartáveis
  • Como é feita a personalização da embalagem descartável?
Embalagem descartável

Para que serve uma embalagem descartável?

A embalagem descartável oferece uma solução prática aos consumidores de vários produtos, como alimentos, medicamentos, peças automotivas, brinquedos, eletrônicos e muitos outros.

Sua principal função é proteger as mercadorias armazenadas, evitando que sejam afetadas por fortes impactos, variações climáticas e térmicas bruscas, acúmulo de agentes contaminantes e outras situações adversas.

Esses envoltórios de uso único ainda auxiliam em processos de transporte, distribuição e, em alguns casos, até mesmo durante o consumo.

No Brasil, as embalagens descartáveis passam por uma análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de chegarem ao mercado. 

O órgão é responsável por analisar se o recipiente ou revestimento atende aos requisitos de proteção exigidos e contém informações relevantes e verdadeiras sobre seu conteúdo.

A segurança das embalagens descartáveis também está diretamente relacionada ao processo de selagem. 

Nas fábricas de embalagens, existem máquinas modernas capazes de fechar com eficácia uma grande quantidade de embalagens todos os dias. 

Um bom exemplo de um desses equipamentos é a máquina blister, que sela um determinado tipo de embalagem a partir de um procedimento a quente. 

Como as embalagens devem ser descartadas?

O uso único das embalagens descartáveis fez com que fosse necessário adotar medidas para reaproveitar os materiais e proteger o meio ambiente. 

Por isso, é indicado que o descarte desses itens seja realizado em lixeiras de coleta seletiva, caso suas composições contenham materiais recicláveis.

Para exemplificar, uma embalagem descartável de plástico deve ser jogada em latas de lixo vermelhas, exclusivas para esse tipo de matéria-prima. 

Por sua vez, as embalagens de papelão são jogadas nas lixeiras azuis, indicadas para papéis, enquanto as de alumínio devem ser colocadas nas amarelas, que servem para metais. 

Dessa forma, o consumidor terá a garantia de que a embalagem descartável será direcionada a um centro de reciclagem autorizado e, consequentemente, contribuirá para a preservação do meio ambiente.

Como funciona a conservação de alimentos na embalagem descartável?


A conservação dos alimentos em uma embalagem descartável é um tema sempre debatido pelos consumidores e as organizações públicas reguladoras.

Portanto, é importante saber o que as embalagens descartáveis devem oferecer para serem adequadas ao segmento alimentício. 

Basicamente, uma embalagem descartável para marmita ou pratos congelados precisa garantir que a temperatura interna ficará estável até que a comida seja aquecida. 

Uma embalagem descartável também não pode liberar tintas e outros produtos usados na sua fabricação, pois isso alteraria o sabor e odor do alimento, além de colocar em risco a saúde do consumidor. 

Caso o conteúdo armazenado tenha molhos ou líquidos em geral, ainda é necessário que a embalagem seja equipada com uma trava ou outra forma eficiente de selagem, a fim de evitar vazamentos. 

Inclusive, alimentos líquidos costumam ser comercializados em uma embalagem descartável com tampa. 

Vantagens de utilizar a embalagem descartável

Tanto os fabricantes de mercadorias quanto os consumidores finais aproveitam uma série de benefícios quando se trata das embalagens descartáveis.

Em primeiro lugar, esses itens estão disponíveis em diferentes tamanhos e formatos, ou seja, um fabricante jamais terá dificuldade para encontrar a embalagem descartável ideal para seus produtos. 

Uma embalagem plástica para bolo cortado, por exemplo, é projetada para se adequar exatamente ao tamanho das fatias.

Outro ponto importante é a leveza das embalagens descartáveis, independentemente das dimensões que tenham. 

Essa característica facilita o transporte e armazenamento dos produtos, que normalmente podem ser dispostos em pilhas, respeitando o limite de peso recomendado. 

Os fabricantes ainda podem utilizar as embalagens descartáveis como uma poderosa ferramenta de marketing. 

Isso porque elas podem ser impressas em cores vibrantes e chamativas, além de conter informações sobre ações publicitárias pontuais e até mesmo os perfis das marcas nas redes sociais. 

Já os consumidores têm muito menos trabalho quando optam por produtos em embalagens descartáveis, pois não é preciso guardá-las ou lavá-las. 


Tipos de embalagens descartáveis

Uma embalagem descartável pode ser classificada conforme o produto que contém, seu material de fabricação, a maneira como foi produzida ou mesmo alguma característica específica. 

Para entender isso melhor, basta imaginar que um confeiteiro pode solicitar uma embalagem descartável para bolo, uma caixa para doces ou uma forminha para brigadeiro ao seu fornecedor de confiança. 

Já restaurantes que realizam delivery comumente utilizam marmita com divisórias descartável ou até opções sem divisão.

Vale destacar que a popular marmitex descartável ainda é encontrada em vários materiais, como isopor, papelão e alumínio. 

Alguns segmentos ainda podem precisar de embalagens descartáveis especiais, produzidas principalmente com plásticos.

Nesse sentido, é possível encontrar formas de PVC, formas de polipropileno, bandejas de polietileno, entre muitas outras opções.

Por fim, também existem opções fabricadas a partir de processos avançados, como a embalagem termoformada

Esse tipo de embalagem descartável é feita com o auxílio de uma máquina termoformadora, que trabalha diversos tipos de plástico em seu interior. 

Quer encontrar pote de bolo, marmitex, forma de polipropileno, forma de PVC ou qualquer outra embalagem descartável com o melhor custo-benefício? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo! 

Em nossa plataforma, você também pode descobrir como aumentar a visibilidade de sua marca com as embalagens descartáveis. No final da página, confira um conteúdo especial sobre a personalização desses itens!

Ver maisVer menos

Embalagem Descartável

Como é feita a personalização da embalagem descartável?

A personalização de uma embalagem descartável pode ser feita em gráficas ou agências de publicidade.

Esses locais contam com profissionais especializados em design e impressões próprias para embalagens descartáveis.

Na prática, não existem restrições para a personalização, as únicas regras são conhecer a identidade visual da marca e abusar da criatividade.

Algumas empresas optam por incluir seus slogans nas embalagens, mascotes ou mesmo associar as marcas com as quais trabalham a eventos pontuais, como shows e competições esportivas.

Ainda é possível aproveitar essas oportunidades para incluir brindes nas embalagens e aprimorar a experiência dos clientes com os produtos.

Ficou interessado? Faça uma cotação agora mesmo no Soluções Industriais e seja atendido por quem mais entende de embalagens descartáveis!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação