Buscas relacionadas:

Estrutura metálica

A estrutura metálica consiste em perfis de aço, ferro, alumínio ou outro metal resistente, montados para fornecer suporte e estabilidade para projetos da construção civil. Ela é muito utilizada na criação de edifícios, pontes, torres, armazéns, entre várias outras edificações. Conheça mais vantagens e aplicações do item nos tópicos listados abaixo!

  • O que é a estrutura metálica?
  • Tipos de estruturas metálicas
  • Vantagens da estrutura metálica
  • O que é preciso para construir uma estrutura metálica?

O que é a estrutura metálica?

A estrutura metálica é um tipo de sistema construtivo que utiliza peças e perfis para formar a sustentação de um edifício ou outra construção. 

Basicamente, profissionais da construção civil passaram a usar pilares e vigas de metal como uma forma de aprimorar as propriedades físicas de paredes e telhados. 

Normalmente, a estrutura de metal é utilizada em construções de grande porte, como residências, indústrias, shoppings centers, supermercados, pontes e centros de distribuição de encomendas.

No entanto, nada impede de utilizá-la como suporte para uma tenda articulável, material de construção para criar palcos e brinquedos de parques de diversão, apoio para esculturas e peças promocionais, entre várias outras funções. 

O único fator a ser considerado é adquirir a estrutura de metal de acordo com as especificações e cálculos estruturais adequados ao uso pretendido, garantindo assim a segurança e a estabilidade da montagem. 

Além disso, é importante contar com profissionais qualificados na elaboração e execução do projeto, além de seguir as normas e regulamentações vigentes para garantir a integridade e durabilidade da estrutura metálica.

Tipos de estruturas metálicas

Uma estrutura metálica pode ser classificada conforme seu material de fabricação, obra a que é destinada ou função. 

Quanto à primeira forma de divisão mencionada, é possível encontrar estruturas de aço, ferro, alumínio, cobre, etc. Cada um desses materiais possui propriedades distintas que os tornam adequados para diferentes aplicações e ambientes. 

Já quando se trata das obras, os fornecedores especializados disponibilizam a estrutura para galpão, telhado, passarela, ponte, torre de transmissão, edifício, entre muitas outras opções. 

Essas duas classificações podem ser solicitadas com características combinadas, como é o caso da estrutura de ferro para telhado

Por sua vez, a categorização por função é a mais abrangente, pois inclui estruturas de modelos “reticulados”, “espaciais”, “tensionados” e “de armazenamento”. 

Uma estrutura de metal reticulada é ideal para suportar cargas pesadas ou atingir grandes alturas, enquanto a estrutura metálica espacial é utilizada na implantação de coberturas amplas, como as de rodoviárias. 

O modelo tensionado atua na sustentação, junto a cabos, o que é necessário especialmente na construção de pontes. 

Para concluir, a estrutura metálica de armazenamento, como o nome sugere, é perfeita para galpões que guardam os mais diversos produtos. 

Tipos de cortes mais comuns na metalurgia

Os cortes da estrutura metálica podem ser feitos a partir de processos com plasma, laser, oxigênio e combustível ou jatos d’água. 

Cada um apresenta características próprias e são muito efetivos quando se precisa adaptar as dimensões de uma estrutura de metal.

Resumidamente, o corte com plasma é realizado a partir de um gás aquecido, indicado tanto para estruturas ferrosas quanto não ferrosas. 

Por sua vez, o corte com laser consiste em concentrar uma potente luz na área a ser dividida, sendo eficaz especialmente para estruturas que possuem até 10 mm de espessura.

Já o corte com oxigênio e combustível, chamado de “oxicorte”, rompe peças metálicas ao aquecê-las em temperaturas extremas.

Por fim, os jatos d’água aplicados em altas velocidades servem não apenas para cortar uma estrutura de metal, como também podem perfurá-la.  

Vantagens da estrutura metálica

As estruturas metálicas têm desempenhado um papel fundamental na indústria da construção civil, bem como em projetos de engenharia, arquitetura e design. Essa versatilidade deve-se às inúmeras vantagens do produto, entre as quais destacam-se: 

  • Resistência: A estrutura de metal é naturalmente robusta, mas ainda pode ter sua resistência reforçada com a galvanização e pinturas especiais. Esses processos diminuem consideravelmente as chances de oxidação e derretimento em incêndios; 
  • Longa durabilidade: O item é muito durável e pode resistir a condições climáticas adversas, como ventos fortes, terremotos e chuvas intensas; 
  • Maior rapidez na obra: Diferentemente de estruturas em concreto, os modelos metálicos são pré-fabricados e chegam aos canteiros de obras prontos para a montagem; 
  • Menor desperdício: A estrutura metálica também destaca-se por permitir um melhor aproveitamento de cada peça, reduzindo o desperdício de materiais nas obras e o consequente gasto com caçambas de descarte alugadas;
  • Padronização: Os desbitolamentos (diferença entre a dimensão da peça solicitada e  entregue) não são comuns em uma estrutura de metal;
  • Sustentabilidade: Metais como o aço, o ferro e o alumínio podem ser reciclados, por isso, a utilização ainda traz vantagens relacionadas à preservação do meio ambiente; 
  • Custo-benefício: Mesmo que apresente um valor inicialmente elevado, uma estrutura de metal de qualidade tem um ótimo custo-benefício em médio e longo prazo, já que dispensa manutenções preventivas e reparos constantes. 

Todas essas vantagens só são asseguradas quando as estruturas são adquiridas em empresas de referência no segmento, como os parceiros do Soluções Industriais. 

O que é preciso para construir uma estrutura metálica?

A fabricação e encaixe de cada componente de uma estrutura metálica precisam seguir rigorosos padrões de segurança. 

Em primeiro lugar, os fabricantes ou construtores conectam as diferentes partes da estrutura de metal com pinos ou parafusos.

Existe ainda a opção de soldar a estrutura metálica, o que pode ser feito por pressão, fusão ou um processo conhecido como “solda forte”. 

A soldagem é indicada quando se deseja que a estrutura tenha um aspecto homogêneo em toda a sua extensão.

O procedimento é geralmente realizado ainda na fábrica, enquanto a fixação com pinos ou parafusos pode acontecer já no canteiro de obras. 

Aliás, alguns cuidados são necessários durante a construção, especialmente para içar as peças e mantê-las firmes em relação ao solo. 

No momento de levantar uma estrutura metálica, é preciso evitar contatos com outras partes da construção, bem como garantir que os trabalhadores estejam devidamente protegidos com equipamentos de segurança, como capacetes, cintos de segurança e luvas resistentes.

Se possível, é recomendado fazer a conexão dos componentes na estrutura antes do içamento, deixando apenas o extremamente necessário para ser realizado posteriormente. 

Outro ponto importante é considerar as condições ambientais durante a construção, como ventos fortes ou chuvas intensas, que podem afetar a segurança e estabilidade da estrutura. 

Em casos extremos, pode ser necessário suspender temporariamente os trabalhos até que as condições sejam seguras novamente.

Por fim, ao concluir a montagem da estrutura metálica, é essencial realizar testes de carga para garantir que ela suporte as condições para as quais foi projetada. 

Isso pode envolver a aplicação de pesos ou pressões controladas para verificar a resistência e estabilidade da estrutura.

Crie projetos de alta resistência com as estruturas metálicas comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo o seu orçamento! 

Em nossa plataforma, você também tem acesso a um resumo com as principais informações sobre o produto. Basta rolar até o final da página para conferir. 


Ver maisVer menos

Estrutura metálica

A estrutura metálica é utilizada principalmente em construções de grande porte, como residências, edifícios, galpões industriais e pontes.

No entanto, nada impede de também utilizar peças em tamanho reduzido como suporte para a tenda articulável, bem como para vários outros projetos construtivos. 

Essa versatilidade de usos deve-se às propriedades dos materiais de fabricação, que proporcionam alta resistência mecânica e longa durabilidade. 

Ficou interessado? Faça um orçamento no Soluções Industriais e aproveite as vantagens da nossa plataforma B2B!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação