Buscas relacionadas:

Fibra De Polipropileno

A fibra de polipropileno é uma ótima opção para construir paredes, pisos, lajes e outras superfícies mais resistentes contra impactos e fissuras. Por isso, é comum que empresas da construção civil utilizem essa fibra estrutural para melhorar as propriedades de concretos e argamassas. Conheça melhor suas vantagens e características nos tópicos abaixo! 

  • O que é e para que serve a fibra de polipropileno?
  • Principais aplicações da fibra de polipropileno
  • Quais os benefícios de uso da fibra de polipropileno?

O que é e para que serve a fibra de polipropileno?

A fibra de polipropileno (PP) é amplamente utilizada por profissionais da construção civil em diversas superfícies.

Sua função é reforçar as propriedades físicas de materiais como argamassa e concreto, evitando o surgimento de fissuras ao longo do tempo. 

Na prática, a fibra polipropileno torna qualquer estrutura mais resistente a fortes impactos, trações e temperaturas adversas.

Para cumprir seu papel com eficácia, esse tipo de fibra deve ser fabricado a partir dos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Os fabricantes obtêm a fibra de polipropileno por meio de matérias-primas poliméricas bastante específicas.

Esses agentes são transformados em multifilamentos e passam por diferentes etapas na linha de produção. 

A primeira é conhecida como “polimerização” e acontece com a ligação entre diferentes moléculas de polipropileno até formar grandes conjuntos. 

Em seguida, o conteúdo é submetido à extrusão, procedimento que efetivamente o transforma em filamentos.

Na máquina extrusora, o polipropileno é forçado por meio de pequenos orifícios que dão origem aos fios.

O próximo passo é resfriar o polipropileno, seja com jatos de ar frio ou imersão em água. Isso faz com que os filamentos solidifiquem-se e adquiram o status de “fibra”.

Alguns produtores de fibra polipropileno ainda realizam etapas adicionais, como alongamento, corte e acabamentos personalizados, a depender dos pedidos de cada comprador.

Vale ressaltar que, além da fibra em questão, existem outros materiais muito importantes na construção civil, como o feltro agulhado, que é um excelente isolante. 

Principais aplicações da fibra de polipropileno

A fibra de polipropileno utilizada na construção civil para reforçar estruturas é classificada como “macrofibra”.

É importante ter essa informação em mente no momento de adquirir o material, já que também existem as “microfibras”, usadas para aprimorar a retração plástica do concreto, um processo conhecido como “cura”. 

Resumidamente, a fibra de polipropileno é aplicada a pisos industriais, pavimentação de vias, paredes, lajes e túneis.

Nos pisos industriais, a fibra polipropileno ajuda a suportar o peso de grandes cargas e veículos, como maquinários e empilhadeiras.

Já nas ruas, avenidas e estradas, o elemento cumpre uma função parecida à que desempenha em paredes e lajes de residências, ou seja, evita fissuras. 

Sua aplicação minimiza consideravelmente as chances de prejuízos financeiros causados pelo alto tráfego de veículos, seja a gestões públicas ou empresas privadas que administram as vias.

Para concluir, os túneis ficam mais protegidos contra a pressão vinda do solo quando contam com o reforço da fibra polipropileno.

Quais os benefícios de uso da fibra de polipropileno?

Um dos principais benefícios proporcionados pela fibra de polipropileno é eliminar a necessidade de aplicar armaduras convencionais nas construções. 

Além disso, o material destaca-se pelas seguintes características e vantagens: 

  • Leveza: A fibra de polipropileno é muito leve, algo que beneficia tanto os profissionais da construção civil quanto fabricantes e revendedores que a transportam;
  • Durabilidade: Os resultados duradouros da fibra polipropileno costumam surpreender até os engenheiros e pedreiros mais experientes. Desde que conservadas adequadamente, as superfícies não precisarão ser reforçadas por muitos anos;
  • Fácil aplicação: Inserir a fibra de polipropileno no concreto ou argamassa é uma tarefa bastante simples, o que agiliza o andamento das obras;
  • Custo-benefício: Diante das vantagens oferecidas, é possível afirmar que a fibra polipropileno possui um dos melhores custos-benefício do mercado. O preço do material certamente não será um empecilho para realizar qualquer reforma, ampliação ou construção. 
Todo comprador precisa saber que as vantagens da fibra de polipropileno só são garantidas quando o material é trabalhado com o devido conhecimento técnico e seguindo à risca as instruções do fabricante.

Normalmente, os especialistas recomendam colocar 600 gramas de fibra a cada metro cúbico de argamassa, não ultrapassando o peso de 8 quilogramas. 

Quer mais informações sobre as fibras de polipropileno e como aplicá-las? Solicite um orçamento do produto no Soluções Industriais e converse diretamente com especialistas!

Você também pode conferir mais detalhes sobre a fibra de polipropileno no conteúdo liberado no final da página!
Ver maisVer menos

Fibra De Polipropileno

A fibra de polipropileno é aplicada em obras residenciais, industriais, comerciais e em vias públicas, a fim de reforçar diferentes estruturas. 

O material é capaz de aumentar a resistência de paredes, lajes, pisos e outras superfícies contra fortes impactos, trações e intensas variações de temperatura. 

Na prática, é possível afirmar que a fibra polipropileno desempenha um papel tão importante na construção civil quanto o feltro agulhado.

Agora que você já sabe tudo sobre a fibra de polipropileno, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!



Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação