Buscas relacionadas:

Tanque De Fibra De Vidro

O tanque de fibra de vidro é utilizado em diferentes segmentos para armazenar uma grande quantidade de água e outros líquidos, incluindo produtos químicos agressivos. O item é encontrado em diferentes capacidades, de 500 a 300 mil litros, a fim de atender a todas as demandas. Conheça melhor suas vantagens, aplicações e modelos nos tópicos listados abaixo!

  • Para que serve o tanque de fibra de vidro?
  • Por que utilizar tanques de fibra de vidro?
  • Aplicações do tanque de fibra de vidro
  • Modelos de tanque de fibra de vidro
  • Como é feita a limpeza do tanque de fibra de vidro?
  • O que é e quais as características do PRFV?

Para que serve o tanque de fibra de vidro?

O tanque de fibra de vidro é um recipiente de grande porte usado em diversas aplicações industriais, comerciais e até residenciais.

Sua estrutura é composta por poliéster de alto padrão reforçado com fibra de vidro, o que garante alta resistência contra corrosão.  

Por conta disso, os tanques de fibra são amplamente utilizados para armazenar produtos químicos, como ácidos, alcalinos e solventes.

No entanto, também é possível empregar esses itens para acumular grandes quantidades de água potável, de processamento ou de reuso.

Por que utilizar tanques de fibra de vidro?

Além dos benefícios mencionados no último tópico, há outros fatores sobre o tanque em fibra de vidro que merecem destaque.

Por exemplo, esses itens são encontrados com diferentes capacidades no mercado, quando se trata de um tanque fibra de vidro, a fim de atender até mesmo as maiores demandas. 

Para se ter uma ideia, é possível adquirir tanques de fibra que armazenam mais de 300 mil litros de fluidos. 

No entanto, é importante ter em mente que o tanque de fibra de vidro preço varia conforme seu tamanho.

Antes de fechar negócio, sempre vale a pena pesquisar entre vários fornecedores de confiança, a fim de garantir o melhor custo-benefício no investimento em seu tanques de fibra.   

Outro ponto relevante sobre os tanques de fibra é a leveza que esses recipientes apresentam. Isso significa que o processo de montagem é prático e rápido, assim como seu transporte.  

É válido ressaltar também que a fibra de vidro revestimento fornece ótimo isolamento térmico. Portanto, esses reservatórios evitam perdas excessivas de calor ou ar frio, sendo uma excelente opção para armazenar produtos sensíveis a variações bruscas de temperatura.

Como resiste à corrosão, um tanque de fibra de vidro também é vantajoso quando se leva em conta a durabilidade. 

O recipiente não requer pintura ou outros tipos de manutenção ou reparos frequentemente, o que possibilita a aplicação de recursos financeiros em outras atividades essenciais para o setor em que se encontram. 

Por fim, a fibra de vidro é um material ecológico, que pode ser reciclado e, assim, reduzir o acúmulo de lixo no meio ambiente.

A versatilidade da fibra de vidro permite que o material seja reutilizado para fabricar telhas, calhas, capacetes, barcos, carrocerias, pias, próteses dentárias, enfeites de natal, brinquedos e muitos outros itens nos mais diversos segmentos.   

Aplicações do tanque de fibra de vidro

Existem diversas situações em que é possível utilizar um tanque de fibra de vidro para acumular água ou diversos outros produtos químicos. 

Por exemplo, estações de tratamento de água e efluentes captam os líquidos de fontes, como rios e lagos, e eliminam qualquer contaminação antes de repassá-los às distribuidoras ou despejá-los de volta na natureza.

Já as indústrias alimentícias e farmacêuticas aproveitam a capacidade de isolamento térmico dos tanques de fibra para armazenar óleos vegetais, lácteos, sucos e outros líquidos que vão direto para o consumidor final ou são matérias-primas na composição de outros produtos.

Sem a temperatura adequada garantida pelo recipiente do tanque fibra de vidro, os alimentos ou medicamentos poderiam estragar rapidamente, trazendo prejuízos financeiros ou graves riscos à saúde. 

Os postos de combustível são outros locais onde os tanques de fibra estão presentes, uma vez que são capazes de preservar as propriedades químicas da gasolina, etanol e diesel.  

Até mesmo a fabricação de papel conta com o auxílio do tanque fibra de vidro, já que o material depende de fluidos químicos para chegar ao seu formato final.

O mesmo vale para mineradoras e metalúrgicas, que precisam guardar líquidos utilizados no tratamento de seus minérios e metais.

Já nas usinas de açúcar, o tanque de fibra de vidro costuma armazenar o melaço, um subproduto viscoso obtido a partir do processo de centrifugação. 

As companhias elétricas, empresas de engenharia e os fabricantes de navios e aviões também possuem tanques de fibra em suas dependências para armazenar diferentes produtos. 

Outro uso comum é em áreas agrícolas, onde o recipiente é utilizado para estocar água de irrigação com segurança. 

Por fim, é normal encontrar tanques de fibra em áreas residenciais e comerciais. Nesses locais, ele pode ser utilizado como um simples reservatório de água. 

Modelos de tanque de fibra de vidro

Um tanque de fibra de vidro costuma ser classificado conforme o segmento ao qual se destina.

No mercado, é possível encontrar tanques de fibra para posto de gasolina, para estações de tratamento de água, para indústrias alimentícias, entre outros.

Também é possível dividir os tanques conforme suas capacidades em litros e pressão, já que existe uma grande variação desses aspectos. 

Outras maneiras de selecioná-los é considerando sua disposição, que pode ser vertical ou horizontal. Essa escolha deverá considerar o espaço disponível para a instalação, bem como as características do fluido que será armazenado. 

Além dessas características, esse reservatório pode ser escolhido de acordo com seu formato. Nessa divisão, é possível encontrar opções retangulares, cônicas, esféricas, entre outras. 

Independentemente do modelo escolhido, é importante saber que a fabricação de tanque de fibra de vidro precisa seguir rigorosos padrões de segurança.

Isso significa que é imprescindível adquirir o material junto a um fornecedor ou fábrica de tanque de fibra de vidro responsável, além de verificar se o item recebeu certificados de qualidade, como o ISO 9001.  

Armazene água, alimentos, efluentes ou produtos químicos com total segurança! Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais e entre em contato com os melhores vendedores de tanques do mercado! 

Você também pode descobrir detalhes sobre como é feita a limpeza desse reservatório, bem como detalhes sobre o que é PRFV. Basta rolar até o final da página para conferir um conteúdo exclusivo sobre os assuntos! 


Ver maisVer menos

Tanque De Fibra De Vidro

Como é feita a limpeza do tanque de fibra de vidro?

A limpeza do tanque de fibra de vidro é bastante simplificada em relação a recipientes fabricados com alguns outros materiais. 

A superfície lisa do material de fabricação minimiza o acúmulo de resíduos, algo comum em estruturas porosas, por exemplo.

Com relação ao processo em si, os primeiros passos são esvaziar o reservatório, desconectar eventuais fontes de energia conectadas ao item e remover quaisquer resíduos sólidos ou detritos que possam estar presentes no interior.

Em seguida, é necessário realizar uma lavagem simples para remover sujeira solta e poeira. Esse processo pode ser feito com um balde, mangueira ou equipamento de jateamento. 

Caso a estrutura continue suja, é possível utilizar um detergente suave ou sabão neutro em um pano macio para limpá-la corretamente. Normalmente, os fabricantes dos tanques desaconselham o uso de produtos químicos agressivos.

O processo é concluído com a secagem completa do tanque de fibra de vidro, o que também é indispensável para evitar que sobrem elementos contaminantes após a lavagem.

Ainda vale dedicar uma atenção especial à higienização dos equipamentos que estão sempre em contato com os tanques de fibra, como a boia de nível e a escada marinheiro.

A boa conservação do hidrômetro digital e do registro gaveta também são essenciais para garantir um fluxo eficaz e seguro da água ou produto armazenado em um tanque de fibra de vidro. 

O que é e quais as características do PRFV?

PRFV é a sigla para “poliéster reforçado com fibra de vidro”, o material de fabricação dos tanques de fibra. 

Essa matéria-prima é conhecida por sua alta resistência mecânica e química, além de ser leve e durável, pois não enferruja.

As fibras de vidro, geralmente na forma de tecido, esteira ou filamentos, são incorporadas à matriz do poliéster durante o processo de fabricação.

Essas fibras fornecem a força estrutural característica do PRFV, enquanto o poliéster atua como um agente de ligação e proteção contra agentes corrosivos.

Devido às suas propriedades, o PRFV é amplamente utilizado em diversas indústrias, como construção civil, transporte, energia, náutica, esportes e lazer. 

Além dos tanques de armazenamento de líquidos, o material é empregado na produção de tubulações, barcos, piscinas, peças automotivas, painéis de fachada, entre muitos outros.  

O PRFV também é uma ótima opção para a fabricação de ferramentas utilizadas por eletricistas, já que não conduz energia elétrica e, assim, evita riscos de choques. 

Ficou interessado no tanque de fibra de vidro e quer comparar preços do produto com praticidade e segurança? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação