Buscas relacionadas:

Bobinas plásticas

As bobinas plásticas são geralmente feitas de polietileno de alta ou baixa densidade (PEAD e PEBD) ou polipropileno (PP). Esse tipo de carretel é encontrado em diferentes tipos, cores, dimensões e espessuras, a fim de adequar-se às indústrias alimentícias, têxteis, metalúrgicas, entre outras. Conheça melhor seus modelos e vantagens nos tópicos abaixo!

  • O que são e para que servem as bobinas plásticas?
  • Modelos de bobinas plásticas 
  • Vantagens das bobinas plásticas
  • Cuidados básicos com as bobinas plásticas
  • O que considerar antes de comprar bobinas plásticas?
  • Personalização das bobinas plásticas
  • O que são e para que servem as bobinas plásticas?
Bobinas plásticas bobina de polietileno bobina plástico filme

As bobinas plásticas são rolos normalmente confeccionados em PEAD (polietileno de alta densidade), PEBD (polietileno de baixa densidade), PEBDL (polietileno linear de baixa densidade) ou PP (polipropileno). 

O produto é amplamente utilizado para embalar e proteger os mais diferentes itens durante o transporte e armazenamento, como frutas, legumes, vegetais, doces, grãos, roupas, papéis, peças, clipes, canetas, entre outros. 

Por isso, é comum encontrar a bobina de polietileno ou polipropileno em estabelecimentos industriais, comerciais e empresariais, como fábricas alimentícias, automotivas e têxteis, restaurantes, hortifrútis, supermercados e até escritórios.

No entanto, é um erro associar seu uso apenas a locais como estes. Até mesmo pessoas físicas podem adquirir as bobinas plásticas em menores quantidades, a fim de conservar a integridade de objetos e alimentos em suas residências. 
Modelos de bobinas plásticas 

Existem diversos modelos de bobinas plásticas disponíveis no mercado. Os principais estão destacados na listagem a seguir: 

  • Tubular: Ideal para aquisição em larga escala, a bobina tubular costuma atuar em empacotamentos automáticos de diferentes produtos, desde alimentos até peças produzidas em indústrias;
  • Folha simples: As bobinas plásticas de folha simples são muito usadas em padarias, principalmente para embalar frios e pães; 
  • Folha dupla: Reforçada por uma folha extra em relação ao tipo anterior, a bobina de folha dupla é indicada para máquinas embaladoras automatizadas, especialmente quando se trata de proteger alimentos; 
  • Bobina infestada: O filme plástico infestado caracteriza-se por apresentar uma abertura ampla mesmo quando ainda está fixado à bobina, o que facilita a embalagem de produtos; 
  • Bobina microfurada: Os microfuros desta bobina provocam a redução do tamanho da embalagem sempre que necessário, a fim de que ocupe menos espaço durante a armazenagem de objetos;
  • Bobina shrink: Este modelo é conhecido por sua elasticidade e eficácia para embalar engradados de bebidas. Vale ressaltar que o plástico shrink encolhe quando exposto a altas temperaturas; 
  • Bobina plástica picotada: Muito comum no setor de hortifrúti de supermercados, esta bobina de plástico transparente possui picotes laterais para facilitar a separação dos sacos;
  • Bobina de plástico canela: Com tonalidade amarronzada, este produto é uma embalagem plástica reciclada altamente resistente e transparente, apesar da cor escura. 

Também é possível classificar as bobinas plásticas com base nas funções às quais são destinadas. 

A bobina de plástico bolha, por exemplo, é perfeita para proteger móveis e eletrodomésticos em mudanças. 

Já a bobina plástico filme é bastante utilizada para conservar frutos e verduras por mais tempo.

Por último, a bobina de saco de lixo, geralmente comercializada como um rolo de plástico preto ou azul, é muito útil no descarte de resíduos.  

É importante ressaltar que as aplicações das bobinas plásticas são cuidadosamente pensadas por seus respectivos fabricantes.

Usar uma bobina de saco plástico de maneira incorreta ou para uma atribuição diferente da recomendada coloca em risco não apenas a estrutura do material, como todo o conteúdo protegido. 

Dessa forma, é indispensável ler as instruções presentes na embalagem das bobinas plásticas e, em caso de dúvidas, consultar o fabricante antes de utilizá-las.

Vantagens das bobinas plásticas

Além de uma grande versatilidade, a bobina de saco plástico apresenta muitas outras vantagens, como sua alta resistência a fortes impactos, tentativas de rasgos e demais rupturas.  

Os plásticos também contam com uma selagem melhor do que a grande maioria dos outros materiais, algo essencial para proteger alimentos e fazê-los durar por mais tempo.

As bobinas plásticas ainda suportam a ação de raios ultravioleta e várias substâncias químicas, inclusive gases, além de serem um material impermeável, ou seja, a umidade não se torna um problema para quem protege seus itens com elas. 

Variações de temperatura entre um ambiente e outro também não são obstáculos para as bobinas plásticas, já que estas oferecem uma excelente estabilidade térmica em seu interior. 

Com relação ao aspecto econômico, uma bobina de saco plástico é a solução para quem deseja uma mercadoria de alto rendimento com um preço acessível.

Além disso, o plástico em formato de bobina é geralmente mais barato quando comparado ao valor da mesma quantidade comprada separadamente.

Ainda é preciso destacar a leveza das bobinas plásticas, o que facilita seu transporte e não acrescenta um peso extra indesejado às embalagens. 

Assim, independentemente se forem bobinas para sacolas plásticas, bobinas para saco de lixo ou as bobinas tradicionais de saquinhos, elas serão sempre uma opção prática e eficiente para embalar e proteger os produtos.

Outra vantagem da bobina de saco plástico é sua atoxicidade, que a torna amigável ao meio ambiente, desde que seja descartada adequadamente. 

Muitos plásticos também são recicláveis, além de serem biodegradáveis, o que contribui para a diminuição do volume de lixo nas cidades.

Cuidados básicos com as bobinas plásticas 

Assim como qualquer produto, as bobinas plásticas também exigem alguns cuidados básicos, como: 

  • Armazenamento adequado: Mantenha a bobina de plástico em local seco, longe de fontes de calor e da luz solar direta. Além disso, não é recomendável empilhar muitos rolos; 
  • Manuseio cuidadoso: Ao manusear as bobinas plásticas, evite rasgar, cortar ou perfurar o material, uma vez que isso pode comprometer sua funcionalidade e proteção; 
  • Proteção contra sujeira e poeira: Mantenha a bobina de saco plástico em embalagens fechadas ou cubra-a com uma capa protetora quando não estiverem sendo usadas, a fim de protegê-la do acúmulo de sujeira, poeira e outros contaminantes;
  • Limpeza regular: Se necessário, limpe as bobinas plásticas com um pano macio e um detergente suave. Evite o uso de produtos químicos agressivos, pois eles podem danificar o material. 

Ao seguir essas dicas simples, qualquer bobina de saco plástico terá uma longa vida útil e estará pronta para cumprir sua função com eficácia!

No entanto, é válido lembrar que essas são apenas diretrizes gerais. Portanto, é sempre recomendado seguir as instruções específicas fornecidas pelo fabricante para identificar cuidados específicos.

Está procurando por bobinas plásticas de alta qualidade? O Soluções Industriais está aqui para te ajudar! 

Referência no comércio B2B, nossa plataforma reúne os melhores fabricantes e fornecedores do segmento para você conhecer catálogos, comparar preços e tirar dúvidas com especialistas! 

Solicite um orçamento sem compromisso e aproveite a segurança e praticidade que apenas o Soluções Industriais é capaz de oferecer!

E se quiser saber o que considerar antes de comprar bobinas plásticas e detalhes sobre o processo de personalização dessas embalagens, nossa plataforma também é o seu lugar! No final da página, você encontrará um conteúdo original sobre esses temas. Confira! 

Ver maisVer menos

Bobinas plásticas

O que considerar antes de comprar bobinas plásticas?

Alguns fatores-chave ajudam a realizar uma compra assertiva de bobinas plásticas. Por exemplo, é interessante levar em conta a aplicação à qual a bobina de saco plástico será submetida.

Cada uso pode ter requisitos específicos em termos de material, resistência química e à umidade, entre outras propriedades.

Os tipos de plástico também diferem em critérios como durabilidade, resistência e transparência, sendo mais ou menos adequados para determinadas funções.

Outro ponto a ser considerado é a espessura das bobinas plásticas. Quando se necessita proteger ferramentas pesadas ou afiadas, recomenda-se optar por um plástico mais grosso e, portanto, que apresenta maior resistência contra perfurações.

Já a largura e o comprimento da bobina, além de estarem relacionados ao tamanho do material a ser embalado, também fazem a diferença no momento de calcular o custo-benefício da compra. 

Também é importante analisar a cor do plástico, especialmente quando for usado para o transporte de mercadorias muito valiosas. 

Nesses casos, é recomendado obter bobinas plásticas mais escuras, que não permitam a visualização do conteúdo interno. 

A produção da bobina de saco plástico requer o cumprimento de rigorosos padrões e regulamentações, independentemente de suas aplicações. 

Assim, a aquisição do material deve ser feita junto a fabricantes e fornecedores certificados, capazes de esclarecer qualquer eventual dúvida sobre sua procedência e funcionalidades. 

Personalização das bobinas plásticas

Assim como a bobina de aço e a bobina de papel, o rolo de plástico também pode ser personalizado para atender necessidades específicas, como reforçar a divulgação do nome e logotipo de uma empresa ou marca.

Além dos elementos de comunicação visual, é comum imprimir códigos de barras diretamente nos sacos plásticos da bobina, a fim de revender esses itens individualmente.

Para isso, as bobinas plásticas personalizadas são impressas a partir de processos de flexografia ou rotogravura. 

A flexografia é uma técnica de impressão em alto-relevo, que usa uma tinta de secagem rápida deslocada diretamente para o substrato a ser impresso. A área ao redor do relevo não passa pela impressora e, por isso, fica mais baixa.

Isso faz com que a imagem ou informações impressas se destaquem na superfície da embalagem plástica.

Por outro lado, a rotogravura é um procedimento de baixo-relevo, no qual a fonte da tinta consiste em um cilindro cromado de cobre.

Esse tipo de impressão acontece por meio de ações eletromecânicas com toques de diamantes industriais e é indicada para trabalhos com grandes quantidades de plástico.

A rotogravura permite imprimir até nove cores nas bobinas plásticas, enquanto com a flexografia é possível a gravação de até oito cores. 

Ainda existe a possibilidade de laminar os plásticos com ou sem um produto solvente, em conjunto com a impressão.

É importante citar que as dimensões das bobinas plásticas também podem ser personalizadas de acordo com os desejos dos clientes. 

Assim, é possível adquirir a bobina de sacola plástica, saquinho de produtos ou até saco de lixo com o tamanho e as cores compatíveis com as suas aplicações. 

Agora que você já sabe tudo sobre bobinas plásticas, que tal garantir o melhor custo-benefício na sua compra?

Solicite já um orçamento gratuito no Soluções Industriais para comparar preços com praticidade e segurança, além de tirar dúvidas com especialistas. 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação